TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos Sao Pedro

Dissertações: Sucos Sao Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O crescimento empresarial muitas das vezes acontece de forma natural, as vezes de forma planejada ou até mesmo de forma surpreendente, mas quando nos deparamos com a dúvida de crescermos ou não a decisão se torna mais difícil e temos que fazer um planejamento detalhado e certeiro.

No caso de corporações tradicionais esta decisão pode ser feita de forma mais racional, mas se o caso for de uma corporação familiar a tomada de decisão pode ter vários fatores extra corporativos a serem considerados.

Esta tomada de decisão se torna mais difícil pois além do crescimento estratégico, riscos e investimentos, temos que avaliar quais serão os familiares afetados direta e indiretamente e de que forma isso aconteceria, se positiva ou negativamente

A empresa em questão é remanescente da tradicional fazenda São Pedro, localizada no interior paulista, que em 1995, por meio da decisão de seus proprietários decidiram se dedicar inteiramente a produção de sucos de laranja prontos para beber.

Em pouco tempo de atuação no mercado, a Sucos Fazenda São Pedro se tornou líder absoluta de mercado na região de atuação, de forma que nem mesmo os principais gigantes deste ramo como, Del Valle, Ades e Mais não conseguem grandes resultados.

O mercado de Sucos prontos vem crescendo fortemente nos últimos anos, já que é muito grande a busca da população por uma vida mais saudável, aliada a facilidade do produto já pronto. O mercado tem números tão favoráveis que gigantes como a Coca-Cola e Unilever direcionaram seus investimentos para este mercado.

Com todos estes pontos citados, a empresa Sucos Fazenda São Pedro se encontra em um dilema administrativo, financeiro e familiar, sair da sua região e alçar voos mais altos e promissores mas com grande concorrência e periculosidade na maior região metropolitana do Brasil, obtendo um crescimento vertical como deseja um dos irmãos e administrador da empresa, ou se manter na região com passos pequenos, mas porém infinitamente menos ariscados, como deseja o outro irmão e também membro da administração da empresa.

Caberá ao chefe da família e presidente da empresa, Sr. Oswaldo Azevedo, tomar a decisão mais importante dos últimos anos, baseado nos argumentos expostos pelos seus dois filhos.

2 DESENVOLVIMENTO

A fazenda São Pedro é uma grande e tradicional propriedade localizada no interior paulista. Ela é administrada pela família Azevedo desde as primeiras décadas do século XX teve seus tempos áureos na época de produção do café.

A Fazenda também se destaca na alta produtividade de várias culturas de maneira rotativa, além de certa parte da propriedade ser dedicada a criação de gado.

Diferentemente de outras fazendas da região , a Fazenda São Pedro não se dedicou a monocultura da Cana de açúcar, mas sim a plantação de laranjas.

O cultivo da laranja, no passado, obteve ótimos resultados no Brasil, mas com os grandes investimentos feitos em tecnologia pelos seus principais concorrentes, como os estados Unidos, o negocio se tornou não tão lucrativo como era, pois fez com o que o valor de venda da caixa colhida diminuísse consideravelmente, inviabilizando as pequenas e médias propriedades a continuarem no ramo.

Foi neste ponto que houve uma transformação na Fazenda São Pedro, pois para compensar o baixo preço pago pela laranja “in natura”, foi decidido pela produção do suco pronto para beber, o Suco Fazendo São Pedro, inicialmente comercializados em caixas tipo tetra pack de 1 e 2 litros.

Hoje a fazenda é presidida pelo Sr Oswaldo Azevedo, pois foi herdada nos anos 60 de seu pai, Fernando Azevedo. Junto ao Sr. Oswaldo estão na administração do negocio os seus filhos José e João Azevedo.

O alto investimento feito na produção dos sucos prontos não demorou a dar bons lucros, se tornando líder absoluta do produto na região, impedindo até mesmo gigantes do setor a conseguirem bons resultados na região.

Com o aumento da competitividade do mercado, os Sucos Fazenda São Pedro para sobreviver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com