TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema E Informações

Artigo: Sistema E Informações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  9.478 Palavras (38 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 38

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo provocar o aluno a analisar as melhores alternativas de quais as ferramentas, técnicas ou teorias das disciplinas que estão cursando: Responsabilidade Social, Comportamento Organizacional, Análise de Investimentos e Processo Decisório; podem ser utilizado na melhoria do Processo de tomada de decisão.

A empresa escolhida para analise dessas ferramentas foi o O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Goiás - CREA-GO, que é uma autarquia federal de fiscalização do exercício das profissões de Engenheiros, Arquitetos, Engenheiros Agrônomos, Geólogos, Geógrafos, Meteorologistas, Tecnólogos e Técnicos. O CREA-GO implantou um sistema de Qualidade, criado pelo governo que utiliza de técnicas e ferramentas para auxiliar seus gestores na tomada de decisão.

Sob a orientação da Professora Alethéia Cruz, o aluno Altair Camargo apresentou as técnicas utilizadas pela Análise de Investimento para apoiar o Administrador nas decisões sobre investimentos viáveis e inviáveis. Muitas vezes essas decisões são influenciadas pelos recursos disponíveis, custos e retornos envolvidos na escolha, dessa forma apresentamos analises de dois investimentos do CREA-GO: aquisição de um novo sistema e implantação de uma nova inspetoria no interior de Goiás, através dessa analise os gestores puderam ser direcionados a decisão mais conveniente.

Comportamento Organizacional é o ramo que estuda o comportamento das pessoas no trabalho. O aluno Marcos Teixeira, orientado pelo Professor Miguel, mostra como as decisões dos gestores do CREA influenciam no comportamento dos demais colaboradores e também dos profissionais que o órgão fiscaliza.

No campo de responsabilidade social o CREA desenvolve um projeto anual, o “Prêmio CREA de Meio Ambiente” onde incentiva e premia profissionais que elaboram projetos voltados a sustentabilidade. Sob supervisão da Professora Estela Najberg, Barbara Baldavira explica os fatores que fazem os Administradores decidirem por implantar programas de Responsabilidade Social Corporativa, e os valores que isso agrega as empresas.

Orientadas pelo Professor Ricardo Limongi, as alunas Jaquelyne Resende e Éricka Freitas apresentam teorias e ferramentas que auxiliam no processo decisório. No CREA-GO o processo de tomada de decisão tem como base um Sistema de Gestão da Qualidade, que oferece informações e desenvolvimento de técnicas para os gestores do Conselho tomarem decisões no que tange Investimentos, sociedade, recursos humanos e eficiência na fiscalização dos serviços dos associados do CREA-GO.

O presente trabalho mostra como as disciplinas analisadas formam uma cadeia de fatores que devem ser ponderados na tomada de decisão das organizações. Integrando o conhecimento de cada membro do grupo, chegamos a uma conclusão de como as disciplinas aplicadas em sala de aula, sistematicamente auxiliam na tomada de decisão. Abordando o CREA-GO elaboramos o presente texto que explica como o Conselho se baseia nessas teorias, técnicas e ferramentas para a tomada de decisão habitual e responsável pelo desempenho dessa organização no serviço a sociedade goiana.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Nesta seção do trabalho serão apresentados o que autores relacionados a todas as disciplinas envolvidas no trabalho já escreveram e entendem sobre cada um dos tópicos a ser discutido na apresentação e análise de dados.

2.1 ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Diversas decisões tomadas por gestores estão intimamente ligadas à quantidade de recursos financeiros disponível, bem como as despesas e os lucros envolvidos com essas escolhas. Elaborar provisões e analisá-las se torna extremamente importante para que um administrador saiba, com segurança, se vale a pena investir em um novo negócio e/ou expandir o atual, fazendo comparações com outras formas de investimento.

Nesta seção do trabalho serão apresentadas algumas ferramentas para se fazer a análise de um investimento: se é ou não viável para um determinado prazo; quanto tempo ele demora para ser pago e qual o lucro que ele dará aos investidores - em valores monetários e em percentuais. Haverá, também, uma discussão sobre a racionalidade nos processos de tomada de decisão, tendo como base a Teoria de Tomada de Decisão elaborada por Herbert Simon.

2.1.1 Ferramentas para análise de investimentos

2.1.1.1 Fluxo de caixa incremental

Para uma decisão acertada, é necessário uma boa previsão dos valores futuros de fluxo de caixa, os quais podem ser obtidos através de projeções de investimentos passados e interpretação e escolha correta de índices de preços futuros. Também é importante para o gestor ter informações sobre o negócio, a fim de ser capaz de incluir tudo que for relevante para o novo projeto, sabendo criticá-las e adaptá-las ao que é esperado.

De acordo com Dayananda et al. (2002), apesar de o fluxo de caixa ser simplesmente a diferença entre o dinheiro recebido e o dinheiro pago pela empresa em um determinado período de tempo, ele é facilmente confundido com lucro contábil ou rendimentos.

Para quem analisa um investimento, a utilização do fluxo de caixa se torna mais importante do que balanços contábeis porque mostra exatamente o período em que o capital efetivamente entrou ou saiu da empresa, ao invés de apresentar quando ocorreu a despesa, por exemplo.

Conforme Dayananda et al. (2002), um fluxo de caixa incremental deve incluir as mais importantes novas despesas e receitas oriundas exclusivamente do novo projeto, ou seja, aquelas que vão de fato alterar a decisão de escolher ou não o investimento. Há de se ter atenção com custos irrecuperáveis, como consultorias antes de se ter o projeto; com o custo de oportunidade - o que a empresa estaria perdendo em não utilizar esses recursos para outra atividade - e com a necessidade de se utilizar um capital de giro no início da operação, que seria aplicado no projeto juntamente com o investimento inicial.

Além do investimento inicial, capital de giro, despesas e receitas, para se montar um fluxo de caixa é necessário conhecer os tempos de depreciação e de vida útil do investimento e imposto de renda incidente.

O fluxo de caixa é montado somando-se as receitas e diminuindo as despesas, tributações e investimentos. Vale ressaltar que em seu resultado não é levado em conta o valor do dinheiro no tempo, que será calculado para se conhecer os valores das próximas ferramentas a serem apresentadas.

2.1.1.2 Valor presente líquido

O valor presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.4 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com