TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFETIVIDADE E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO SISTEMA DE SAÚDE

Por:   •  20/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.818 Palavras (16 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 16

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

FACULDADE DOM ALBERTO

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE EM SISTEMAS DE SAÚDE

        

CAROLLINE BARBOSA SANTOS

   AFETIVIDADE E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO SISTEMA DE SAÚDE: UMA REVISAO INTEGRATIVA

ITAPURANGA-GO

                                                      2020

AFETIVIDADE E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO SISTEMA DE SAÚDE: UMA REVISAO INTEGRATIVA

Carolline Barbosa Santos

carollinebarbosa53@gmail.com

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO-  O presente artigo focaliza a afetividade nas relações interpessoais no âmbito da saúde pública. Sentimento afetivo, percepção organizacional e relações interpessoais na enfermagem, exige um entendimento das relações existentes entre saúde e educação, e o instituições de análises dos fatores que evidenciam a manifestação da afetividade no trabalho. Com propósito de atingir os objetivos sugeridos para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela realização de uma revisão bibliográfica qualitativa, que é uma pesquisa desenvolvida a partir do material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, dentre os objetivos, destacamos o objetivo geral que é: Analisar a afetividade e formação da identidade profissional no sistema de saúde como ponto central ao estudo, e os objetivos específicos se propõe a descrever; identificar a percepção do docente acerca do sistema de saúde; a identidade docente pensada a partir da afetividade; a afetividade no âmbito da saúde; o processo de humanização na saúde; desenvolvimento profissional docente no ensino superior. A mesma propõe uma nova abordagem e novas reflexões, com a intenção de concluir o discurso, e acrescentar novas linhas de raciocínio na pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Afetividade. Identidade. Docência. Humanização.


  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo focaliza a afetividade nas relações interpessoais no âmbito da saúde pública. Sentimento afetivo, percepção organizacional e relações interpessoais na enfermagem, exige um entendimento das relações existentes entre saúde e educação, e o instituições de análises dos fatores que evidenciam a manifestação da afetividade no trabalho.

Teorizar a prática não significa elaborar somente a síntese das ideias que dela nascem, mas, sobretudo fazer uma síntese de emoções e sentimentos. Aquele que tem uma prática e constrói a partir dela a teoria, percebe como sua história vai se constituindo como resultado das inquietações que nascem através do limite dessa superação.

No Brasil, instituiu-se no âmbito da Saúde Pública, sendo direcionado novas práticas e, implementou em área de ensino e pesquisa pensar a educação e a saúde não como uma educação sanitarizada, traçada por uma visão simplista do indivíduo e de suas relações, a educação em saúde é uma ampliação em diversos pontos de vista tanto das áreas da Educação quanto da Saúde, as quais retratam diferentes idealizações da realidade.

É preciso reaver os conceitos e as práticas de profissionais de saúde, em relação as dimensões da educação e da saúde, realizando uma busca continuada na integralidade de ações, com relação à parte afetiva da construção da identidade, o que observamos é que esta está em estreita ligação, pois na medida em que o professor vai se envolvendo com a prática pedagógica, vai usufruindo seu poder de formar e de transformar, facilitando assim, na ampliação de seu trabalho.

Com propósito de atingir os objetivos sugeridos para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela realização de uma revisão bibliográfica qualitativa, que é uma pesquisa desenvolvida a partir do material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, dentre os objetivos, destacamos o objetivo geral que é: Analisar a afetividade e formação da identidade profissional no sistema de saúde como ponto central ao estudo, e os objetivos específicos se propõe a descrever; identificar a percepção do docente acerca do sistema de saúde; a identidade docente pensada a partir da afetividade; a afetividade no âmbito da saúde; o processo de humanização na saúde; desenvolvimento profissional docente no ensino superior.

 A mesma propõe uma nova abordagem e novas reflexões, com a intenção de concluir o discurso, e acrescentar novas linhas de raciocínio na pesquisa.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 A IDENTIDADE DOCENTE PENSADA A PARTIR DA AFETIVIDADE

Para se tratar do tema identidade, nesse estudo, objetivamos discorrer sobre a noção de identidade a partir dos pressupostos delineados por Hall (1987), em que se discute as três concepções de sujeito: a do iluminismo do sociológico até chegar a conceituação do sujeito pós moderno, cuja afiliação acontece na discussão desse. Nessa concepção a identidade é pensada por Hall como “uma celebração” móvel, formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam (1987, p. 12).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com