TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA NE INFORMAÇÃO

Dissertações: TECNOLOGIA NE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 5

ergunta 1

1 em 1 pontos

A mundialização financeira teve um papel integrador, principalmente entre os países da Tríade (Estados Unidos, Europa e Japão), fazendo com que crescesse o sistema de intercâmbio entre os países. Como resultado da mundialização, podemos citar:

Resposta Selecionada: a.

a crescente marginalização dos países não pertencentes à Tríade.

• Pergunta 2

1 em 1 pontos

(Fonte: <http://www.vestibularseriado.com.br/geografia/questoes/item/183-mundo-bipolar-e-globalizacao-questoes>. Modificado. Acesso em 10 ago 2010). Avalie as afirmativas abaixo acerca do processo de globalização, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) ao considerar os aspectos culturais, econômicos e políticos.

I. Segundo os opositores da globalização, ela tem contribuído para o aumento do desemprego, porque acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tais como a introdução de novas tecnologias liberadoras de mão de obra e a institucionalização de diferentes relações de trabalho.

II. Para os opositores do processo de globalização, ela contribui para a formação e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos países, gerando acumulação e concentração de capitais.

III. A globalização gera, para os críticos desse processo, a indiferença dos investidores internacionais quanto à capacidade dos países em desenvolvimento de manter seu ritmo de crescimento e honrar os seus compromissos externos.

IV. A economia globalizada levou o crescimento do comércio mundial, em níveis sem precedentes. Tal fato propiciou o desenvolvimento de inúmeras nações que, até então, estavam à margem do processo de produção capitalista, na América Latina e na África.

V. Com a globalização, configura-se um processo de democratização das relações entre nações, com uma crescente autonomia dos Estados nacionais, com relação às instâncias internacionais de poder. Tal fato é decorrente do desaparecimento dos “blocos” de países que se integravam econômica e culturalmente.

A sequência correta (V ou F) para as afirmativas acima é:

Resposta Selecionada: d.

V, V, V, V, F.

• Pergunta 3

1 em 1 pontos

Das características abaixo citadas, qual(is) aproxima(m)-se do fenômeno conhecido como globalização?

Resposta Selecionada: b.

A expansão dos fluxos de informações, dos fluxos de capitais e dos fluxos comerciais independentes das fronteiras nacionais.

• Pergunta 4

1 em 1 pontos

Leia o texto abaixo.

“As multinacionais [...] podem fazer investimentos em lugares onde os custos são mais baixos, produzir peças num país para serem transformadas em outros e comercializadas em todo o planeta. Ou seja, por trás da expansão do comércio, a economia atual é regida por uma variável ainda mais forte: a expansão rápida da produção comandada por empresas que realizam suas atividades fora do seu país de origem.” (em BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2003, p.55).

A notícia está relacionada a qual das esferas da globalização econômica?

Resposta Selecionada: d.

Globalização produtiva, pois as empresas globalizadas podem ganhar mais competitividade ao aproveitar oportunidades de baixar custos existentes em todo o planeta.

• Pergunta 5

1 em 1 pontos

Na mundialização financeira, as instituições e os mercados financeiros têm mostrado uma força independente perante os Estados. São tratados como verdadeiras indústrias financeiras, devendo gerar resultados como as empresas de outros setores da economia. Isso está ocorrendo porque:

Resposta Selecionada: e.

foram eliminadas as regulamentações e controles sobre a movimentação do capital.

• Pergunta 6

1 em 1 pontos

Leia a notícia abaixo, conforme publicado em 16/09/2009, na Folha On Line (<http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u624735.shtml>):

JBS-Friboi negocia fusão com Bertin e compra a americana Pilgrim's

O gigante mundial do setor de carnes JBS-Friboi informou nesta quarta-feira ao mercado que negocia com a rival Bertin (dona das marcas "Vigor" e "Leco") uma associação que deve viabilizar a unificação das operações das duas empresas. A JBS também revelou hoje que deve adquirir a americana Pilgrim's Pride Corporation por aproximadamente US$ 2,8 bilhões (cerca de R$ 5 bilhões). O acordo entre JBS e Bertin prevê a criação de uma sociedade do tipo holding (denominada por enquanto como "Nova Holding"), formada pela totalidade das ações da primeira mais 73,1% do capital social da segunda. Dessa forma, a Nova Holding será a acionista controladora tanto da JBS quanto da Bertin. Em seu comunicado ao mercado, não há esclarecimentos sobre a divisão de poder e funções no interior da Nova Holding. "As partes estão analisando a melhor estrutura de integração das operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com