TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC- Formação De Preços

Casos: TCC- Formação De Preços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  6.689 Palavras (27 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 27

1 INTRODUÇÃO

A formação de preços de uma organização costuma ser uma área bem complexa, pois se precisa trabalhar com a otimização dos custos de produção, tornando o custo o mais baixo possível e fazer com que o consumidor tenha disponibilidade financeira para adquirir o produto. Sendo a concorrência a segunda e mais importante condicionante de preço e a que dita às tarifas de mercado, por já estar estabelecida no mesmo.

Martins (2001, p.237) diz que os preços, na economia de mercado atual, "são decorrência dos mecanismos da oferta e procura", isto é, o mercado é o grande motivador pela fixação do preço, e não os custos de aquisição dos produtos.

Todas as empresas, com ou sem fins lucrativos, estabelecem um preço para seus serviços. Estipular preços competitivos de venda é uma tarefa que exige da empresa o conhecimento dos componentes que dão origem ao preço de venda. É significativa a influência do preço exercido pela empresa, que Bruni e Famá (2003, p. 311) cita:

“O sucesso empresarial poderia até não ser consequência direta da decisão acerca dos preços. Todavia, um preço equivocado de um produto ou serviço certamente causará a sua ruína”.

A definição do sistema de custeio é importante neste processo, pois, possibilitará ao administrador prever quais os resultados operacionais da produção. Deve-se atentar, ao que Sebrae define em seu site (2014), como o preço de venda da seguinte maneira:

“(...) Sob o ponto de vista da empresa, o preço pode ser visto como a compensação recebida pelos produtos e serviços que oferece ao mercado.”

Como referência de dados estatísticos, o SEBRAE e a Fundação Universitária de Brasília (Fubra) enumeram em seu Boletim: Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil, publicado em 2004. Alguns fatores relevantes e suas respectivas taxas que podem ocasionar uma possível falência das empresas brasileiras, algumas delas são comuns na ILUMITECH, como: falta de capital de giro (42%), problemas financeiros (21%), maus pagadores (16%), falta de crédito bancário (14%) entre outros. Com estes dados, nota-se que nos dias atuais as empresas precisam investir na diversificação do preço como diferencial dentro do mercado. Levando em consideração suas despesas e receitas, focando na maximização de lucro.

Este trabalho abordou a área de Finanças sob o ponto de vista da formação de preços sobre os serviços prestados de uma empresa atuante na área de obras e iluminação pública.

A metodologia aplicada foi um estudo de caso, onde foi observado in loco como foi o processo de formação de preços, no qual foram propostas sugestões de melhorias para o sucesso de venda dos serviços.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Devido à complexidade na formação de preços que poderão ser inadequadas para produtos e serviços, tem-se como objetivo geral o levantamento dos pontos fortes e fracos da Empresa ILUMITECH, levando em consideração esta área que requer a devida importância.

2.2 Objetivos Específicos/ Secundários

A partir da identificação de pontos fracos, serão propostos os seguintes objetivos específicos para alcançar melhorias no processo de fixação do preço:

• Penetração no mercado: a empresa instaura o preço com a finalidade de atingir grande participação no mercado. Para a sobrevivência desta área de obras e instalações é necessária à atenção quanto ao excesso da capacidade produtiva, a concorrência intensa ou as variações de desejos dos clientes;

• Selecionar o mercado: a empresa estabelece o preço propondo-se alcançar segmentos específicos de mercado;

• Controle contínuo do caixa: analisando as projeções financeiras da empresa e utilizar planilhas eletrônicas e sistemas atualizados frequentemente;

• Maximizar o lucro: o preço é estabelecido tendo em vista a maximização do retorno para a empresa. Levando em consideração um melhor cálculo dos custos fixos, variáveis e a sua margem de lucro, para assim, chegar ao seu preço final e,

• Eliminar a concorrência: o preço estabelecido é calculado com base no concorrente e levando em consideração o valor que o cliente deseja pagar. Essa situação se não for planejada pelos Gestores, podem acarretar em futuros prejuízos financeiros a empresa.

3 DELIMITAÇÃO E RELEVÂNCIA

A empresa a ser analisada é a Empresa VB Iluminação e Instalações Elétricas LTDA – EPP tem como nome fantasia ILUMITECH. Foi criada no dia 03 de Março de 2006.

Atua no ramo de iluminação e instalações elétricas em geral, tendo como foco de mercado a realização de serviços em “iluminação publica”, ou seja, ela presta serviços para consórcios que ganham licitações de obras públicas como, por exemplo, o Consórcio TransCarioca, TransOeste , Maracanã 2014, TransOlímpica, TransBrasil, Minha Casa Minha Vida e PAC, além de atuar em menor escala na elaboração de projetos de arquitetura e iluminação padronizados, buscando aprovação do CREA e RioLuz/Light, iluminação de condomínios particulares, fazendo a iluminação das áreas comuns dos moradores como: garagens, fachadas, praças dentro dos condomínios.

O quadro de funcionários atual da ILUMITECH é de 43 (quarenta e três) colaboradores, e se torna expressivo visto que a rotatividade nas empresas do ramo de Iluminação e Instalações Elétricas é alto demais, principalmente no Rio de Janeiro, estado onde se localiza e atua a mesma. Porém esta empresa é de âmbito Nacional.

A relevância do tema “Formação de preços” para as organizações é essencial devido à direta ligação com a sobrevivência e o crescimento das mesmas, independente dos seus portes e ramos de atuação (WERNKE, 2005).

Assim, a importância deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com