TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociaçao

Artigos Científicos: Tecnicas De Negociaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO:

Atualmente a negociação vem sendo muito discutida e tem recebido muito atenção de diversos autores, alguns deles acreditam que a negociação depende de várias teorias, que devem ser aprendidas antes de serem praticadas.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de negociação entre uma associação de moradores e uma gravadora com objetivos distintos. A proposta tem como base as aulas de técnicas de negociação e comportamento organizacional, pesquisas em sites. Que visa encontrar uma solução que seja benéfica para os dois lados. Considerando o comportamento organizacional em relação a possíveis dificuldades e conflitos diagnosticado no ambiente externo e interno. Considerando a maneira que os moradores do bairro estão reagindo em relação as propostas de mudança. O foco da proposta é de que a negociação seja benéfica com mudanças e melhorias para ambas as partes.

Objetivo:

Desenvolver um planejamento e apresentação de uma proposta de negociação sistêmica conforme para uma gravadora e moradores de um bairro.

CONCEITOS:

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Referentes às habilidades humanas, o termo mais utilizado para denominar o seu estudo é Comportamento Organizacional.

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Funções dos Administradores

Henri Fayol escreveu que todos os administradores realizam cinco funções gerenciais: planejam, organizam, comandam, coordenam e controlam. Atualmente, essas tarefas foram condensadas em quatro: planejamento, organização, liderança e controle.

A função de planejamento engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de planos para integrar e coordenar as atividades.

A elaboração da estrutura da empresa é chamada de organização; quais tarefas devem ser realizadas, por quem, quem se reporta a quem e quais as decisões a serem tomadas. Faz também parte do trabalho do administrador dirigir e coordenar pessoas. Esta é a função da liderança; motivar os funcionários, dirigir as atividades e resolver os conflitos entre as pessoas.

Para garantir que as coisas caminhem como devem, o administrador precisa monitorar o desempenho da organização; é o controle. O desempenho real tem de ser comparado com as metas estabelecidas previamente e se houver quaisquer desvios significativos, é responsabilidade do administrador trazer a organização de volta aos trilhos.

Disciplinas do Comportamento Organizacional

O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e as ciências políticas.

Psicologia

A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento. Os psicólogos dedicam-se ao estudo do comportamento individual. Inicialmente, os psicólogos organizacionais e industriais estudavam os problemas de fadiga, falta de entusiasmo e outros fatores que poderiam influir no desempenho. Mais recentemente, sua contribuição se expandiu para incluir estudos sobre aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, necessidades e forças motivacionais, satisfação com o trabalho, processos de tomada de decisões, avaliação de desempenho, mensuração de atitudes, técnicas de seleção de pessoal, planejamento do trabalho e estresse profissional.

Sociologia

Enquanto a psicologia foca suas atenções sobre o indivíduo, sociologia estuda as pessoas em relação umas às outras. Assim, a contribuição dos sociólogos foi no estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações, especialmente aquelas formais e complexas. Comportamento Organizacional.

Psicologia social

A psicologia social é uma área dentro da psicologia que combina conceitos desta ciência e da sociologia. Seu foco é a influência de um indivíduo sobre o outro. Um dos temas mais investigados pela psicologia social é a mudança – como implementá-la e como reduzir as barreiras de sua aceitação.

Antropologia

A Antropologia é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. O trabalho dos antropólogos sobre culturas e ambientes contribui para se compreender melhor as diferenças nos valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre pessoas em diferentes organizações.

Ciências políticas

As ciências políticas estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Alguns tópicos específicos dessa área são a estruturação de conflitos, a alocação de poder e como as pessoas manipulam o poder para o atendimento de seus próprios interesses.

REFÊRNCIAS BIBLIOGRAFICAS

http://blogdocomportamentoorganizacional.blogspot.com.br/

Técnicas de Negociação na visão de 2 autores.

O tema negociação vem passando por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com