TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DE GESTÃO

Trabalho Escolar: TECNOLOGIA DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  6.054 Palavras (25 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 25

TECNOLOGIA DE GESTÃO

PROFESSOR: Dr. Oderson Mello

RIO DE JANEIRO, 20 DE NOVEMBRO DE 2012

INTRODUÇÃO

SAMBÉ MADEIRAS

A Empresa Sambé de Santa Cruz Madeiras Ltda-ME em 2012 entra no seu 3º ano de funcionamento carregando uma historia de sucesso e principalmente de muito trabalho. Possui como nome fantasia – Sambé Madeiras, tendo como ramo de negócios, Comércio Varejista de Madeira e Artefatos, situada na Rua Itatinga, nº91, bairro- Santa Cruz-RJ – CEP- 23.520-521. Principais executivos: Célio Jorge de Almeida, Fábio da Silva Almeida e Patrícia da Silva Almeida. A história da Sambé Madeiras começa, na verdade há 25 anos quando o Sr. Célio Jorge, trabalhando como marceneiro e entendendo as necessidades dos profissionais da área, decidiu investir na especialidade que mais conhecia. Primeiro veio à oficina do Sr. Célio, sempre com muitas idéias e disposição para atender os clientes mais exigentes. O negócio cresceu surgindo a COPFORM MOVEIS PLANEJADOS.

A EMPRESA

A Sambé de Santa Cruz Madeiras ltda. me – Madeireira Sambé possui tradição no mercado e é reconhecida como uma das melhores distribuidor de madeiras da região, o que lhe tem garantido negócios de crescimento em outras localidades.

O compromisso da nossa marca é a satisfação dos nossos consumidores. Buscando sempre a excelência na qualidade dos produtos e no atendimento prestado.

Missão: Oferecer com responsabilidade produtos e serviços de qualidade de modo sustentável, gerando satisfação e agregando valor para nossos clientes, colaboradores e fornecedores.

Visão: Ser referência no segmento de madeira pela qualidade, sustentabilidade e inovação tecnológica dos nossos produtos e serviços.

Valores: Ética, Inovação, Segurança, Qualidade, Crescimento, rentabilidade e Sustentabilidade.

Certificações:

- ISO 9001 – (estabelece requisitos da qualidade voltados à satisfação dos clientes).

- ISO 14001 – (permite atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto).

- OHSAS 18001 – (para prevenção e controle de riscos de acidentes e doenças ocupacionais).

- ISO 14001; política ambiental (permite atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto).

Referencial teórico

Esta empresa tem como objetivo a comercialização de madeiras e seus artefatos. A empresa possui algumas planilhas de controle de acompanhamento de resultados, mas não possui um instrumento de mensuração orçamentária integrado entre seus departamentos. Entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos foram realizadas no intuito de permitir o atendimento dos objetivos propostos pela pesquisa.

A evolução do planejamento

A sobrevivência de uma organização está relacionada diretamente com o seu planejamento. As decisões tomadas no presente irão refletir no futuro. O ambiente mercadológico competitivo obriga o compromisso profissional, definidos na missão e nos objetivos da empresa, em todos os seus níveis, buscando a satisfação dos clientes, sócios e colaboradores internos e externos. Na estruturação do planejamento estratégico, o processo inicial é a elaboração do negócio, visão corporativa, missão e objetivos. Para a realização de um diagnóstico, analisamos os seguintes aspectos: ambiente interno e externo, marketing e vendas, finanças e controladoria. Existem fatores importantes que influenciam diretamente no planejamento estratégico das empresas, como capacidade da organização, concorrentes, mudanças do governo, culturais e climáticas. A empresa tem visão apurada e assim conseguem oferecer vantagens competitivas diante das variáveis não controláveis e reestruturar suas estratégias.

Descrição e análise dos resultados:

Com o objetivo de analisar os resultados da pesquisa realizada na Empresa SAMBÉ, que desenvolve suas atividades no ramo de distribuição de madeira há alguns anos. Em entrevista realizada junto ao gerente financeiro da empresa, estruturamos questões com a finalidade de responder os objetivos da pesquisa e, especificamente, a obter características gerais da empresa, o método de venda. O departamento de vendas atua através de televendas e de representantes locais, atendendo regionalmente todos os seus clientes. Os pedidos entram em uma fila de entrega, o produto acontece de acordo com o chamado “fechamento da carga” no caminhão, ou seja, a logística é alinhada de acordo com a capacidade de carga do caminhão que fará a entrega na região. Serão distribuídas as mercadorias que foram vendidas e serão entregues em uma região logisticamente delimitada. A empresa trabalha com estoques de produtos acabados, ou seja, ela só distribui o que vende. No departamento de compras concentram-se todas as aquisições de material de distribuição e escritório. Os materiais são adquiridos de fornecedores. Ela possui pouca variedade de fornecedores de materiais, ocasionado principalmente pela oferta de madeira sob medida utilizada pela medida específica de suas bitolas, o que dificulta o processo de negociação. O setor de descarga determina a onde será estocado o material, com isso há custo de atualização do maquinário da marcenaria, sua manutenção e mão-de-obra especializada. Na administração concentram-se as decisões estratégicas, tomadas pelo sócio-diretor e pelos gerentes de vendas/produção e financeiro. O gerente financeiro é o encarregado pela integração de todos os orçamentos e seu acompanhamento, medindo as variações. O orçamento tem a finalidade de direcionar os esforços de todos os colaboradores envolvidos diretamente em sua elaboração e medir os resultados, avaliando se o que foi planejado foi executado.

Veja:

A base para a elaboração do orçamento são os dados históricos dos resultados obtidos nos anos anteriores e na tendência do mercado, arbitrado pelo gerente de comercial.

A venda é preparada pelo departamento comercial, sob supervisão do gerente para o período de um ano. É composto pelos seguintes componentes:

Quantidades a serem vendidas por unidade e por região;

Preços médios de vendas por metro linear

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com