TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Sobre A Tam

Artigo: Tcc Sobre A Tam. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Ao recebermos o estudo de caso, a empresa Idear Consultoria, colocou-se a pesquisar toda história da empresa cliente que nos foi selecionada e os departamentos da consultoria, desta forma separados: Planejamento, Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Tecnologia realizaram estudos que identificaram como são e qual o estado destas respectivas áreas na empresa cliente TAM e também como cada um destes departamentos poderiam solucionar o problema identificado.

No caso recebido, verificamos problemas de comunicação entre colaborador e cliente já que por uma informação passada incorretamente, a mesma ao final, teve de arcar com um enorme prejuízo, além de uma falha de reconhecimento da sogra da cliente que por conta do sobrenome contido no RG que era diferente do da passagem, só aumentaram os transtornos para ambas as partes.

Nas páginas seguintes, os leitores poderão conhecer um pouco mais da história da empresa cliente citada e avaliar a proposta de melhoria oferecida pelos departamentos da empresa Idear, que sugerem a colocação teste de aparelhos biométricos para extinção de falhas de identificação da clientela, maior rapidez no processo de embarque da companhia, além de ainda maior confiabilidade na garantia de segurança nas viagens realizadas pela TAM.

1. PLANEJAMENTO

Planejamento é uma ferramenta que ajuda a colocar os projetos da empresa em prática da melhor maneira possível, precavendo possíveis consequências negativas e ajudando a organização a melhorar sempre.

O nosso objetivo é elaborar melhorias e solucionar problemas através de pesquisas e um detalhado planejamento sobre a empresa em foco.

1.1 História do cliente

A criação do avião deu-se pela enorme vontade de voar do ser humano. Conforme o tempo foi passando e a humanidade foi evoluindo, consequentemente, a tecnologia nos acompanhou, e com isso, o avião foi sendo adaptado para facilitar o acesso para diversos lugares trazendo conforto e agilidade para todos.

Com esse desejo, a TAM (Taxi Aérea Marília) foi fundada. No início, seu objetivo era apenas transportar malotes e alguns passageiros, mas com as mudanças na direção da empresa, a TAM começou a operar na aviação comercial em 1976. Como estratégia, o nome muda para Transportes Aéreos Regionais e seu destino é voltado para o interior de São Paulo, com isso eles foram responsáveis por ajudar na exportação de café, terras, entre outros. Quando o Fokker-27 chegou, a TAM já tinha mais de um milhão de passageiros transportados, isso porque eles priorizaram o conforto e a atenção para os seus clientes. Uma comprovação disso é que como muitas pessoas têm medo de voar, a TAM recebe seus clientes com um tapete vermelho e o comandante na porta do avião passando segurança, dando atenção e auxiliando-os em sua viagem. Com o seu crescimento e desenvolvimento, em 2008, a TAM se aliou a Star Alliance, dando um grande avanço e mostrando aos seus clientes o quanto são bons no que fazem: “Voar e servir”.

1.2 MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS

Toda empresa tem como objetivo, ser a melhor e a mais reconhecida no seu nicho de mercado. Algumas conseguem e outras não. Conseguindo alcançar o seu objetivo ou não, elas passam por muitas mudanças e são elas que irão mover a organização em sua trajetória.

A TAM está sempre querendo mudar, melhorar e inovar para facilitar e marcar a vida de seus passageiros.

1.2.1 Evolução dos aviões da TAM

Na década de 80, a TAM começou a ter grandes evoluções em seus aviões. Começaram com o Fokker-27, em seguida com o Narrow Body Airbus (apenas um corredor), Wide Body Airbus (corredor duplo), até que chegou ao melhor e mais tecnológico: o Boeing 777, ele é o avião mais rápido já produzido e pode transportar uma quantidade muito grande de passageiros. Com este avião, a TAM conseguiu dar mais agilidade as suas viagens, isso porque a velocidade do Boeing 777 é perfeita para clientes que têm vidas corridas e não podem perder tempo.

1.2.2 Programa TAM Fidelidade

Em 1993, a TAM teve uma ideia inovadora: o Programa TAM Fidelidade. A estratégia era que quando os clientes comprassem suas passagens, automaticamente ganhariam pontos, que com o decorrer do tempo, poderiam ser trocados por novas, para o destino que o cliente escolhesse. Essa ideia precisou de um grande planejamento, que de fato foi feito pela organização, que até hoje adota esta tática. Este programa é perfeito para clientes que viajam muito a trabalho e até mesmo para aqueles que viajam anualmente. Ou seja, além de obter créditos para uma viajem sem custos, os clientes poderão usufruir normalmente do mesmo conforto e atenção que a TAM oferece.

1.2.3 LATAM

Como jogada de marketing, a empresa Chilena Lan e a Brasileira TAM se juntaram para se tornarem a maior empresa de aviação da América Latina, isso porque juntas, elas fornecem passagens para a maior parte do continente, abrangendo 150 países e 60.300.000 de passageiros, dando mais possibilidades de locomoção para seus clientes.

1.3 Ações Pós-Planejamento

Desde a sua fundação, a TAM pensa em seus clientes com muita preocupação, visando sempre oferecer o melhor atendimento e conforto.

Foi pensando nisso que eles desenvolveram um serviço que possibilita fazer o check-in online ou pelo celular, um serviço que agiliza o andamento na hora do embarque do cliente. Com isso, o cliente evita passar por constrangimentos, filas enormes, estresse e problemas na hora de se comunicar com os atendentes.

1.4 Soluções propostas pelo planejamento

O departamento de planejamento é muito importante dentro das empresas, pois sem ele, não conseguimos realizar os projetos e resolver problemas com perfeição. As empresas que têm esse departamento, sem dúvida, são as mais bem-sucedidas do mercado e as mais bem organizadas.

Dentro da TAM, o planejamento pode evitar, por exemplo, os problemas de falhas na comunicação dos atendentes para os passageiros. O planejamento é responsável também pela malha e frota da Companhia, gerenciando as receitas e analisando as operações.

1.5 Ação de Melhoria

Elaboramos um plano que fará com que a TAM facilite o atendimento e evite erros de identificação do cliente padronizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com