TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de preparação para negociações salariais

Tese: Roteiro de preparação para negociações salariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  2.395 Palavras (10 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 10

Técnicas de Negociação

Orientador: Juliana Marinelli Uchida

Brasilia, 22 de Abril de 2013

Roteiro de preparação para negociações salariais

Uma negociação salarial é sempre um momento de tensão para qualquer profissional, exige preparo e principalmente firmeza na sua solicitação, por isso é necessário acredita que merece o aumento. A melhor forma de negociar o salário é ter uma conversa franca e objetiva apresentando argumentos que conversam o chefe que o mesmo é um fator essencial, então é importante não ter vergonha de expor nossas qualidades e dizer o que realmente precisamos para continuar nos esforçando dentro da organização. É importante não encarar o processo de negociação salarial como uma luta entre oposições, temos que possuir o objetivo de quebrar barreiras lembrando sempre que ambos os lados estão cumprindo seus papéis.

Para alcançar os objetivos, devemos ser firmes na negociação, manter nossa proposta em mente para atingir um acordo satisfatório para ambas as partes, devemos controlar a ansiedade, procurar ouvir e entender o ponto de vista da empresa, evitar comportamentos rígidos, criar soluções para que ambos possam decidir uma proposta vantajosa, deixar claro seus interesses. Mesmo seguindo esses passos a resposta poderá ser negativa, mas devemos oferecer o melhor de nós independente de nossa profissão.

Diante de uma negociação salarial devemos estar preparados para todo tipo de resposta, por isso é importante ir munido de argumentos. Se você é um profissional que se empenha no que faz a probabilidade de receber uma resposta positiva ainda é bem maior mas se receber um não deverá ser equilibrado e manter a calma pois é importante saber lidar com respostas negativas e mais importante ainda é não desistir no primeiro não, assim poderá ter novas oportunidades de mostrar o porquê merece o aumento salarial.

Fale sobre suas qualidades, interesse em crescer junto a empresa, sobre seus projetos de vida dentro e fora da organização, mostre interesse no que faz, leve relatórios, gráficos, tabelas ou rankings que mostre e comprove sua evolução dentro da organização.

Fale da motivação com o aumento salarial, não que você já não faça bem, mas que isso seja um empurrão para que você melhore mais ainda e que os outros colaboradores poderiam se sentir motivados sabendo que é possível receber um pouco mais quando se faz um trabalho bem feito. Seja um negociador profissional e ambicioso na medida certa, não queira demais, impressione seu superior, deixe ele numa situação a vontade que se interesse no que você tem a falar.

Assim usando todas as suas habilidades seu superior pode até dizer um não mas com toda certeza olhará você com outros olhos e futuramente esse não pode virar um sim. Saia dessa conversa tendo a certeza que usou de todos os seus conhecimentos para receber uma resposta positiva e continue exercendo sua função da melhor forma possível que assim novas oportunidade surgirão ou você mesmo as criará.

Diferentes definições de Negociação

Negociação é um processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências, e antagonismo de interesses, ideias e posições.

(Wanderley, 1998:21).

Negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias proposta ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes tenham a oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.

(Junqueira, 1995:12).

Miranda define o conceito de negociação como uma condição inata de sobrevivência do ser humano. Ele diz que o negócio, é um processo social básico, utilizado para resolver conflitos toda vez que não existem regras, tradições, formulas, métodos racionais, ou poder de uma autoridade superior.Um ponto interessante da visão de Miranda é que, ele ressalta como um bom negociador precisa agir e se comportar diante de clientes que possuam quatro característica, que são elas:

* Sociável: precisa de criatividade e entusiasmo.

* Atável: preferência a sensibilidade e calor do discurso.

* Obstinado: exige atitudes objetivas e convincentes.

* Metódico: prefere perfeccionismo e planejamento.

Conceito de Negociação

Neste trabalho vamos abordar alguns conceitos básicos de negociação. As negociações não são apenas feitas por vendedores e compradores ou por grandes empresários, mas são feitas por nós mesmos no cotidiano da vida. Como exemplo disso temos: conseguir emprego, obter promoção, casar-se, obter o divórcio, comprar ou vender propriedades, alugar imóveis, participar de algum investimento, fazer acordos, encontrar harmonia entre diferentes departamentos de uma empresa, etc.

No entanto, a maioria de nós não é constituída por negociar muito bem, pelo menos julgando-se em função dos sentimentos negativos que muitas pessoas têm sobre suas aptidões para fazer negócios.

Negociar é um desafio excitante. Essa habilidade deve ser uma das ferramentas mais afiadas e eficazes de seu arsenal. Negociar significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses. Contudo, o que mais importa não é o “sim”, ou seja, não fazer qualquer tipo de acordo, mas o que for melhor para você.

Negociação é um processo utilizado para alcançar o intercâmbio de valor capaz de satisfazer os interesses de todas as partes envolvidas.

"Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão”. (Cohen, 1980)

Tipos de Negociação

Existem três tipos básicos de negociação: distributivas, integrativas e criativas.

As negociações distributivas envolvem apenas uma questão, normalmente relacionada a valores. Como exemplo de sua aplicação pode-se citar a compra ou venda de um carro, em que a única questão a ser negociada é o valor do automóvel. Normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com