TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação

Exames: Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

Sistemas de Informação

Introdução

Atualmente a informação se constitui em um dos principais patrimônios de uma empresa, e podermos afirmar plenamente que para uma empresa se dar bem (ter sucesso) ela precisa gerenciar bem o tráfego de informações, não importa o porte dela ou ramo de atividade, depende, de fato e cada vez mais, de informações.

Elas são essenciais para as atividades de qualquer nível hierárquico empresarial, sendo que todos os processos de negócio se baseiam em informações Assim, podemos definir informações como sendo dados tratados capazes de transmitir algum conhecimento ao receptor.

De maneira simplificada pode-se dizer que um Sistema de Informação é um conjunto de funções integradas voltadas para a transformação de dados (matéria-prima) em informações. Semelhantemente a um sistema industrial ou agro-industrial, onde um processo transforma insumos em produtos.

Uma outra definição pode ser: Sistemas de Informação são sistemas que, através de processos de coleta e tratamento de dados, geram e disseminam as informações necessárias aos diversos níveis e processos organizacionais. Lembrando que da grande diversidade de sistemas, podemos separar os sistemas naturais e dos sistemas artificiais (criados pelo homem). Vamos encontrar um grupo de sistemas artificiais, que pela sua natureza, são chamados de Sistemas de Informação, justamente porque seu maior objetivo é Fornecer, Controlar, Prover, Pesquisar e Analisar Informações.

Desenvolvimento

Apresentação da Empresa

A empresa New Sat, na cidade de Espinosa, Minas Gerais, atua no ramo de vendas de móveis e eletrodomésticos. Iniciou suas atividades no ano de 1995. Inicialmente vendia-se mercadorias em forma de consórcio, seja esta mercadoria uma geladeira, bicicleta ou mesmo televisão. Desta forma o controle de estoque não era tão complicado, pois só se comprava para repor o que ia sendo vendido. A loja foi crescendo, seu mix de mercadorias foi aumentando, os serviços se multiplicando. Mas a área administrativa ainda precisava melhorar. A primeira providência a ser tomada foi a criação de um caixa em separado para controlar melhor a entrada e saída do dinheiro proveniente da venda das mercadorias, e a preocupação para se pagar os fornecedores e ter ainda receita para pagar funcionários.

Em seguida, deu-se uma organizada em relação aos clientes, começaram a organizar e guardar dados sobre os pagamentos, para enfim, saber quem eram os bons e os maus clientes. Mas isso realmente demorava muito, pois tudo estava restrito a registros em papéis e cadernos. Com a implantação do primeiro computador começou-se a organizar a carteira de clientes.

Por fim, mas ainda extremamente trabalhoso, pensou-se em controlar o estoque. Saber o destino das mercadorias, a quantidade real do estoque, e mais uma vez demorava-se semanas para organizar o estoque, escrever tudo em caderno e depois controlar as saídas dos produtos.

A partir do ano de 2006, mais precisamente no mês de outubro, a empresa New Sat passou a trabalhar com um programa para cuidar de toda a informação da loja visando solucionar os problemas encontrados anteriormente, tais como: organizar toda parte de venda, com cadastros bem definidos, para que se possa obter melhor informação quando solicitadas; consultas diversas, a fim de facilitar os mais diversos tipos de busca ocasionando mais agilidade no atendimento e processamento geral; relatórios que venham a apresentar com clareza toda a movimentação da loja, a fim de que não se perca tanto tempo com cálculos; alertas de estoque, sem a necessidade do mesmo ser consultado por diversas vezes; controles de entrada e saída de mercadorias, aberturas de crediário facilitados, podendo contar com o cálculo automático do limite de crédito e geração de boletos; baixa nas faturas, cálculo de juros/multas no caso de atraso no pagamento de prestações, ou seja, tudo que venha a facilitar não só à venda, como todo o funcionamento do estabelecimento comercial.

Como a empresa já possuía filiais em outras cidades, houve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com