TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

THE COCA-COLA COMPANY

Trabalho Universitário: THE COCA-COLA COMPANY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  5.348 Palavras (22 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Entrada Da Coca Cola Para O Mercado Brasileiro................................................7

2.2 Participação The Coca Cola Company No Esporte...............................................8

2.3 Participação No Mercado Nacional e Internacional.............................................9

2.4 Estratégia Empresarial Coca-Cola.......................................................................10

2.5 Embasamento Matemático..................................................................................11

2.6 Marketing Estratégico.........................................................................................12

2.7 Estrutura De Mercado The Coca-Cola Company................................................14

3 COCA-COLA ATIVA NA MENTE DOS CONSUMIDORES ..................................16

3.1 Batalha Das Marcas............................................................................................18

3.2 Balanço Patrimonial Coca-Cola...........................................................................19

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................20

REFERENCIAS..........................................................................................................21

1 INTRODUÇÃO

Com o fortalecimento e consolidação da Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX foi possível perceber um aumento na oferta e na demanda de bens e serviços nunca antes visto, o que certamente proporcionou a concorrência entre as empresas e também a concentração do poder econômico- financeiro nos centros onde se concentravam tais empresas.

Neste período também surgiram as grandes corporações, que possuíam em seus cofres uma soma volumosa de capital, o que propiciava altos investimentos e fortalecia a concorrência, pois quando as grandes concorriam, sufocavam as menores corporações e logo em seguida, era possível prever que uma grande sucumbiria. Com base neste contexto a gestão do conhecimento tem recebido cada vez mais atenção das organizações.

Um dos fatores que justifica a ascensão em importância dos ativos intangíveis, se deve ao fato dos ativos tangíveis estarem se tornando comanditeis e as organizações já conhecem as consequências de competir somente neles. Desta forma a competição exige que as empresas se tornem inigualável. Esta orientação só se torna possível quando os ativos intangíveis se tornam imprescindíveis para a estratégia de negócio. Estes ativos são aqueles que não possuem uma materialização. Eles são fontes de valor e são construídos através da inovação, estrutura organizacional e práticas de recursos humanos. Interagindo com os ativos tangíveis e financeiros, os ativos intangíveis criam valor organizacional e crescimento econômico. Patentes, marcas, entre outros processos únicos que definem a competência das organizações facilitam a fase de construção da vantagem competitiva. Neste trabalho apresentaremos um estudo de caso referente a forma que a Coca-Cola preserva a sua mística fórmula, através de um conceito de não compartilhamento das informações. Trata-se de uma nova abordagem da gestão do conhecimento, porém de forma reversa para constituir a gestão do não conhecimento e as implicações que determinam o segredo do negócio.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 THE COCA-COLA COMPANY

Em 8 de maio de 1886 é lançada oficialmente a bebida Coca-Cola nos Estados Unidos. Sem ter a menor idéia que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, John Pemberton em 1889 vendeu a fórmula para o também farmacêutico e empresário Asa Griggs Candler, por aproximadamente 2.300 dólares. Candler tornou-se o primeiro presidente da empresa e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e a marca. Asa Candler, um vendedor nato, transformou a Coca-Cola de uma simples invenção em um grande negócio. Descobriu formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribuiu cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abasteceu os farmacêuticos com canetas, relógios, balanças, abajures, cartões e calendários com a marca Coca-Cola. A promoção agressiva funcionou: a marca estava em todos os lugares ganhando popularidade.

A popularidade do refrigerante exigiu novas formas de apresentações que permitiram a mais pessoas apreciarem esse líquido refrescante. No dia 31 de janeiro de 1893, a marca Coca-Cola foi registrada oficialmente. Em 1895, a Coca-Cola já era vendida em todos os estados e territórios americanos. Nesta época, três fábricas nas cidades de Chicago, Dallas e Los Angeles já engarrafavam o produto. Pouco depois, em 1897, o produto já chegava, ainda que em pequenas quantidades à outros países, como Canadá, México e Havaí. Toda essa expansão fez com que em 1903 a Coca-Cola alcançasse mais de 300 milhões de copos vendidos.

A empresa cresceu rapidamente e se expandiu por todo território americano, atravessando fronteiras, com seus produtos chegando a Cuba (1906), Panamá, Porto Rico, França e outros países. Talvez ninguém tenha causado tanto impacto na empresa como Robert Woodruff. Em 1918 seu pai comprou a empresa de Candler, juntamente com outros investidores, e Robert assumiu a presidência cinco anos depois. Foi Candler quem introduziu a marca no mercado americano. Mas foi Woodruff quem consolidou a marca e a liderança do produto em todo o mundo, durante os 60 anos em que ficou à frente do comando da empresa. Verdadeiro gênio do marketing, vislumbrou muitas oportunidades de expansão, conquistando novos mercados com campanhas publicitárias inovadoras; Abriu fábricas na Espanha, Bélgica, França, Itália, Guatemala, Honduras, Peru, Austrália e África do Sul; alavancou o desenvolvimento e a distribuição dos produtos através da embalagem com 6 unidades (conhecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com