TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylor X Fayol

Casos: Taylor X Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.

GRADUAÇÃO EM ADIMINISTRAÇÃO.

ATPS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS.

ETAPAS: 1 e 2

DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO.

1° Etapa

FREDERICK WINSLOW TAYLOR

Nascido em 20 de março 1856 nos Estados considerado o pai da administração Científica. Taylor começou sua carreira como operário e depois formou-se em engenharia, modernizou o sistema de produção no início do século XX. Em 1911 Taylor publicou o livro “Os princípios da Administração científica” segundo seus critérios na administração existem 4 pilares: salários melhores , redução dos custos produtivos, consultas aos colaboradores para se chegar a melhor maneira de se fazer a atividade, e treinamento e capacitação dos trabalhadores para atividades específicas. Segundo seus princípios deveria haver harmonia entre gerência e chão de fábrica para se ter um ambiente de trabalho favorável. Ele marcava os tempos das atividades e seus movimentos para reduzí-los e depois ganhar maior agilidade no trabalho executado. Suas convicção era a seguinte: Planejar, Padronizar, Especializar, Controlar e Remunerar. Apesar de se criar uma atmosfera negativa para determinada classe operária podemos dizer que ele foi de suma importância para os sistemas de produção.

JULES HENRI FAYOL

Nascido em 1841 na França, se formou em engenharia. Acreditava em idéias parecidas no velho continente, somados com sua vivência na alta administração.Reconhecido como o pensador da gestão e pai da estrutura organizacional nas organizações por atividades. É considerado o criador da teoria clássica administrativa e escreveu a obra “Administração Industrial e Geral”.

Seu plano administrativo era baseado nas seguintes funções:

1° Planejar: traçar os objetivos e metas da organização de forma a serem atingidos

2° Organizar: Como distribuir os recursos dentro da organização.

3° Comandar: fazer com que o colaborador desenvolva sua atividade de maneira certa.

4° Coordenar: somar forças de todos os setores visando o alcance de seus objetivos.

5° Controlar: criar métodos e medições de desempenho, permitindo a garantia das ações empregadas com a visão da empresa.

6° Hierarquia: obediência extrema hierárquica, seguindo à linha autoritária direta.

Com essa clássica teoria desenvolvida para privilegiar a empresa ao máximo de eficiência. Foi criticado por manipular operários por agrados financeiros e excessos nos comandos. Visto por muitos como alucinado por comandar.

ANALOGIA

Sendo a JC Confecções uma empresa familiar, recentemente aberta e que esta com dificuldades de atender sua demanda com qualidade, obtendo diversas reclamações de seus clientes. Constatamos que por ser uma empresa localizada na periferia, logo seus funcionários não possuem o devido treinamento, fato que prejudica o atendimento, a baixa qualidade na produção, assim dificultando a comunicação interna. Logo o desenvolvimento de tarefas é prejudicado, causando desmotivação nos colaboradores que estão em uma gestão sem coordenação. Logo seus gestores passam por dificuldades em direcionar e criar normas e delegar tarefas,uma vez que esta malharia apresenta inúmeros fatores negativos.

Verificamos que pouco é feito para estimular seus funcionários, alguns pensamentos de Taylor seria de grande impacto nesta malharia, trazendo grandes progressos na produção como:

Divisão do Trabalho – Dividir proporcionalmente as funções entre os funcionários do setor.

Organização Racional do Trabalho – Criação de etapas especificas de produção para padronizar, Agilizar, aumentar a qualidade do produto, eficácia e eficiência da junção das tarefas.

Estudo da fadiga humana – controlar a condição física e mental dos colaboradores

Incentivos salariais – forma de motivar os funcionários estabelecendo metas, aumentando a produção, remunerando os resultados alcançados.

A visão empresarial atual usa do conceito de Taylor na área de produção, pois a mesma tem vários fatores do setor operacional. Tendo em vista que a empresa JC confecções tem em sua maioria a atividade operacional, torna-se necessário o uso desses conceitos. Analisando, ainda que a empresa também possua problemas administrativos, esses que podem ser reduzidos pela teoria de Jules Henri Fayol. As resoluções dos problemas dão-se pelos seguintes tópicos:

Planejar – definir um plano de ação, almejando um objetivo comum, formulando um planejamento estratégico.

Organizar – gerir as estruturas da empresa, equipamentos, mão de obra e demais recursos para alcançar a produtividade de maneira uniforme.

Comandar – delegar de maneira que os subordinados executem o trabalho exigido e fiscalizar os mesmos.

Coordenar – monitorar as atividades e caso haja necessidade movimentar as funções e ações dos setores que compõe a empresa.

Controlar – fazer-se cumprir as normas e procedimentos da empresa exercitando a tomada de decisões a fim de aperfeiçoar o trabalho.

Hierarquia – designar níveis de cargos de liderança por setores respeitando a estrutura e a responsabilidade de cada cargo.

Como podem ser vistos os conceitos que não temos hoje na empresa e que poderiam resolver as necessidades dela, são conceitos de varias décadas atrás, mas que demonstram uma base tão solida que podem ser aplicados atualmente. Esses pensadores tinham uma visão bem definida, de acordo com as pendências que eles puderam observar durante seu tempo. Os conhecimentos dessas necessidades dariam a empresa JC uma visão mais ampla e poderia fornecer novos objetivos, não só entre seus donos, mas com todo o grupo que compõe a empresa. Taylor e Fayol foram grandes homens no pensamento corporativo e é por isso que podemos chama-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com