TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos Fazenda São Pedro

Trabalho Universitário: Sucos Fazenda São Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Em nossos tempos atuais, cada vez mais clientes se tornam mais exigentes em relação à qualidade dos produtos que consomem. Por isso cada vez mais o mercado exige novos produtos, com maior qualidade e desempenho. A marca de sucos Fazenda São Pedro é líder de mercado em sua região. Atende sua demanda com bons produtos. Mas por estarem atentos ao que acontece no cenário competitivo de mercado, a família proprietária da fazenda e da marca Sucos Fazenda São Pedro quer melhorar seu nível de vendas e crescimento, mas o risco de que o investimento possa não dar certo é grande. Grandes marcas lideram as vendas em cidades maiores. A concorrência é alta. Mas mudanças precisam acontecer. Ou investir alto e se arriscar em uma nova empresa e explorar novos lugares, ou se mantem no mesmo lugar, mas melhora a qualidade de produção, custo e venda. A decisão precisa ser tomada com cautela. O objetivo desse trabalho é mostrar que o crescimento, apesar dos riscos, traz um aumento significativo nas vendas e mantem o produto em destaque. Vamos analisar passo-a-passo como a decisão deve ser tomada da melhor maneira para o crescimento acontecer. Primeiramente por analisar as propostas, segundo por avaliar e escolher uma delas, e terceiro por colocar a decisão em prática e qual será a forma de idealizar a idéia.

Sucos Fazenda São Pedro

Seu Oswaldo possui uma fábrica de sucos prontos para beber em sua fazenda, onde ele mesmo toma conta dos negócios da família. Além da fábrica, também há na fazenda outros setores em que a família trabalha como o plantio de soja, amendoim, milho etc.

Seu Oswaldo tem dois filhos que o ajudam a administrar a fazenda. E ambos percebem que há uma grande necessidade de mudanças para o aumento nas vendas do suco, ou pelo menos para que ele se mantenha em alta no mercado.

A possibilidade de reciclagem na empresa, ou seja, atualização dos conhecimentos e equipamentos beneficia a mesma nas melhorias em geral para o aumento de renda mensal, na sugestão de José, no case analisado, essa reciclagem deve acontecer na troca de máquinas para melhor utilização da matéria-prima e automaticamente diminuição no quadro de funcionários, uma vez que a modernização dos equipamentos faz com que menos operários façam o mesmo trabalho que anteriormente vinha sendo feito, com isso pretende reduzir os custos para melhorar o orçamento.

É importante salientar que a redução de custos prevista não implica na qualidade do produto, pelo contrário, a modernização dos equipamentos além de reduzir custos propõe melhor qualidade no mesmo, a opção de redução nos custos é em caráter de necessidade para aumentar os lucros e tornar viável a permanência da empresa no âmbito familiar em que encontra-se, considerando que a opção do José é realmente não expandir os negócios mas sim a lucratividade.

No geral um plano de expansão deve ser esquematizado de forma que a empresa não sofra impactos negativos na produção ou abalos bruscos no orçamento, então a estratégia é crescer com planejamento, através de reservas financeiras para os investimentos ou injeção de capital dos sócios.

No caso, o João, filho mais novo do Sr. Oswaldo, pretende expandir a empresa apostando no sucesso que o suco comercializado outrora em uma pequena região irá atingir em um novo mercado, uma vez que a opção possui um alto poder aquisitivo e automaticamente maior possibilidade de adquirir o produto com uma margem de lucro maior. A expansão irá ocorrer através da busca de capacidades e melhorias técnicas no produto, uma vez que o mesmo acredita serem necessárias tanto quanto o domínio de novos mercados de atuação.

No pensamento estratégico do João, uma vez executada as ações para expansão a comercialização aconteceria pelos mesmos canais já utilizados – supermercados – porém com o diferencial desses canais serem de maior porte e, aposta ainda, em uma nova estratégia de comercializar o produto, inovando com entregas em domicílios, onde pequenos distribuidores locais atenderiam diariamente os consumidores, viabilizando a eles a opção de pagamento mensal para incentivo à compra.

Além do dito, pretende ainda o projeto, investir em planos de comunicação integrada, para lançar o produto na nova região e com isso obter maior êxito na captação de novos clientes. Por fim, ainda pretende abrir novos pontos de atendimento onde novos colaboradores também seriam contratados, afim de, focar os trabalhos de fidelização de clientes.

A proposta do filho mais velho é melhorar o processo produtivo da fábrica, diminuição dos custos, e manter o ritmo da empresa para que ela se mantenha ainda por muitos anos na região.

A proposta do filho mais novo, é de expandir seu produto por comercializar o suco na região da grande São Paulo, sendo necessária a implantação de um novo escritório na região, aumento no número de máquinas e funcionários, mudanças na embalagem e na composição do suco.

A função do senhor Oswaldo é, mais uma vez, de intermediar a relação entre os dois filhos e o de analisar as duas propostas verificando seus pontos positivos e negativos para o futuro da empresa.

Considerando as duas propostas acima e a história de sucesso da Fazenda São Pedro e que pra aumentar a demanda é preciso expandir o produto para outras áreas, convém destacar que a única maneira da mesma crescer ou até mesmo de manter-se como a melhor em vendas na região de Ribeirão Preto é investindo em novos mercados, porém há diversos pontos nas duas propostas que precisam ser discutidos.

Considerando a ideia de João de aumentar as atividades, devemos analisar os pontos positivos e os negativos em relação a sua estratégia.

Pontos Positivos: para que a empresa cresça é necessário aumentar a capacidade de produção através do aumento do número de equipamentos e do número de funcionários. Também se percebe que João fez um diagnóstico do mercado para o qual pretende se voltar que é a cidade de São Paulo, pois sabe que os clientes-alvo têm alto poder aquisitivo e que por isso mesmo vão investir em produtos de qualidade como o Suco da Fazenda São Pedro. Destaca-se também o fato de manter os produtos sendo comercializados nos supermercados, pois esse setor já traz retorno na cidade de origem, e o diferencial das outras empresas concorrentes será a entrega nos domicílios dos clientes, proporcionado maior comodidade aos mesmos e finalmente o investimento em marketing para divulgar o produto.

Pontos Negativos: Muitas vezes o cliente que já conhece a marca do produto já conhece a qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com