TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociaçoes

Monografias: Tecnicas De Negociaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  3.439 Palavras (14 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 14

“ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS”

Pesquisa e confiança são fundamentais para a negociação de aumento salarial.

Para negociar um aumento salarial, requer cuidados e estratégias. Antes de pedir um aumento, é necessário fazer uma pequena pesquisa sobre as faixas salariais de sua categoria no mercado de trabalho, sem duvidas, o objetivo numa negociação salarial é sempre atingir o salário maior possível dentro dessa faixa de mercado.

Para falar de aumento salarial, também é necessário um bom dialogo mostrar firmeza, convicção, falar sobre as melhorias que a empresa terá em relação as suas tarefas a serem executadas, se comprometer mais com suas atividades cotidianas, afinal, com um salário mais alto, o funcionário terá melhor desempenho, satisfação, alto-estima, pois o funcionário irá observar que o seu esforço é reconhecido pelo seu gestor, saberá que a sua mão - de - obra ali é importante, que não corre muito o risco de no momento de pedir o aumento ter uma recusa, e ter a possibilidade de ser substituído por outra pessoa, pela ousadia de pedir o aumento, afinal de contas o mercado está cheio de mão de obra, barata a procura de emprego, a desvantagem seria a rotatividade, o que não é bom para a empresa.

Ninguém está preparado para uma resposta negativa, mas com uma resposta negativa, apesar de difícil, terá de sair de cabeça erguida, talvez o aumento possa ter sido negado por que a empresa não esteja passando por momentos de bons lucros, por mais que pareça esta tudo bem, ou, pode ser que o gestor não ache que seja o momento certo ainda, aí é a hora em que deve rever os seus conceitos, observar o que pode ter ocasionado o "não", talvez seja um bom momento para mostrar mais ainda o bom profissional que você é, melhorando postura, explorando bem mais potencial, para que um futuro próximo, não precise novamente tentar uma negociação para um aumento salarial, mas, que o seu gestor reconhecerá melhor os seus talentos, afinal um "não" hoje pode levar a um "sim" no futuro, o importante é saber administrá-lo da maneira certa.

O chefe nunca vai dar o aumento se as questões forem pessoais, pois a empresa só concede o aumento se o problema passa a ser dela. Por isso se o empregado usar argumentos como a formatura da filha, o casamento da sobrinha, que precisa pagar a faculdade, que as coisas no supermercado subirão, ou que o cunhado morreu, enfim, não irá muito longe.

Geralmente pessoas que usam esses argumentos não têm sucesso na hora de negociar com seu chefe, pois ele não quer saber se você está pagando suas contas em dia ou se outras pessoas estão ganhando mais do você, ele quer produtividade.

Então, no processo de negociação os argumentos são fundamentais para que se chegue ao objetivo desejado. Expor argumentos que diz respeito à empresa, geralmente tem um ponto maior para que você possa ser ouvido.

De certa forma o planejamento, a analise e o agrupamento de informação, é muito importante para que se chegue a uma visão daquilo ao qual irá propor ou expor em uma negociação.

Tudo que for dito durante a negociação através da comunicação nesse processo, pode resultar onde você (funcionário) como seu chefe (empresa), de chegar ao acordo estabelecendo condições capazes de ambos saírem ganhando.

O negociador tem sempre que ter todo o conhecimento de si mesmo e também de seu oponente não somente em se falando da parte empresarial, mas relacionado psicologicamente para que assim construa os seus planos tendo várias alternativas numa negociação.

Esses ganhos apresentados através de recursos durante a compreensão dos fatos na comunicação é levado a resultado e conceito em negociar em aumento salarial. Utilize ferramentas de pesquisa sobre o processo e nunca deixe transparecer seu nervosismo e transmita confiança e tranquilidade na negociação. Durante esse processo de negociação salarial, deve-se ter conhecimento de tudo o que vai ser discutido e argumentado.

Mas, é preciso lembrar que em negociação seja ela que for, gera conflitos, esses que por sua vez tende de convencer o seu oponente (chefe) de dar o aumento, não é fácil, mas também não é impossível.

De modo geral, como foi dito neste roteiro, o processo de preparação salarial, é um procedimento muito importante, como qualquer processo. Pois cada detalhe é levado em consideração na hora da negociação, por sua argumentação convincente.

SITUAÇÕES ENCONTRADAS NO FILME: “A NEGOCIAÇÃO”.

A importância do planejamento estratégico de negócio está na captação, elaboração e, principalmente, no bom senso em avaliar o conjunto de fatores de viabilidade financeira e mercadológica, que possibilitarão ao empreendedor coordenar um plano de ação, através do caminho mais adequado para a abertura da sua empresa.

O planejamento assume também a função de orientar e coordenar a futura empresa, tanto para que o empreendedor siga a cronologia correta das ações, como também para que não ultrapasse os seus limites financeiros e operacionais.

O planejamento da negociação contém um cronograma lógico e prático que possibilita ao empreendedor a inserção dos mais diversos dados sobre o futuro negócio.

O negociador, em sua etapa de preparação e planejamento, portanto, estará chegando ao momento crucial da negociação, o confronto, com toda a infraestrutura de que necessita, na medida em que levou em consideração suas limitações e o seu real potencial, o nível de alcance de suas alternativas, a dimensão dos seus interlocutores na negociação, e, até mesmo, as alternativas de reação em relação as investidas da outra parte.

Ao dominar todas as etapas do processo de negociação, urge a questão ética como diferencial competitivo no ambiente corporativo.

Negociar com ética é o melhor caminho para aperfeiçoar resultados. Organizações e profissionais com postura ética tornam-se elementos de forte interesse por parte dos demais negociadores já que inspiram confiança e irradiam credibilidade. Peter Drucker disse: quanto mais bem sucedido for o administrador maior terá que ser sua integridade”. Vemos plena aplicação deste conceito em negociação. Herbert Stuckart em Negociações” (Ed.Nobel) cita pesquisa da Exxon Education Foundation onde se conclui que a ética aumenta a produtividade, reduz conflitos e reforça a instituição.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com