TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de preparação para negociações salariais

Projeto de pesquisa: Roteiro de preparação para negociações salariais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR

Avenida João Batista de Souza Soares, 4121 - Colônia Paraíso - São José dos Campos – SP

CEP: 12236-660

www.unianhanguera.edu.br

ATPS de Técnicas de Negociação

Roteiro de preparação para negociações salariais

Disciplina: Técnicas de negociação

Tutor EAD. Marcio Ferreira

Fernando silva 423374

Ricardo Oliveira de Sousa 424589

Ana Rita Andrade 433487

Amanda farias 443300

Alisandra de Oliveira Coelho 435576

Juazeiro do Norte-CE, 15 de Abril de 2013

Introdução

Negociar é algo que parece ser um dom que todos nós nascemos, desde criança já sabemos usar técnicas de persuasão, de ganha-ganha e muitas outras formas que usamos para conseguir algo em troca daquilo que nos é pedido ou mandado por nossos pais ou terceiros, por exemplo: quando a mãe pedi para a criança colocar o lixo lá fora da casa, geralmente ela só faz quando a mãe promete algo em troca. Ou seja, há nesse momento uma negociação de interesses entre a mãe e o filho.

Sabemos que para cada tipo de negociação exige certa preparação do negociador e um certo nível de conhecimento de múltiplas teorias de negociação que existe, e que tais teorias devem ser muito bem exploradas para se negociar no mundo de hoje, pois a revolução do conhecimento faz com que as pessoas tenham mais argumentos exigindo uma boa preparação do negociador para obter sucesso.

Enquanto muitos consideram a negociação como algo que ocorre somente entre um comprador e um vendedor, ou entre um sindicato e a gerência de uma empresa em suas várias formas, a negociação é usada todos os dias para resolver diferenças e para distribuir recursos. Ela ocorre entre todos os tipos de pessoas – amigos, marido e mulher, crianças, vizinhos, estranhos, entidades empresariais e até mesmo entre nações.

Negociar exige habilidades, conhecimento e atitude para que tenha uma relação de harmonia entre as partes, mesmo tendo muitas vezes um confrontamento de opiniões e interesses, mas não deve faltar a ética e o profissionalismo.

Desenvolvimento

“Negociação é um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades”

Esse conceito de negociação é coerente, se levando em consideração que para as empresas que perceberam que o tipo de negociação ganha-perde teria pouca condição de se manter á médio prazo já que a parte que perde dificilmente negociaria de novo com a outra parte envolvida.

Além de ganhar é preciso manter um relacionamento duradouro entre as duas partes com o tipo de negociação ganha-ganha, onde ninguém sai prejudicado, sendo assim haverá a possibilidade de futuras negociações entre as mesmas duas partes.

A negociação nunca é fácil e, para que a negociação seja bem sucedida existem algumas condições que precisam ser atendidas para uma comunicação efetiva:

• Escutar atentamente e registrar tudo o que foi dito.

• Falar para ser entendido (não somente aquilo que pensa, mas certificar-se de que se está fazendo compreender).

• Fale sobre você mesmo e não sobre o outro

• Fale sobre objetivo

Estamos vivendo em uma época de globalização onde as tecnologias da informação estão cada vez mais acessíveis à maioria da população, por isso se tornou um grande benefício para as empresas que o façam eficientemente.

Segundo Martinelli e Ghisi (2012), a comunicação pode ser definida como “a troca de informação, compreendida e compartilhada entre duas ou mais pessoas e que tem por objetivo natural influenciar o comportamento”. Trata-se de algo complexo, que precisa ser orientado para que não caminhe para o mal-entendido e resultados insatisfatórios. Ainda segundo os autores, se a comunicação é deficiente, “o sentimento de incomodo e incompreensão são imediatos”.

Se uma comunicação adequada tende a eliminar os mal-entendidos e a influenciar o comportamento das partes, imagine o que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com