TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCM Basico

Trabalho Universitário: TCM Basico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O trabalho de conclusão de módulo (TCM) tem o papel de registrar as ações de pesquisa que são realizadas no decorrer do trimestre. Estas pesquisas servirão para analisar o mercado industrial, comercial e de serviços. Todos os tipos de empresa serão observados detalhadamente.

Para que o aluno saia com um conhecimento sólido não apenas por teoria, o projeto integrador uni todas as diciplinas do semestre dando a oportunidade dos alunos colocarem suas competências em prática.

Com o projeto integrador o grupo é capaz de administrar uma empresa; liderar um grupo; trabalhar em equipe; aguçar a criatividade; motivar tornar um empresário; ativar o espírito de empreendedorismo; tomar decisões; ter flexibilidade nas tomadas de decisões; ter mais conhecimento e comprometimento com a área de atuação; ter um comportamento coerente diante das adversidades; elaborar um plano de ação; ter visão financeira; ter visão ampla de mercado para aplicar adequadamente seu empreendedorismo; tornarmo-nos mais capazes para o mercado de trabalho; avaliar o desenvolvimento da empresa como o todo.

Com o TCM podemos aprender a ampliar o conhecimento de produção de texto e leitura; administrar o tempo para execução de um trabalho longo; preparar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso); produzir conhecimento; organizar ideias; esquematizar o lado científico; acompanhar o projeto integrador dando-lhe vida acadêmica.

Portanto, com a confecção deste projeto, o grupo pretende levar este modelo para a conclusão de cada semestre até a finalização do curso com o TCC. Através deste, podemos ter um amplo conhecimento do passo a passo ao que devemos realizar e resultar em um bom trabalho.

1. Desenvolvimento

1.2 O que é uma empresa

Segundo CHIAVENATO, as empresas são exemplos típicos de organizações sociais geralmente chamadas de Organizações Lucrativas, embora existam empresas sem qualquer fim lucrativo como as organizações sociais.Dentre essas organizações existem empresas: públicas e privadas.

As empresas públicas são aquelas que possuem participação do Estado, em grande maioria, sem fins lucrativos. O objetivo é prestar serviço ao público (sociedade). Exemplos: Previdêncial Social, Segurança Social, Saúde Pública, etc.

As empresas privadas são aquelas de propriedade particular, sem qualquer envolvimento do governo. São empresas que visão produzir e prestar serviços a fim de obter lucros, assim são movimentadas as empresas.

1.2.1 Empreendedor Individual

Segundo fonte do Portal do empreendedor, empreendedor individual (anteriormente chamado de firma individual) é aquele que exerce em nome próprio uma atividade empresarial. É a pessoa física (natural) titular da empresa. O patrimônio da pessoa natural e o do empresário individual são os mesmos, logo o titular responderá de forma ilimitada pelas dívidas.

1.2.2 Micro Empresa

Uma microempresa é uma empresa de pequena dimensão. A sua definição varia conforme o país, mas pode-se dizer que, em geral, conta com no máximo dez empregados, sendo que o proprietário da microempresa costuma contribuir para a mesma com o seu próprio trabalho. Seu faturamento anual é reduzido, permitindo que o pagamento de tributos possa ser realizado de forma simplificada. Em Direito, a matéria é principalmente regulada em direito tributário e direito comercial.

1.2.3 Empresa Pequena

As pequenas e médias empresas (conhecidas também pelo acrónimo PME) são empresas com caraterísticas distintivas, tendo uma dimensão com determinados limites de empregados e financeiros fixados pelos Estados ou Regiões administrativas. São agentes com lógicas, culturas, interesses e espírito empreendedor próprios.

1.2.4 Empresa Média

São empresas que possuem um número médio de empregados, além dos recursos disponíveis e o tamanho das instalações também são mediano.

1.2.5 Empresa Grande

São empresas que possuem muitos empregados, diversos cargos, grandes recursos e instalações físicas. Empresas que possuem diversos cargos e uma linhagem de hierarquia.

1.3 Definição de Produtos

Segundo Kotler (1998), produto é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer o desejo ou a necessidade do consumidor.

1.4 Definição de Serviços

Segundo Kotler (1998), serviço é qualquer ato ou desempenho que uma parte possa oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não estar vinculada a um produto físico.

1.5 Parte teórica

1.5.1. Missão. Visão, Valores

Missão

A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? A organização deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc. Você é um empresário de visão, ou trabalha em uma empresa visionária? Como você imagina que será sua empresa nos próximos dez ou vinte anos? Estas perguntas podem ser respondidas se analisarmos o termo visão.

Visão

A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos esforços individuais, da equipe e pela alocação de recursos. A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado. Deve ser uma frase prática, realista e visível, pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propor resultados inatingíveis. Uma simples frase pode sintetizar essa ideia sendo, ao mesmo tempo, ambiciosa e inspiradora. Deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas: No que a empresa quer se tornar? Onde nós estaremos? O que a empresa será? Em que direção deve-se apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com