TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA - Decorrências Da Teoria Das Relações Humanas

Casos: TGA - Decorrências Da Teoria Das Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 10

TGA - Decorrências da Teoria das Relações Humanas

Textos revistos e adaptados pela professora Esp. Tatiana Agnelli.

Com o advento da Teoria das Relações Humanas, uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: Fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc.

A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo completamente diferente, pois o homo economicus cede lugar ao homem social.

1. Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores.

2. As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais que interagem.

3. O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança.

4. As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros.

INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO

A teoria da motivação procura explicar os porquês do comportamento das pessoas. Vimos na Teoria da Administração Cientifica que a motivação era pela busca do dinheiro e das recompensas salariais e materiais do trabalho.

A experiência de Hawthorne veio demonstrar que o pagamento, ou recompensa salarial, não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador. Elton Mayo e sua equipe passaram a chamar atenção para o fato de que o homem é motivado por recompensas sociais, simbólicas e não materiais.

A motivação refere-se a forças que energizam, dirigem e sustentem os esforços de uma pessoa. Todo comportamento, exceto reflexos involuntários como o piscar de olhos, é motivado.

Uma pessoa altamente motivada trabalhará com afinco para atingir metas de desempenho. Com habilidade e entendimento adequados de sua função, essa pessoa será altamente produtiva.

A compreensão da motivação do comportamento exige o conhecimento das necessidades humanas.

Com a Teoria das Relações Humanas passou-se a estudar a influência da motivação no comportamento das pessoas:

1. Teoria de Campo de Lewin

Kurt Lewin (1890-1947) cientista alemão, emigrou para os EUA na década de 1930. Em 1945, Lewin fundou um grupo de estudos importantes no MIT – Massachusetts Institute of Tecnology, para estudos sobre a formação e comportamento dos grupos na sociedade e nas organizações.

Já se referia em suas pesquisas sobe o comportamento social ao importante papel da motivação no comportamento das pessoas.

Elaborou a teoria de campo, que se baseia em duas suposições fundamentais:

a) Comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes;

b) Esses fatos coexistentes têm o caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter relação com as demais outras partes.

C= f(P,M)

Onde, C (comportamento), f (função ou resultado da interação entre a P pessoa e o M meio ambiente que a rodeia).

Para Lewin, toda necessidade cria um estado de tensão no indivíduo, uma predisposição à ação, sem nenhuma direção específica.

2. Necessidades Humanas Básicas.

O comportamento humano é determinado por causas que, às vezes, escapam do próprio entendimento e controle do homem. Essas causas se chamam necessidades ou motivos: são forças conscientes ou inconscientes que levam o indivíduo a um determinado comportamento.

Ao longo de sua vida, o homem evolui por três níveis ou estágios de motivação: à medida que cresce e amadurece, vai ultrapassando os estágios mais baixos e desenvolvendo necessidades de níveis mais elevados.

a- Necessidades Fisiológicas – São as chamadas necessidades primárias, vitais ou vegetativas, relacionadas com a sobrevivência do indivíduo. Exigem satisfação periódica e cíclica. As principais necessidades fisiológicas são as de alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, abrigo e proteção contra os elementos e de segurança física contra os perigos.

A experiência de Hawthorne revelou que a Western Eletric desenvolvia uma política com relação ao seu pessoal que atendia plenamente às necessidades mais básicas dos

empregados. Uma vez satisfeitas essas necessidades, elas passaram a não mais influenciar o comportamento deles. Deste modo, o comportamento passou a ser motivado por outras necessidades mais complexas: as necessidades psicológicas.

b- Necessidades Psicológicas – São necessidades secundárias e exclusivas do homem. São aprendidas e adquiridas no decorrer da vida e representam um padrão mais elevado e complexo de necessidades. As necessidades psicológicas são raramente satisfeitas em sua plenitude. Se dividem em Necessidade de segurança íntima, necessidade de participação, necessidade de autoconfiança e necessidade de afeição.

c- Necessidade de auto realização – São as necessidades mais elevadas sendo produto da educação e da cultura e também elas, como as necessidades psicológicas, são raramente satisfeitas em sua plenitude, pois o homem vai procurando gradativamente maiores satisfações e estabelecendo metas crescentemente sofisticadas. A necessidade de auto-realização é a síntese de todas as outras necessidades. É o impulso de cada um realizar o seu próprio potencial, de estar em contínuo autodesenvolvimento no sentido mais elevado do termo.

3. Ciclo motivacional

A partir da teoria das relações humanas, todo o acervo de teorias psicológicas acerca da motivação humana passou a ser aplicado dentro da empresa. Verificou-se que todo comportamento humano é a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando a satisfação de uma ou mais determinadas necessidades.

Baseia-se no conceito que o organismo humano permanece em estado de equilíbrio psicológico, até que um estímulo o rompa e crie uma necessidade. Essa necessidade provoca um estado de tensão em substituição ao estado de equilíbrio anterior. A tensão conduz a um comportamento ou ação para chegar a alguma forma de satisfação da necessidade. Se a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com