TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Comunicação

Trabalho Escolar: Tecnicas De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 11

I – A COMUNICAÇÃO HUMANA

Na Grécia Antiga, o estudo da Retórica, a arte de discursar e persuadir, era um assunto vital para estudantes. No início do século XX, vários especialistas começaram a estudar a comunicação como uma parte específica de suas disciplinas acadêmicas.

A Comunicação começou a emergir como um campo acadêmico no século XX.

Quanto à forma, a Comunicação pode ser verbal, não-verbal e mediada.

o Verbal, quando há fala (voz)

o Não verbal, quando não ocorre a fala ( a comunicação ocorre através dos gestos, dos sinais alfabéticos como nas cartas, e-mails, torpedos etc)

o Mediada (a comunicação também ocorre além através dos sinais analógicos e digitais onde está envolvido algum tipo de aparato técnico como TV, rádio etc)

Existem também diversos elementos que devem ser analisados para que a comunicação ocorra efetivamente.

São, portanto, os seguintes elementos da comunicação:

Emissor: o que emite a mensagem;

Receptor: o que recebe a mensagem;

Mensagem: o conjunto de informações transmitidas;

Código: a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem;

Canal de Comunicação: por onde a mensagem é transmitida. Canal de propagação difere de meio de comunicação. Pode ser o ar, o telefone, a internet, a TV, rádio, jornal, revista, etc...

Contexto: a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente;

Ruído: Qualquer perturbação na comunicação.

II – A TEORIA DA COMUNICAÇÃO

A Comunicação Social é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana e questões que envolvem a interação entre os sujeitos em sociedade.

A comunicação social lida com as técnicas de transmissão da informação, o formato com que a informação é transmitida, e os impactos que a informação terá na sociedade e a relação entre os sujeitos em uma situação comunicativa.

Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens.

Pensadores e pesquisadores têm dado contribuições em hipóteses e análises para o que se denomina "Teoria da Comunicação.

Entende-se como Teoria da Comunicação “um apanhado geral de idéias que pensam a comunicação entre indivíduos - especialmente a comunicação mediada - como fenômeno social.”

As teorias dão diferentes pesos para cada um dos componentes da comunicação.

As primeiras teorias afirmavam que tudo o que o emissor dissesse seria aceito pelo receptor (público). Daí surgiu a Teoría Crítica que analisa profundamente a transmissão/dominação ideológica na comunicação de massa.

Depois disso se passou a criticar o modelo. O receptor, dizem os estudiosos, tem consciência e só aceita o que deseja.

Outro ponto de vista afirma que “o que o receptor aceita (ou melhor, compreende) varia grandemente conforme sua cultura” , no sentido mais amplo da palavra.

Ou seja, de acordo com que tem de conteúdo cultural em si, ele interpreta a informação.

O que é informação?

O conceito, a noção que temos de informação é bem vago e intuitivo.

Quando fazemos uma pergunta, estamos pedindo informação. quando assistimos televisão ou um filme, estamos absorvendo informação. Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos, ou ao ouvir uma música, sabemos que estamos lidando com algum tipo de informação. Até quando contamos uma piada estamos transmitindo informação.

Usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo, durante todo o tempo. Entretanto, não temos uma definição precisa do que é informação. Sabemos intuitivamente o que é informação, mas não conseguimos descrever, em palavras, o que é informação.

Os dicionários definem informação como o ato de informar. Sob essa visão, a informação é vista como "algo" advindo de uma ação, advindo do verbo informar.

Informação é um termo que pode assumir muitos significados dependendo do contexto, mas como regra geral está relacionado com alguns conceitos como símbolos, significância, dados, conhecimento, comunicação, verdade e mensagem

A informação representa o dado interpretado, contextualizado ou utilizado por alguém. Considerando que informar é dar forma a algo, informação é o dado bruto lapidado, formatado, comunicado por algum agente. Quando algo não é compreendido ele não pode ser considerado como informação.

Comunicação está relacionada com informação? A resposta é um enfático SIM. A comunicação é dependente da informação, pois em toda comunicação consiste na transmissão de uma informação.

III – A LINGUAGEM

A linguagem diz respeito a um sistema constituído por elementos que podem ser gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, que são usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos. Nesta acepção, linguagem aproxima-se do conceito de língua.

A função biológica e cerebral da linguagem é aquilo que mais profundamente distingue o homem dos outros animais

Podemos considerar que o desenvolvimento desta função cerebral ocorre em estreita ligação com a bipedia e a libertação da mão, que permitiram o aumento do volume do cérebro, a par do desenvolvimento de órgãos fonadores e da mímica facial.

Devido a estas capacidades, para além da linguagem falada e escrita,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com