TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Magazine Luiza

Pesquisas Acadêmicas: Tcc Magazine Luiza. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  2.881 Visualizações

Página 1 de 3

1) Por que a função de compras assume papel tão importante no atual contexto das empresas?

R: Porque a função de compras hoje é vista como parte do processo de logística das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos (supply chain), por isso muitas empresas passaram a usar a denominação gerenciamento da cadeia de suprimentos ou simplesmente gerenciamento de suprimentos, um conceito voltado para o processo, em vez do tradicional compras, voltado para as transações em si, e não para todo.

2) No que difere a compra de um bem patrimonial da compra de uma matéria-prima do processo produtivo da empresa?

R: O que difere é que está diretamente ligada ao seu objeto social, assim uma empresa comercial que compra e vende certa mercadoria deverá ter um enfoque diferente da empresa industrial manufatureira, que adquire matéria-prima, agrega mão-de-obra e tecnologia e posteriormente vende o produto acabado, diferenciando também no enfoque da empresa que adquire sistematicamente itens ou componentes que serão posteriormente vendidos, com ou sem modificações do enfoque da empresa que adquire um bem patrimonial, como uma instalação fabril, um equipamento ou um edifício.

3) O que é EDI? No que ele difere do e-mail, como forma de comprar?

R: EDI (Electronic Data Interchange) significa tecnologia para transmissão de dados eletronicamente e é uma das formas de compra que mais cresce atualmente.

Ele se difere por obter mais segurança nas comunicações e parceiros; dispõe de formato padrão para as transações, com um completo conjunto de mensagens; as VAN’s (value added networks), básicas para o EDI, são muito seguras; e maior rapidez quando se têm um alto volume e transações, processadas em servidores de grande porte ou mesmo em mainframes.

9) Por que a política de verticalização é importante para a área de compras? E a de horizontalização?

R: Porque a verticalização é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir; são independências de terceiros, porém apresenta uma desvantagem onde ela exige maior investimento em instalações e equipamentos.

Já a horizontalização consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita; estão a redução de custos, porém apresenta uma desvantagem como a possível perda do controle tecnológico e deixar de auferir o lucro decorrente do serviço do controle que está sendo repassada.

10) Quais as vantagens de estabelecer um código de ética na empresa?

R: O código de ética estabelece limites de uma forma mais clara possível, e que tais limites sejam também de conhecimento dos fornecedores, pois, assim, poderão reclamar quando sentirem-se prejudicados. Dessa forma ele oferece as seguintes vantagens:

* Desencorajar o recebimento de presentes de fornecedores;

* Definir valor monetário adequado tanto para ser oferecido por vendas como para ser recebido por compras;

* Informar seus funcionários, principalmente o pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com