TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação

Exames: Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  9.183 Palavras (37 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 37

FUNDAMENTOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

2013

FUNDAMENTOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

5º Semestre – Administração

INTRODUÇÃO

A era da informação

O começo da década de 1990 marca o surgimento da Era da Informação, graças ao tremendo impacto provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela tecnologia da informação. Na Era da Informação, o capital financeiro cede o trono para o capital intelectual. A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso organizacional mais valioso e importante.

A influência da Tecnologia da informação

A Tecnologia da Informação invade a vida das organizações e das pessoas provocando profundas transformações. Em primeiro lugar, ela permite a compreensão do espaço. A Era da Informação trouxe o conceito de escritório virtual. Prédios e escritórios sofreram uma brutal redução em tamanho. A compactação fez com que arquivos eletrônicos acabassem com o papelório e com a necessidade de moveis, liberando espaço para outras finalidades. Os centros de processamento de dados (CPD) foram enxugados e descentralizados por meio de redes integradas de microcomputadores nas organizações. Surgiram as empresas virtuais conectadas eletronicamente, dispensando prédios e reduzindo despesas fixas que se tornaram desnecessárias. A miniaturização, a portabilidade e a virtualidade passaram a ser a nova dimensão espacial fornecida pela (TI). Em segundo lugar, a TI permite a compressão de tempo. As comunicações tornam-se moveis, flexíveis, rápidas, diretas e em tempo real, permitindo maior tempo de dedicação ao cliente. Em terceiro lugar, a TI permite a conectividade. Com o microcomputador portátil, multimídia, trabalho em grupo, estações de trabalho, integram-se ao teletrabalho em que as pessoas trabalham juntas, embora distantes fisicamente. (CHIAVENATO, 2003, p. 577).

Os desafios da Era da informação

Na era da informação existem doze temas básicos que diferenciam a nova economia em relação á velha economia:

1.Conhecimento. A nova economia é uma economia do conhecimento, graças á TI. Mas, o conhecimento é criado por pessoas, apesar da inteligência e de outras tecnologias da informação. O conteúdo de conhecimento integrado em produtos e serviços está crescendo significativamente: edifícios inteligentes, casas inteligentes, carros inteligentes , rodovias inteligentes, cartões inteligentes (smart cards) etc.

2.Digitalização. A nova economia é uma economia digital . A nova mídia é a internet. A informação está em formato digital em bits. A TI permite trabalhar um incrível volume de informações comprimidas e transmitidas na velocidade da luz. A infoestrutura está substituindo a estrutura tradicional.

3. Virtualização. Na transformação da informação de analógica para digital, as coisas físicas podem tornar-se virtuais, como empresa virtual, escritório virtual, emprego virtual, congresso virtual, realidade virtual, loja virtual, etc.

4.Molecularização. A nova economia é uma economia molecular. A antiga corporação foi desagregada e substituída por moléculas dinâmicas e grupos de indivíduos e entidades que foram à base da atividade econômica.

5.Integração/redes interligadas. A nova economia é uma economia interligada em rede integrando moléculas em grupos que são conectados a outros para criar riqueza. As novas estruturas organizacionais em rede são horizontalizadas e conectadas pela internet. Redes de redes, rompendo as fronteiras entre empresas, fornecedores, clientes e concorrentes.

6.Desintermediação. As funções de intermediação entre produtores e consumidores estão sendo eliminadas devido às redes digitais e ao comercio eletrônico. As informações são on-line e proprietários e compradores se conectam entre si dispensando os intermediários.

7.Convergência. Na nova economia, o setor econômico predominante deixou de ser a indústria automobilística para ser a nova mídia, para qual convergem as industrias de computação, comunicação e conteúdo baseado em computador e telecomunicações digitais.

8.Inovação. A nova economia é uma economia baseada em inovações. Tornar os produtos obsoletos é o lema das organizações. Os ciclos de vida dos produtos estão se tornando cada vez menores.

9.Produ-consumo. Na nova economia a distinção ente consumidores e produtores é pouco nítida. Na internet, todo consumidor torna-se produtor de mensagens, contribui para discussões, faz test-drives em carros ou visualiza o cérebro de um paciente no outro lado do mundo.

10. Imediatismo. Em uma economia baseada em bits, o imediatismo torna-se o elemento propulsor da atividade econômica e do sucesso empresarial. A nova empresa é uma empresa em tempo real. O intercambio eletrônico de dados (EDI=electronic data interchange) interliga sistemas de computadores entre fornecedores e clientes proporcionando concomitância de decisões e ações.

11. Globalização. A nova economia é uma economia Mundial e planetária. As organizações globais e as empresa internacionais estão em pauta. Negócios e conhecimento não conhecem fronteiras.

12. Discordância. Questões sociais sem precedentes estão emergindo provocando traumas e conflitos que precisam ser administrados.

A era da informação trouxe um novo contesto e uma avalanche de problemas para as organizações totalmente despreparadas para a nova realidade. A velocidade e a intensidade das mudanças foram além do que se esperava. O diferencial entre o que as organizações estão fazendo e o que elas deveriam fazer tornou-se enorme e inultrapassável. A solução? Recorrer a medidas extremas e rápidas para a busca da sobrevivência. E da excelência. Foi assim que começaram a surgir novos modismos na Administração..

1.0 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

1.2 O QUE É UM SISTEMA?

A teoria geral dos sistemas foi formulada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com