TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da globalização econômica e da tecnologia no marketing empresarial

Artigo: A influência da globalização econômica e da tecnologia no marketing empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Artigo  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

A influência da globalização econômica e da tecnologia no marketing empresarial

O mundo está encolhendo. O surgimento de blocos econômicos e os avanços tecnológicos, cada vez mais presentes, têm grande contribuição para esse “fenômeno”, que se traduz na redução de barreiras e no aumento da agilidade na comunicação, e faz com que as empresas tenham mercados em qualquer lugar do mundo.

Já que os negócios estão mudando, o marketing também deve mudar. É necessário, então, analisar as principais alterações que estão ocorrendo para depois identificar, ou mesmo traçar, esse novo perfil do marketing.

Entre as principais mudanças que se processam, pode-se citar a globalização e os avanços tecnológicos como as de maior impacto. Segundo Kotler (2000), as empresas de hoje podem encará-las de duas formas, tanto como desafios, quanto como oportunidades a serem exploradas.

Há inúmeras definições para o termo globalização. Assim, de uma maneira geral, pode-se entendê-la como a disseminação das inovações econômicas no mundo, e os conseqüentes ajustes políticos e culturais que derivam dessa difusão, incentivando a integração internacional. Em termos mais práticos, conforme Kuazaqui (1999), a globalização pode ser representada pela diminuição das barreiras geográficas e econômicas que permitem que cada empresa desenvolva negócios em qualquer país, e usufrua de mercados fornecedores produtores, comercializadores, consumidores e clientes, e respeitando as características que formam a base cultural de cada nação, como a cultura, língua, costumes e tradições.

Ao analisar o cenário global nos últimos anos, pode-se observar que o ritmo da mudança econômica está acelerando, tal como a inovação e a geração de novos conhecimentos. Somando-se a isso, a competitividade está mais intensa e é necessário que as empresas ajustem suas estruturas para sobreviverem no mercado atual.

No campo econômico, Kotler (2000) indica algumas forças, ou seja, as principais tendências do cenário atual, as quais a empresa precisa monitorar e responder. As de maior destaque são: a substancial aceleração do transporte, das comunicações e das transações financeiras internacionais; o crescente poder econômico de países asiáticos nos mercados mundiais; a ascensão de blocos econômicos como a União Européia e o Nafta; o endividamento de vários países, juntamente com a crescente fragilidade do sistema financeiro internacional; o movimento em direção a economias de mercado em países antes socialistas, com a privatização de empresas estatais; a disseminação dos estilos de vida globalizados; e a crescente estratégia das multinacionais de transcender suas características locais e nacionais e se tornar empresas transnacionais, de fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com