TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO RH

Casos: TRABALHO RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  5.315 Palavras (22 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 22

1 INTRODUÇÃO

Atualmente dentro de cada empresa, os administradores lutam e competem entre si os melhores e mais qualificados profissionais para atuarem em sua organização. Essas empresas, seja a empresa micro ou grande porte, necessitam do setor de Recursos humanos para sua sobrevivência.

O processo de Recursos Humanos envolve a organização como um todo, desde a abertura de vagas até o processo de desligamento de um colaborador, podendo atingir novos profissionais que participarão do processo seletivo, e também antigos colaboradores que almejam uma promoção ou desmotivação com a integração de novos colaboradores.

Sendo assim, todo o processo de Recursos Humanos deve ser feito por profissionais experientes e especializadas na área. Para realiza o recrutamento e seleção do pessoal, necessitamos do perfil do cargo. A atividade de Análise e Descrição do cargo Fornece as informações básicas a qualquer subsistem a da área de recursos humanos que faz com que se traça os dados de perfil de cada cargo. Ao iniciar as atividades de implementação da área de recursos humanos em uma empresa ela constitui a base para qualquer atividade, compondo, portanto a primeira ação a ser implementada.

A importância no processo de Recursos Humanos é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é através dele que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença neste mercado tão competitivo que hoje vivemos.

Mas também nos deparamos com um grande desafio, que é a condução do processo de contratação onde, na maioria das vezes, é muito falho. Falho este, pois a falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, e que na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como estes podem causar com relação à perda de tempo ou até mesmo perda de clientes.

As empresas atualmente terem um diferencial, estão em busca de melhores resultados, produtos com maior qualidade e com alto valor agregado, inovação, qualidade no atendimento ao cliente, cumprimento dos prazos, melhores preços, entre outras variáveis. Em consequências dessas variáveis listadas acima, o capital humano tem um papel fundamental dentro das organizações, papel este que gera um diferencial importantíssimo. As empresas estão cada vez mais investindo em pessoas, pois estão descobrindo que não são feitas somente de equipamentos.

Através disso o ser humano está sendo cada vez mais valorizado, tendo reconhecimento também por seu potencial emocional e intelectual há alguns anos atrás apenas o conhecimento técnico era necessário para ser contratado, mas atualmente, este parâmetro vem mudando. Esta mudança acontece devido a organização precisar mais do que um profissional qualificado tecnicamente, o que ela necessita hoje é pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento.

Para que haja o preenchimento de vagas de empregos nas empresas, o mesmo, além da exigência de competência técnica dos candidatos, busca-se pessoas com habilidades e atitudes muito específicas às necessidades exigidas.

É indispensável que cada candidato saiba trabalhar em grupo, tenha espírito de liderança, carisma, comunicabilidade e equilíbrio emocional para um bom desempenho profissional.

Todas as etapas do processo de Recursos Humanos contemplam o planejamento dentro de uma organização, fazendo com que haja um desenvolvimento dos colaboradores capacitados, colocando-os em locais produtivos e recompensando-os pelo desempenho.

Pois como podemos perceber, dentro do processo de Recursos Humanos, os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com, e através das pessoas, por isso a importância da condução do processo de seleção, que visa escolher a pessoa mais adequada aos requisitos da vaga. Sendo assim, torna-se essencial saber atrair e reter as pessoas que tenham condições para satisfazer as demandas organizacionais. Um processo seletivo planejado evita desperdício de tempo, dinheiro e recursos.

2 OBJETIVOS

Houve uma crescente importância dentro da área de Recursos Humanos nestes nos últimos anos para com as empresas. Esse crescimento aconteceu pelo fato de não bastar somente encontrar o pessoal certo e administrar seus direitos e deveres dentro da organização. Atualmente os Recursos Humanos são responsáveis também por estimular o bom desempenho dos funcionários e garantir que eles e seus familiares tenham qualidade de vida.

Os Recursos Humanos prepara o profissional para empresas de grande e médio porte ou consultorias, desde funções operacionais, como gestão da folha de pagamento, até questões estratégicas, como a gestão de pessoas e a gestão por competências.

Quando falamos do departamento de Recursos Humanos, falamos de uma organização que torna-se responsável por gerenciar o trabalho de cada colaborador em uma instituição, mediando a relação entre empregador e empregado por meio de conhecimentos de legislação trabalhista, noções de economia e administração, gerenciamento de pessoas e desenvolvimento sustentável.

2.1 OBJETIVO GERAL

O Objetivo do Setor de Recursos Humanos é atuar estrategicamente, interferindo diretamente no planejamento, na organização e no desenvolvimento, dando consistência e referência a uma prática voltada para promoção da competitividade, autodesenvolvimento e engajamento das pessoas para o cumprimento eficiente e eficaz das atividades e alcance dos objetivos e metas individuais que realizam-se dentro de cada empresa. Também, formar gestores especialistas em administração de Recursos Humanos, que entendam toda a complexidade e dinâmica dessa área de atuação, privilegiando o aprimoramento e aplicação de habilidades e competências claramente identificadas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Desenvolver habilidades para criar e implantar planos estratégicos relacionados à área de Recursos Humanos;

 Elaborar planos táticos operacionais;

 Desenvolver habilidades nos serviços de recrutamento e seleção;

 Capacitar o aluno para desenvolver projetos de modelagem de estruturas de cargos e salários nas organizações;

 Aplicar e entender os resultados dos sistemas de avaliação de desempenho, visando identificar necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com