TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro preparatório para negociações salariais

Pesquisas Acadêmicas: Roteiro preparatório para negociações salariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 10

TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

SUMÁRIO

ROTEIRO DE PREPARACAO PARA NEGOCIACOES SALARIAIS............................4

ANEXOS

ANEXO 1 – Estilos de Negociação............................................................................................6

ANEXO 2 – Conceito de Negociação

Introdução...................................................................................................................................7

Conceito......................................................................................................................................8

Considerações Finais...................................................................................................................9

ANEXO 3 – As 7 habilidades de um bom negociador.............................................................11

BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................................13

ROTEIRO DE NEGOCIACAO SALARIAL

Tendo em vista a solicitação de aumento salarial, e mesmo sabendo que a princípio a resposta foi negativa, gostaria de expor alguns argumentos, pelos quais, considero importantes para que minha solicitação possa ser melhor entendida pelos senhores.

Diante do considerável crescimento que a empresa tem alcançado nos últimos meses, o que é favorável para todos os envolvidos nela. Consequentemente, houve também um aumento considerável nas tarefas e responsabilidades que desenvolvo em meu setor. Devido ao aumento da demanda e a falta de profissionais ainda qualificados para desempenhar todos serviços necessários, coloquei-me a disposição da empresa e me esforcei bastante para suprir essas necessidades. Além disso, me inscrevi em um curso superior de gestão com o intuito de me capacitar e qualificar melhor para atender as necessidades existentes na empresa. Tudo isto com qualidade e dedicação.

Entendo que, diante de todo o relato e o fato de que os senhores estão cientes e acompanhando todo o processo. Espero que por outro lado haja um reconhecimento por parte da empresa, e que seja avaliado mais uma vez o meu pedido de aumento salarial, outrora recusado. Suponho que a empresa entenda a importância do incentivo e reconhecimento do trabalho realizado para que a qualidade e o empenho continuem crescendo e seja recíproco em ambas as partes.

(VALDENIA) Seu grupo deve imaginar uma situação hipotética: Durante o ano em que passou você assumiu novas responsabilidades, trabalhou duro e se dedicou totalmente à empresa para a qual trabalha. Além disso, você acaba de ingressar em um curso superior na área de gestão e está se capacitando para ser um funcionário melhor.

Tem bons motivos para pleitear um aumento salarial. Bem preparado, munido de dados que comprovam o desempenho pessoal e os resultados para a empresa, dirige-se aos respectivos gerentes e ouve um “NÃO” como resposta aos seus anseios e pretensões.

Qual a importância do planejamento da negociação.

É a primeira etapa mais importante do processo e a maioria dos negociadores não se prepara adequadamente. Planejamento é o ato de planejar, é um trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro de métodos: planificação. As pessoas utilizam o planejamento para administrar suas relações com o futuro, o qual normalmente é incerto. Reduzindo o grau de incerteza, tem diversos objetivos:

* Definir objetivos a serem alcançados;

* Definir meios;

* Interferir na realidade;

* Mapeamento da situação;

* Levantar e listar as informações;

* Identificar e priorizar as questões;

* Definir metas;

* Fixar os limites para a negociação;

* Definir a agenda.

Como administraria a situação?

Como já trabalho a um bom tempo na empresa sem aumento, demonstraria disposição, competência, conhecimento do andamento da empresa, como: faturamento, crescimento de vendas, dados da produção, produtividade e cultura.

Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?

Argumentaria que estou me qualificando para cada vez mais prestar um serviço de alto nível para a sua empresa. A sua negativa em aumentar meu salário me transmite a mensagem de que sua indiferença a minha qualificação não faz a menor diferença para a empresa. Valorizar o capital humano da empresa se reverterá em benefício para a empresa e aumentará o compromisso dos funcionários com bons resultados. A empresa deve refletir sobre este aspecto antes de negar o meu pleito de aumento salarial.

Veja os resultados que produzi para a empresa: Qual seria o prejuízo para a empresa se esta função que exerço passasse a ser exercida inadequadamente durante o treinamento de um novo funcionário se eu aceitar a proposta do seu concorrente e sair desta empresa?

Seria bom considerar o fato de que estou pleiteando este aumento tendo em vista os bons resultados que a empresa atingiu neste período. Bons resultados estes que se devem, ao menos em parte, à dedicação de todos os colaboradores inclusive eu ao trabalho e ao atendimento de bons resultados para a empresa.

Acredito que este período em que trabalhei aqui eu enganei-me quanto à política de recursos humanos da empresa. Portanto, aqui está minha carta de demissão tendo em vista falta de reconhecimento que se espera de uma empresa que valoriza o mérito que as pessoas obtêm. Pretendo trabalhar em uma empresa que preserve esses valores. Estou certa de que com a experiência, qualificação e esforço que tenho, não será difícil receber noutra empresa uma remuneração do nível que entendo justo como pagamento pelo meu trabalho.

ANEXO 1 – ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO

O ato de negociar é algo que faz parte do dia-a-dia dos seres humanos, desde os momentos iniciais da humanidade. Por isso é importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com