TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRIBUTÁRIO - IBET

Por:   •  5/7/2017  •  Seminário  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 10

Seminário III

SISTEMA, COMPETÊNCIA E PRINCÍPIOS

Questões

  1. Que é sistema? Há diferença entre sistema e ordenamento jurídico? Pode-se dizer que o direito positivo se caracteriza como um sistema?

  1. A respeito do sistema jurídico, embora muito debatido na doutrina, pode-se dizer que é um conjunto de normas jurídicas reunidas, interdependentes entre sí, com objetivo comum, que tem a função diretiva ou prescritiva de disciplinar a conduta entre as pessoas no meio social.

Na concepção do Doutrinador Paulo de Barros Carvalho, “ as normas jurídicas formam um sistema, na medida em que se relacionam de várias, segundo um princípio unificador”.  

  1. A respeito da suposta distinção ou não do sistema e ordenamento jurídico, destaca-se que são institutos distintos entre sí de acordo com que entende o Doutrinado Paulo de Barros Carvalho, visto que sistema, seria o resultado da elaboração da doutrina ou científica do texto jurídico bruto após o estudo e reorganização das referidas normas de acordo com os parâmetros científicos.

 

O ordenamento jurídico, por sua vez, ainda segundo o doutrinador, seria “[...]o texto bruto, tal como aquele meditado pelos órgãos competentes e tomado na multiplicidade das decisões concretassem que se manifesta a autoridade de quem legisla. Melhor, seria o conjunto ou a totalidade das mensagens legisladas que integrariam um domínio heterogêneo, uma vez que produzidas em tempos diversos e em diferentes condições de aparecimento. Observando segundo esses padrões, o direito posto não alcançaria o status de sistema, reservando-se o termo para designar a contribuição do cientista, a atividade jurista que, pacientemente, compõe as partes e outorga ao conjunto sentido superior de um todo organizado”

  1. Quanto a possível caracterização ou não do direito positivo como um sistema, destaca-se que o direito positivo não se caracteriza como um sistema, posto que necessita da atividade de um jurista-cientista  

  1. Que se entende por “sistema constitucional tributário”? Qual sua função no direito tributário?

Entende-se por Sistema Constitucional Tributário, o quadro orgânico formado pelas normas tributárias.

Em outras palavras, o conjunto de normas constitucionais que regulamentam a atividade tributária de um estado, por do qual são insurgidas as espécies tributária, tais como impostos, tacas, contribuições de melhorias e outros, com a função de regular e nortear as relações jurídicas entre os sujeitos que as compõem.

Essas normas podem ser instituidoras de competência e ainda reguladoras, que definem os aspectos de um tributo, como por exemplo, sua exação em face ao sujeito passivo que praticou o fato gerador previsto em lei,

  1. O Que é princípio? Há diferença entre regras e princípios? No caso de conflito, qual deve prevalecer? E no caso de conflito entre princípios, qual critério deve informar a solução? (Vide anexo I).

Segundo dispõe o Doutrinador Paulo de Barros Carvalho, princípios 

4.         Identificar, nas situações a seguir, se algum princípio foi desrespeitado e, em caso afirmativo, indicar qual:

a) instituição e regulamentação de dever instrumental por meio de instrução normativa (vide anexo II);

A instituição e regulamentação do dever instrumental realizado por meio de instrução normativa, violou o que dispõe o artigo 150, I da CF, ou seja, o princípio da legalidade, visto que na presente situação, somente a lei poderia regular a obrigação do tributo.

Todavia, em que pese a violação do princípio da legalidade, o RESP nº 724.779 RJ, entendeu pela possibilidade da criação do dever instrumental por meio da instrução normativa, sob o fundamento do que dispõe o artigo 100, I do CTN, qual integra a classe das normas complementares, os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas, e sob o fundamento equivocado quanto ao cumprimento das obrigações acessórias extraído do § º 2 do artigo 113 do CTN, visto em verdade, extrapolar naquela situação a competência regulamentar.

        b) estipulação de graus de risco da atividade laborativa (para o SAT) por meio de decreto (vide anexo III);

Ao verificar, entende-se que não houve a violação de qualquer princípio nesse sentido, visto que o decreto nessa situação, apenas disciplinou o que a própria legislação já havia exposto, sendo um infra legal, o que é permitido pelo ordenamento jurídico vigente.

No referimento julgamento do Anexo III, afastou-se a alegação de ofensa ao princípio da legalidade, bem como se ressaltou que eventual conflito entre a lei instituidora da contribuição ao SAT e os decretos que a regulamentaram é questão de índole ordinária, insuscetível de apreciação em sede de apelo extremo.

  1. multas sancionatórias na percentagem de 75% (vide anexos IV e V);

A multa tributária no percentual de 75 %, não encontra impedimento em nenhum princípio tributário, seja na Constituição ou no CTN, qual não observa o princípio da capacidade contributiva e da vedação do confisco, ambos previstos na Carta Magna

De acordo com o exposto no Agravo. Reg no RE. N 712.285 (caso apresentado), o princípio da vedação do não fisco pode até ser aplicado as multas, porém, desde que verificado alegadamente a multa tributária cominada na lei, visto que também a exigência excessiva da mesma, poderá ofender o princípio da razoabilidade.

OU seja, o valor excessivo da multa, poderá ofender a razoabilidade, mostrando-se excessiva para um ilícito de cunho simples.

Para cada caso segundo o entendimento do STF acima, será necessário averiguar os elementos fáticos com a obrigação tributária exigida.

  1. imposto de importação com alíquota de 150%;

  1. lei municipal ou distrital que institui responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa;

        f) elaboração, pelo CONFAZ, de lista de produtos semielaborados sujeitos à incidência do ICMS (vide anexo VI);

        g) penhora, em execução fiscal, de automóvel de pequeno valor utilizado para transportar portador de necessidades especiais (vide anexo VII).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com