TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE COLEÇÃO DE VEÍCULOS

Relatório de pesquisa: SISTEMAS DE COLEÇÃO DE VEÍCULOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

1.2 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

O sistema de acumulação de custos é conhecido como o método básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio. O ideal para definir um método de custeio é orientar-se pelo sistema produtivo da empresa podemos denominar como dois sistemas básicos de produção:

1.2.1 SISTEMA DE PRODUÇÃO POR ENCOMENDA

Quando os produtos não são padronizados, tem uma produção descontinua.

1.2.2 SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA

Quando os produtos são fabricados em série, padronizados.

Ao analisar qual tipo de produção se encaixa no perfil de sua empresa você ira definir entre os dois sistemas básicos de acumulação de custos.

1.2.3 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO POR ORDEM OU ENCOMENDA

A empresa tem o sistema por produção ou encomenda, uma linha de produção descontinua adota este sistema.

É a produção dos produtos no qual cada elemento do custo é acumulado segundo ordens específicas de produção, as ordens de produção são emitidas no início da execução da atividade produtiva e nenhum trabalho poderá ser iniciado sem que seja devidamente ordenado.

As desvantagens deste sistema são:

• Custo Administrativo Elevado - o sistema exige bastante trabalho burocrático onde o registro das informações é minucioso e requer o preenchimento das ordens de produção;

• Controles Permanentes – é necessário um controle permanente para assegurar a correção dos dados de material e de mão-de-obra direta apropriados a cada ordem de produção;

• Quando uma parte da produção é finalizada e vai para a entrega, antes do encerramento da ordem de produção, é necessária a utilização de estimativas para determinar o custo de venda dos produtos enviados ao cliente.

1.2.4 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO POR PROCESSO

A empresa que tem um sistema de produção continua que produz em série, bens ou serviços padronizados deverá adotar este sistema.

Neste sistema produtivo, todos os produtos são fabricados, e vai para o estoque, um produto é idêntico ao outro, os produtos são movimentados no continuamente, e todos os procedimentos são padronizados.

As principais características desse sistema são:

• Os custos, diretos ou indiretos, são acumulados nas contas de custos durante um determinado período, sendo reclassificados por departamento ou processo no fim desse período;

• Nos casos em que os produtos são processados em mais de um departamento, os custos correspondentes são transferidos para o departamento seguinte, de forma que o custo total vai sendo acumulado até que o produto esteja terminado;

• A produção, em termos de quantidade (quilos, toneladas, unidades etc.), é registrada diária ou semanalmente, sendo preparado, no fim do mês, um demonstrativo dos resultados finais;

• O custo total de cada processo é dividido pelo total da produção, obtendo-se um custo médio por unidade para o período.

Depois de definido o sistema de acumulação de custos, devemos escolher o sistema de custeio a ser adotado.

Essa escolha não depende do sistema produtivo da empresa, mas principalmente, do tipo de informação e de controle que o setor gerencial pretende obter.

Os sistemas de custeio se diferem pela natureza dos dados contábeis utilizados - históricos ou predeterminados.

1.2.5 SISTEMA DE CUSTEIO HISTORICO

Baseado em dados reais, atuais ou históricos, sistema no qual os custos são registrados tais como ocorrem. neste sistema, os custos só são determinados após o término da fabricação do produto ou da prestação do serviço da empresa.

Nesse sistema, o produto é debitado pelo custo atual do material usado, da mão-de-obra aplicada e é calculada uma estimativa dos gastos gerais de fabricação.

Este sistema pode ser usado utilizado nos dois sistemas de acumulação de custos.

1.2.6 SISTEMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com