TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Somos Muitos Mas Será Que Somos Fortes?

Ensaios: Somos Muitos Mas Será Que Somos Fortes?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

SOMOS MUITOS... Mas será que somos grandes?

Os Administradores são muitos no Brasil. O curso superior de Administração é o que tem o maior número de estudantes matriculados nas Instituições de Ensino Superior (IES): mais de 850 mil, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).Mas será que somente números altos bastam? A avaliação oficial do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012 apresenta aumento expressivo nos conceitos 3, 4 e 5 e uma redução significativa do conceito 1 do ENADE dos cursos de Administração, 4 dos dados do censo da educação superior realizado pelo Inep/MEC, o que significa que o cenário apresenta desafios e que a “culpa” dos cursos não serem tão bons quanto deveriam não é apenas de um ou outro, mas deve ser compartilhada (avaliações abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima.).

A nota média do Enade de Administração em 2012 foi de 2,33 – em 2009 ela foi de 2,29. Mas quais seriam, então, as características que devem ser valorizadas nos cursos de Administração já existentes e o que pode mudar para torná-los ainda melhores?

A coordenadora da Graduação do Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (Insper-SP), professora Luciana Yeung, acredita que o aluno de Administração deve ter disciplinas que contemplem a área humanística e a quantitativa, o que já é comum no exterior, para conseguir resolver problemas – demanda frequente do Administrador. “Um curso somente teórico não vai formar um profissional completo”, opina. A opinião de Luciana é compartilhada pelo professor Moraes, vice-presidente da Angrad. Ele acredita, inclusive, que a formação específica é mais apropriada para uma pós-graduação.

http://www.cfa.org.br/rba/edicoes/edicao97/capa-ed97-somos-muitos-mas-sera-que-somos-grandes

Revista Brasileira de Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com