TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Apoio à Decisão

Artigo: Sistema De Apoio à Decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

Componentes de uma empresa

Uma empresa é uma organização formal, com o objetivo de produzir produtos ou prestar serviços para gerar lucro. Ou seja: vender produtos a um preço superior aos custos de produção. Os clientes estão dispostos a pagar esse preço porque acreditam receber um valor igual ou superior ao preço de venda. As empresas compram insumos e recursos de fornecedores, que em geral são outras empresas.

Existem também empresas sem fins lucrativos e órgãos governamentais que também fornecem serviços e produtos, mas não operam com objetivo de obter lucro. Em geral, os sistemas de informação encontrados em organizações sem fins lucrativos são notadamente similares àqueles encontrados na iniciativa privada.

Organizando uma empresa: funções empresariais básicas

Uma vez que você decide abrir seu próprio negocio, apenas a iniciativa de fazê-lo acontecer já será a mais importante decisão, mas logo depois virá varias outras dúvidas como: que tipo de serviço prestar? Produzir o que? Qual segmento terá minha empresa? Decisões dentro das organizações são muito importantes, pois há muitas questões que envolvem uma organização, como por exemplo: O que produzir? Juntamente pensando em seu público alvo.

Assim que decidido o que produzir, você terá que conhecer e se aprofundar no setor da sua área de produção. Precisará de uma equipe capacitada, maquinas de boa qualidade e processos de desenvolvimento e produção. Uma equipe de marketing e vendas pode alavancar seu negocio, mas sempre dando suporte pós venda com para o cliente, como garantias e manutenção.

Para cuidar das finanças da empresa você necessitará de um grupo de contabilidade e finanças, para cuidar de toda parte financeira e burocrática como folha de pagamento, faturas etc.

No caso de você ser autônomo você terá também que executar todas essas tarefas, mas no caso você sozinho ou com ajuda de algumas pessoas. A taxa de mortalidade de empresas pequenas é consideravelmente alta justamente por que os donos não executam as tais funções básicas para que o negócio possa dar certo.

Processos de negócios

Assim que colocado em prática essas funções é hora organizar os funcionários e decidir quais funções iram executar, e qual procedimento cada área irá executar de acordo com o cronograma de cada área.Essas tarefas e passos que descrevem como o trabalho é organizado em uma empresa são chamados de processos de negócios ou processos organizacionais.

Um processo de negócio é um conjunto de atividades logicamente relacionadas que define como tarefa organizacional especifica a serem executadas.

Figura 1.1

As quatros funções básicas de uma empresa.

Qualquer empresa seja ela de grande porte ou de pequeno porte, precisa desempenhar quatro funções para ter sucesso:

Para produzir o produto ou serviço; fazer o marketing desse produto e vende-lo; monitorar as transações financeiras e contábeis; e executar tarefas básicas de recursos humanos, tais como contratar e reter funcionários.

Exemplos de processos de negócios funcionais

Manufatura e produção:

Montagem do produto;

Verificação de qualidade

Produção de listas de materiais

Vendas e marketing:

Identificação de clientes

Conscientização de clientes a respeito do produto

Venda do produto

Finanças e contabilidade:

Pagamento de credores

Criação de relatórios financeiros

Gestão de contas de caixa

Recursos humanos

Contratação de empregados

Avaliação de desempenho de empregados

Inclusão de empregados em plano de benefícios

Figura 1.2

Processamento do pedido

Processar o pedido do cliente envolve um complexo conjunto de passos que exigem a estreita coordenação entre as funções de vendas, contabilidade e produção.

Como a tecnologia de informação aprimora os processos de negócios

Exatamente de que maneira a tecnologia de informação aprimora os processos de negócios? Os sistemas de informação automatizam muitas etapas que antes eram executadas manualmente, tais como verificar o crédito de um cliente ou gerar uma ordem de fatura ou expedição. Atualmente, entretanto, a tecnologia de informação pode fazer muito mais. Ela pode alterar fluxo de informação, tornando possível que um número maior de pessoas acesse e compartilhe informações.

Por isso é importante estar atento aos processos de negócios, tanto no seu curso de sistemas de informação quanto na sua futura carreira.

O papel de sistemas de informação em uma empresa

Até a metade da década de 1950, as empresas administravam tudo em registros impressos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com