TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Ornamentais

Casos: Rochas Ornamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 5

• Pisicologia Organizacional e do Trabalho

O SEBRAE trouxe um grande incentivo aos empresários que passavam por um momento de estresse em meio a globalização e a busca pelo destaque na competitividade.Fazendo com que a participação dos colaboradores passasse a ser fundamental no planejamento estratégico.Dando espaço ao capital intelectual dentro das organizações afim de desenvolverem seus conhecimentos sob uma visão referente ao trabalho em equipe.

Trilhando esse caminho eles entraram em contato com a inovação e o compartilhamento do conhecimento , pois criou-se um espírito motivacional dentro das organizações.Um novo sistema de gestão foi implantado e somado ao empirismo do grupo de empresários resultou em uma maior capacidade de criar soluções inovadoras e na melhoria da produtividade lidando assim com essa situação de setresse.

Estamos entrando em um tipo de sociedade diferente,onde o capital intelectual tornou-se o fator mais importante no ambiente competitivo das organizações(TEIXEIRA FILHO,2000).É aí que entra a Gestão do Conhecimento(GC),que passa essencialmente pelo compartilhamento dos conhecimentos individuais para a formação do conhecimento organizacional.Se as pessoas começam a compartilhar idéias a respeito de assuntos que consideram importantes esse mesmo compartilhamento de idéias cria uma cultura de aprendizado, transformando o conhecimento no principal ativo da organização.Foi o que aconteceu com uma das empresas do gupo dos 21 que apartir da atenta observação e pequenas alterações poderia melhorar significativamente a padronização do produto final e partindo desse ponto o conhecimento foi compartilhado ao restante do grupo de empresários do ramo de pedras ornamentais.

Numa tentativa de mensurar e, consequentimente, mostrar o valor desse ativo intangível a organização, para que seja dada mais importância ao conhecimento.Serafim Filho (1999)relatou que “a quantidade de conhecimento de uma organização é a diferença entre seu valor de mercado e seu valor patrimonial.

• Gestão de Pessoas

Que ferramentas o grupo de empresários iria usar para alcançar o resultado esperado? Era chegada a hora em que as pessoas desempenhariam o papel de gestoras dos resultados organizacionais.Os gestores se voltaram para o planejamento,a organização de tarefas,além de dirigir e controlar os recursos humanos.Através dessa nova visão dos gestores com foco na estrutura interna da organização eles se adequaram as exigências do mercado com qualidade e atendimento eficiente ao consumidor.

A mudança na gestão dos empresários foi feita de fora para dentro pelo avanço tecnológico que a empresa Âncora já conhecia e pela competição acirrada na área em que atuavam,destacando assim a importância do processo de desenvolvimento.

Para Rocha & Salles (2005), as mudanças aceleradas que estão ocorrendo no mundo têm exigido das organizações respostas rápidas aos desafios.

A necessidade dos líderes do passado desenvolverem novas habilidades e atitudes com relação ao direcionamento de sua equipe de trabalho é fundamental para a condição das pessoas,que hoje espera uma nova postura de seus chefes.

Para superar as dificuldades futuras é preciso que a gestão de pessoas passe a ser a chave para o sucesso organizacional, a transformação de pessoas de mera mão-de-obra para fornecedoras do conhecimento é a mais nova estrutura organizacional na qual se previlegiam o capital intelectual que somente as pessoas podem proporcionar.

• Comunicação,Clima e Cultura Organizacional

O processo comunicativo foi primordial na articulação do grupo com relação ao mercado externo.A falta da comunicação levou-os ao isolamento empresarial,percepção do concorrente como inimigo,ausência de visão coletiva e de estratégias comuns.Essa realidade foi modificada apartir das informações repassadas a todas as empresas sobre a solução alcançada por um dos empresários na padronização e quantidade exigida pelo mercado internacional,possibilitando o senso comum na produção das pedras.

Embora as empresas enfrentassem problemas com a produção e comercialização das pedras,por outro lado elas desenvolveram e compartilharam idéias.Alencar(1996) descreve que o perfil de uma organização criativa,ressalta várias de suas características: valorização de idéias renovadoras,administração voltada para o futuro,estrutura organizacional marcada por autonomia e flexibilidade.

Analizando o lado cultural, as mudanças influênciaram no comportamento dos empresários,visto que eles atuavam no mercado de forma passiva,sem controle de custos,não cumpriam normas e especificações de produto.Por esse motivo,a mudança exigiu cuidado,pois o objetivo da consultoria não era mudar as pessoas,mas as restrições organizacionais que operavam sobre elas.

Para quebrar essa barreira cultural o SEBRAE interviu de forma a discutir caminhos e alternativas de superação dos obstáculos e desafios colocados para o conjunto de empresas do setor de pedras ornamentais.Para que os empresários pudessem obter o conhecimento necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com