TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Piscicultura

Monografias: Sistema De Piscicultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  8.697 Palavras (35 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 35

OUTROS SISTEMAS DE CULTIVO EM PISCICULTURA

José William Bezerra e Silva*

8.1 Piscicultura intensiva e semi-intensiva

8.1.1 Conceito e condições básicas para sua realização

8.1.1.1 Conceito

A piscicultura é o ramo da aqüicultura que se preocupa com a criação de peixes, atividade que remonta a mais de 3.000 anos e teve origem na China.

Ela tem sido classificada em extensiva, semi-intensiva, intensiva e superintensiva.

É extensiva quando utiliza apenas os alimentos naturais, que se desenvolvem nas águas, para os peixes criados. Como exemplo, cita-se as explorações feitas em açudes, lagoas, represas, lagos e outros mananciais, nos quais normalmente o homem não tem controle sobre os fluxos de entrada e de saída da água, ou se o tem, este controle não se faz visando a piscicultura. Hoje há uma tendência em se considerar este tipo de exploração como atividade de pesca, ou seja, exploração pesqueira propriamente dita. Muito embora, o homem possa exercer as seguintes intervençõoes, visando melhorar a exploração pesqueira nos reservatórios: (a) desmatá-los total ou parcialmente, possibilitando as atividades de pesca e melhoria nas condições da água; (b) erradicar espécies daninhas, tais como as piranhasSerrasalmus nattereri e S. piraya, e pirambeda, S. rhombeus, que atacam o homem e os animais domésticos, destroem os aparelhos de pesca e predam os peixes de interesse econômico; (c) introdução de espécies selecionadas; (d) controle da intensidade da pesca, a fim de manter as capturas equilibradas; (e) melhoria nas artes pesqueiras e (f) controle de poluição.

Nos pequenos açudes podem ser eliminadas as espécies carnívoras, através do tinguijamento ou a secagem do reservatório, principalmente se o mesmo apresenta comporta (galeria), implantando-se uma exploração do tipo semi-intensiva, mediante a fertilização do meio ambiente ou a consorciação com bovinos, suínos e marrecos.

Na semi-intensiva o alimento natural desempenha papel preponderante na produtividade piscícola, contudo, em virtude de uma major densidade de estocagem (major concentração dos peixes) há necessidade de se fertilizar as águas e/ou fornecer alimentos suplementares aos peixes, tais como grãos (milho, sorgo etc.), farelos (trigo, arroz, milho, sorgo, soja etc.), tortas (algodão, babaçu, mamona etc.) e farinhas (carne, sangue, peixe etc.). Estes produtos podem ser fornecidos isoladamente ou em misturas. Esta piscicultura é realizada em tanques, viveiros, bebedouros de outros animais domésticos e demais reservatórios, nos quais o homem tem total controle sobre a entrada e saída da água. Ela pode ser consorciada com outros animais (bovinos, suínos, marrecos etc.) ou com vegetais (rizipiscicultura, p. ex.). As principais intervenções do homem na piscicultura semi-intensiva são: (a) construção das instalações (tanques, viveiros etc.); (b) preparação das instalações (limpeza, calagem, adubação e abastecimento de água); (c) estocagem dos peixes; (d) controle de predadores e parasitas; (e) alimentação dos peixes; (f) acompanhamento do crescimento dos peixes, mediante amostragens mensais, as quais servem para reajuste na quantidade diária do alimento a ser fornecido a estes animais; (g) despesca e (h) manutenção dos viveiros (recuperação de pisos, taludes e dos sistemas de abastecimento e de esvaziamento).

* Engo Agrônomo do DNOCS e Professor Assistente da UFC - Caixa Postal 423 - 60.035 - Fortaleza, Ceará.

A piscicultura intensiva caracteriza-se pelo uso de rações balanceadas na alimentação dos peixes, em virtude das densidades de estocagem bastante altas, o que torna os alimentos naturais por demais insuficientes, embora estejam presentes e possam mesmo ser incrementados através de fertilizantes. Ela é realizada em tanques e viveiros e as formas de intervenções do homem são as mesmas referidas para a piscicultura semi-intensiva.

Na piscicultura superintensiva as densidades de estocagem são elevadas, devendo os peixes receberem rações bem balanceadas e com altos teores protéicos e energéticos. É realizada em gaiolas, tanques e viveiros. Estes dois últimos comumente apresentam renovação constante de água e/ou recebem aeração artificial. As intervenções do homem são idênticas às descritas para a piscicultura semi-intensiva, com exceção da adubação da água.

No presente curso nos restringiremos a piscicultura semi-intensiva e intensiva, doravante chamadas simplesmente de piscicultura.

8.1.1.2 Condições básicas para a piscicultura semi-intensiva e intensiva

As condições básicas para a realização da piscicultura são:

a. tanques e viveiros devidamente preparados;

b. emprego de técnicas apropriadas para os cultivos;

c. um meio econômico favorável, inclusive com infra-estrutura de estradas, energia elétrica, fábrica de gelo etc., e existência de mercado consumidor;e

d. disponibilidade de insumos, compreendendo: fertilizantes, alimentos (subprodutos agrícolas, rações balanceadas etc.) material para calagem, alevinos etc.

Se o cultivo for implantado nas proximidades de uma Estação de Piscicultura, possibilitará que o piscicultor adquira aí seus alevinos, diminuindo assim, os investimentos na produção dos mesmos.

A integração da piscicultura com as demais atividades agropecuárias é importante, pois possibilita: (a) cultivos consorciados (peixes/suínos, peixes/bovinos, peixes/galinhas ou frangos, peixes/marrecos, peixes/arroz ou rizipiscicultura etc.); (b) cultivo alternado de peixes com culturas vegetais (arroz, soja, feijões, milho, sorgo etc.); e (c) uso de subprodutos (cuim de arroz, xerém de milho ou de sorgo, farinhas de sangue, carne, osso etc.; farelos de trigo e de soja, tortas de algodão, babaçu, mamona etc; além de outros); gräos (milho, sorgo etc.); tubérculos de mandioca; vegetais (cunhã, pirrichiu, marianinha etc.) e frutos diversos na allmentação dos peixes, dependendo da(s) espécie(s) cultivada(s).

Além do mais, a água fértil oriunda do esvaziamento dos viveiros, pode ser utilizada na irrigação de hortas. pomares e culturas diversas.

8.1.2 Tanques e viveiros de piscicultura

Viveiro de piscicultura é um reservatório escavado em terreno natural, dotado de sistemas de abastecimento e de drenagem de água de tal modo que o permita encher ou secar no menor espaço de tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com