TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E MARKETING DE RELAÇÕES: VISÃO PRÁCTICA DE SUA APLICAÇÃO NO CONFITÉRIO DE VAREJO

Projeto de pesquisa: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E MARKETING DE RELAÇÕES: VISÃO PRÁCTICA DE SUA APLICAÇÃO NO CONFITÉRIO DE VAREJO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.907 Palavras (20 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 20

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E MARKETING DE RELACIONAMENTO:

UMA VISÃO PRATICA DE SUA APLICAÇÃO NO VAREJO DE CONFECÇÕES.

Resumo: O presente estudo busca definir a tecnologia da informação e o marketing de relacionamento em uma abordagem voltada ao varejo de confecções. Paralelamente, analisa-se qual a relevância de tais ferramentas no processo administrativo de empresas do ramo. Foi utilizada, uma amostragem não probabilística de caráter intencional. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa. O texto fundamenta-se em pesquisa exploratória e descritiva, para compreender a importância do marketing de relacionamento e da TI para uma orientação efetiva da organização para o consumidor. Concluí-se que a baixa percepção, pelos dirigentes das verdadeiras competências de cada um dos tópicos abordados, assim como, o baixo investimento no aprimoramento das relações necessárias, transforma o marketing de relacionamento e a TI em ferramentas isoladas e sem retorno para as organizações do varejo de confecções de Feira de Santana.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação; Marketing de Relacionamento; Varejo; Confecções.

Abstract: The present study it searches to define the technology of the information and the marketing of relationship in a boarding directed to the retail of confections. Parallel, which is analyzed the relevance of such tools in the administrative proceeding of companies of the branch. It was used, a not probabilistic sampling of intentional character. The methodology is based on the qualitative research. The text is based on exploratory research and descriptive, to understand the importance of the marketing of relationship and TI for an orientation it accomplishes of the organization for the consumer. I concluded that low the perception, for the controllers of the true abilities of each one of the boarded topics, as well as, the low investment in the improvement of the necessary relations, transforms the marketing of relationship and TI into isolated tools and without return for the organizations of the retail of confections of Feira de Santana.

Key words: Technology of the Information; Marketing of Relationship; Retail; Confections.

1 Introdução

Este artigo apresenta de maneira conceitual, uma discussão da Tecnologia da Informação e do Marketing de Relacionamento. Estes considerados como ferramentas de apoio para a nova era da concorrência e competição dentro do varejo de confecções inserido em um ambiente globalizado.

Inicialmente, enfoca-se uma releitura da tecnologia da informação como ferramenta de apoio para a gestão organizacional e como esta pode ser ou não utilizada em empresas do segmento.

A análise do modo de pensar, de compreender e lidar com a realidade oferece informações necessárias para que se possa tomar decisões, com base no conhecimento do ponto de vista do cliente. Isso é fundamentado por uma visão multifacetada do Marketing de Relacionamento.

Viabilizando um maior entendimento deste artigo, se fez necessário abordar os conceitos de varejo mais utilizado no meio acadêmico e uma análise mais contundente do varejo de confecções. Buscando, assim detectar qual o seu real posicionamento perante o crescimento das novas tecnologias e da evolução constante do relacionamento entre cliente e fornecedor.

Com o intuito de avaliar a veracidade destas hipóteses, o artigo é baseado em um primeiro momento na pesquisa bibliográfica, pois utilizou-se de livros e materiais disponíveis na Internet. Em descritiva, porque descreve as percepções em relação à utilização da TI e do Marketing de Relacionamento para as empresa do setor varejista de confecções. Quando ao método de abordagem utilizou-se a qualitativa, pois dá mais relevância a interpretação dos dados que a quantificação destes.

Assim, o pesquisador pode fazer um levantamento provisório e análise dos dados de forma detalhada, com materiais pesquisados e indicados pelo orientador, permitindo ao investigador a obtenção de uma melhor compreensão do comportamento de diversos fatores e elementos que influenciam em determinado assunto.

2 Tecnologia da Informação

O mundo tem testemunhado diversas transformações em seus conceitos de atendimento e satisfação ao cliente. As mudanças e evoluções na economia e nos mercados têm provocado turbulências acentuadas. Bretzke (2000, p. 24), afirma que: “Hoje os clientes aprenderam a ser menos tolerantes com as empresas que não os reconhecem, usando as informações disponíveis no banco de dados, para facilitar o relacionamento”.

Desta forma, a TI passa a ser decisiva no fracasso ou sucesso de uma empresa, contribuindo para que ela possa ser mais forte, ágil e flexível frente ao mercado, invés de ficar a sua mercê.

Walton (1998) define que os sistemas de TI podem assumir muitas formas, atender grande número de tarefas, servir a propósitos de eficiência, eficácia ou inovação e terem efeitos organizacionais nitidamente diferentes. Portanto, o uso da TI abrange o denominado triângulo estratégico que é composto por: estratégia de negócio, estratégia da organização e estratégia de TI que interagem entre si.

 A estratégia do negócio define o modelo do empreendimento e como a organização irá atuar no mercado, com enfoque e estratégias especificas;

 A estratégia da organização define a estrutura organizacional e seus processos operacionais e estratégicos para cumprir a estratégia do negócio;

 A estratégia da TI define a arquitetura tecnológica necessária para o cumprimento da estratégia de negócio e suporta a estratégia da organização, ao mesmo tempo em que provoca e possibilita mudanças nestas outras duas.

Neste contexto, os fatores que devem ser considerados para o alinhamento estratégico entre a organização e a TI incluem lógica de negócio, com as definições de negócio e atuação no mercado;

No meio empresarial varejista, as decisões sobre o uso estratégico dos sistemas de informações são influenciadas pela percepção de valores por parte da diretoria da organização. Onde esta é analisada nas seguintes óticas: a importância dos valores percebidos, a influência desta percepção e as formas como a organização interpreta estes valores gerando regras de gerenciamento.

Contudo, numa análise mais atual do impacto da TI, Porter (2001) diz que o entendimento da estrutura da indústria que a empresa atua e da sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com