TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Um líder

Artigo: Ser Um líder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Liderar é muito mais que mandar fazer algo. A liderança exige muitas habilidades e técnicas para ser exercida com maestria, e qualidades como: visão e capacidade para motivar as pessoas. Sabemos que existem vários tipos de liderança, mas na minha humilde opinião, o líder servidor é digno de aplausos.

Saber o que é o conceito de liderança não é o suficiente – como tudo, o difícil é botar em prática, então aqui vão 7 dicas práticas para líderes:

1. Seja sempre transparente

Líderes também erram e passam por problemas. Seus liderados não querem ver alguém perfeito, mas sim alguém que consegue lidar com problemas e, principalmente, resolvê-los.

2. Dê valor às opiniões

A época do "manda que pode e obedece quem tem juízo" já passou. Um líder que não aceita opiniões, ainda mais de sua equipe, não consegue criar uma boa harmonia no trabalho.

3. Nunca desista

Você e sua equipe provavelmente terão tempo de desmotivação. Nesse momento, em que a vontade de cantar uma bela canção passa longe, o líder deve se sobressair pra motivar a equipe e fazê-la chegar numa solução.

4- Equipe

Ter uma boa relação com seus liderados te faz conhecer as necessidades e desejos deles, te ajudando a servi-los da melhor forma possível.

5. Representar e assumir

Quando as coisas vão bem, o mérito é da equipe, quando vão mal é o líder que deve assumir a responsabilidade – representar a equipe em qualquer situação e dar a "cara a tapas" é essencial. Compartilhar os bons resultados com a sua equipe sempre irá animá-la pra fazer mais e melhor.

6. Saiba escolher seus liderados

Um bom liderado é uma pessoa que tem uma habilidade complementar à equipe e cuja personalidade seja pareável à sua – lembre-se que a vida é muito curta para trabalharmos com pessoas que não gostamos. Para isso, uma boa seleção é essencial.

7. E, se você não tiver escolha, saiba lidar com imbecis

Imbecil é aquele cara que pode até trabalhar bem, mas que causa intrigas, fala mal dos outros, instiga a liderança de uma maneira destrutiva – e na frente de todo mundo tenta manter a política e “fica manso”. Tentar lidar com essa pessoa dessa mesma forma só vai tirar seu sono, então comunique-se o mínimo possível com ela (mas sem rancor) e continue cuidando muito bem do resto da equipe.

Ficam as dicas, abraços!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com