TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS DE LIDERANÇA

Artigo: TECNICAS DE LIDERANÇA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

TECNICAS EM LIDERANÇA

Todo líder precisa conhecer a organização em que atua. O que é organização ?

Organização lembra organismo. Todos os órgãos trabalham plenamente. Todos precisam estar em pleno funcionamento e em sintonia de uma forma geral e não isoladas.

O líder precisa ter uma visão sistêmica, ou seja, compreender visão, missão e valores.

É necessário conhecer os fatores externos (fornecedores, mercado, clientes, concorrentes, população, clima) e os fatores internos (funcionários, política salarial, capacitação, comunicação, clima organizacional, política de preços, marketing, comportamento e liderança) para um bom desenvolvimento de planejamento estratégico.

Responsabilidades do Líder perante a Empresa

A atuação do líder é significativa na empresa, pois ele é o intermediário entre o “patrão” e o “empregado”. Para essa finalidade, o líder precisa conhecer legislação trabalhista, visão sistêmica, normas de segurança do trabalho, responsabilidade para cumprir prazos (gerenciamento de conflitos de pessoal) . O líder precisa ter diálogo entre seus colaboradores, sua chefia mas quem manda no negócio é o cliente. Ele precisa definir quais são as expectativas dos colaboradores em relação à empresa e quais as expectativas da empresa em relação aos colaboradores.

Competência principal do Lider

O líder é estratégico. É conciliador. Aprende a negociar interesses e trabalha conflitos. O líder é resiliente (suporta pressões). Ele tem inteligência emocional. É flexível, é um bom ouvinte. É honesto e transparente. Uma das características principais do líder gira em torno de conhecimento, habilidades e atitudes.

O líder precisa sempre ser profissional, ter afinidade com a equipe, influencia pessoas.

Portanto, não existe um líder ideal, é preciso equilibrar o senso autocrático, o democrático e o liberal dentro de uma equipe. O líder conquista pessoas de forma natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com