TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇAO

Ensaios: SISTEMA DE INFORMAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

.............................................................................................................

1- Quais são os objetivos organizacionais dos sistemas de informação?

Resposta: Podemos definir esses objetivos em seis partes as quais são:

1) Excelência Profissional - pois para aumentar os lucros as empresas estão sempre tentando melhorar sua eficiência em suas operações. Como exemplo citemos o grupo Walmart que conseguiu ultrapassar 40 bilhões de dólares em vendas no ano de 2008. Pois ele utiliza um sistema chamado Retailink, que concecta seus fornecedores aos seus milhares de lojas espalhadas pelo mundo. Quando um cliente compra um produto em algumas dessas lojas o fornecedor fica logo sabendo que deve enviar um substituto para repor o que foi comprado.

2) Novos produtos, serviços e modelos de negócios – Definindo modelo de negócio

como: serve para dizer como a empresa deve produzir, entregar ou vender um serviço a fim de criar valor. Como exemplo temos como referência a atual indústria Fonográfica com relação ao ano de 2000, onde a diferença se deu pelo iPode. O mesmo transformou o obsoleto modelo de negócio de distribuição musical baseado em vinil, cassetes e CD em outro baseado em distribuição legal e online.

3) Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores - Quando você é bem atendido por uma empresa, logo sente vontade de comprar nela novamente. Podemos dizer que o mesmo ocorre com os fornecedores pois quanto mais estiverem envolvidos com uma empresa, mais poderão lhe fornecer insumos vitais, o que reduz custos. Como exemplos citemos os hotéis de alto luxo em Manhattan e nos EUA que usam computadores para identificar as preferências dos hóspedes, como a temperatura ideal do quarto e os programas de TV. Todos esses detalhes são armazenados em um banco de dados, e todos os quartos são controlados à distância com o uso de sistemas de informação.

4) Melhor tomada de decisão – Um administrador precisa ter informações seguras para tomada de decisões, caso contrário o resultado disso podem ser medidas que elevem os custos ou gerem perdas de clientes. Podemos afirmar que nos últimos dez anos as tecnologias e os sistemas de informação têm fornecido dados em tempo real para ajudar os administradores a tomar suas decisões.

5) Vantagem competitiva – Podemos dizer que se uma empresa conseguir cumprir um ou mais objetivos que mostramos até agora, só com isso ela terá alguma vantagem competitiva.

Mas se, além disso, ela fizer essas coisas melhor que as concorrentes, então podemos esperar que suas vendas e lucros aumentem ainda mais. Como exemplo temos a Toyota Company que tornou-se uma das maiores montadoras do mundo graças ao seu alto nível de eficiência e qualidade.

6) Sobrevivência – Sabemos que não é viável uma empresa moderna sobreviver sem investir em sistemas e tecnologia da informação, quando na verdade essa necessidade foi determinada pela mudança no setor. Por exemplo, depois que o Citibank começou a utilizar caixas eletrônicos, em 1977, seus concorrentes tiveram que correr para oferecer o mesmo.

2- O que é exatamente um sistema de informação?

Resposta: Tecnicamente um sistema de informação (SI) é um conjunto de componentes relacionados entre si que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações que servem para apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização(LAUDON E LAUDON,2011). E mais onde eles também ajudam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, vizualizar assuntos complexos e criar novos produtos.

3- Diferencie Dado e Informação.

Resposta: Dados são sequências de fatos ainda não analisados, antes de serem organizados e arranjados de um jeito que as pessoas possam compreendê-los.

Os dados poderiam ser definidos como representante do mundo real, se apresentando na forma alfanumérica (letras e algarismos), de imagem (estatística ou em movimento) ou como audio.

No contexto das empresas, podemos definir dados, como sendo o conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos. Os

dados, por si só, têm pouca relevância ou propósito.

Já a Informação por sua vez, é um dado organizado e apresentado de forma útil. A informação existe quando o cérebro humano recebe um conjunto de dados e os utiliza como entrada para algum tipo de processamento neural. Se não houver esse processamento neural, o dado não se tranforma em informação, continua sendo dado.

No contexto das empresas o valor das informações está ligado diretamente ao modo como elas auxiliam as organizações a atingerem suas metas. Isso ocorre através do uso estratégico dessas informações.

A importância leva a necessidade de uma administração eficiente das informações, como um dos ativos mais importantes das empresa.

Exemplos:

DADOS

331 Detergentes Brite á $ 1,29

INFORMAÇÕES

Região de Vendas: Noroeste

Loja: Superloja 222

Numero do ítem 331

Descrição: Detergente Brite

Unidades Vendidas: 7.156

TOTAL DE VENDAS NO ANO : $ 9.231

4- Cite as 3 atividades básicas em um sistema de informação.

Resposta:

Entrada – captura ou coleta dados brutos de dentro de sua organização ou de seu ambiente externo;

Processamento – converte esses dados brutos em uma forma mais significativa;

Saída – transforma as informações àqueles que as utilizarão.

5- Enumere e descreva cada um dos quatro passos para resolver problemas organizacionais.

Resposta:

1) Identificação do problema: É o primeiro passo no processo de resolução, os problemas precisam ser definidos pelas pessoas em uma organização antes de serem resolvidos. Exemplo: Uma empresa onde acontece de os funcionários que não

dão retorno adequado aos clientes. Parece um problema com os funcionários, mas na verdade poderia ser o software de monitoração de clientes que são deficientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com