TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Dissertações: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Pode-se dizer que nos dias de hoje negociar é um processo de comunicação eficiente e solido, sempre em busca de enfrentar novos desafios e superar as metas estipuladas. Para dar inicio a uma negociação é necessário o negociador efetuar um planejamento, assim ele estará pronto para sua negociação. Além do que o bom negociador tem que conhecer todas suas habilidades tais como, percepção, comunicação, saber ouvir e a capacidade de analisar os interesses das partes ali envolvidas. Em toda negociação é necessário agir de forma ética, dando total clareza e respeito pelo os sentimentos das partes. Em busca de um aumento salarial é necessário assim estudar seus argumentos e analisar se está preparado para solicitar tal qual aumento. Caso esteja como um bom negociador é necessário se preparar e não perder a razão caso receba uma resposta negativa.

NEGOCIAÇÃO

Existem varias definições para realizar uma negociação, com as ideias dos autores citados abaixo se pode apontar algumas delas como, um bom planejamento, conduzir uma negociação no tempo correto, realizar uma comunicação entre as partes. Assim segue abaixo o que cada autor diz sobre como realizar uma negociação.

Segundo Caldas et. al (2008) negociar é algo que faz parte do nosso cotidiano tanto no âmbito pessoal como profissional, Lembrando que uma negociação sempre se diverge da outra, a negociação é uma situação de decisão entre partes em busca de obter benefícios. Em uma negociação pode ocorrer diversas situações sendo elas: conflitos, divergências, ideias, interesses, e posições. Se uma negociação ocorrer com total compromisso e nas condições estipuladas haverá maior possibilidade para uma negociação futura.

Segundo Andrade et. al (2007) as negociações podem ser relativas nos aspectos estratégicos, táticos, ou operacionais, Negociações bem sucedidas se realizam antes mesmo de iniciar pois caso um negociador não se planeje seus objetivos para negociação estarão em desvantagem Um negociador bem sucedido tem que ter em seu perfil os seguintes critérios, ser amistoso, criativo e ter pulso firme.

Assim como a teoria de Campos, Silva – aprenda a negociar em sete passos, pode de dizer que para uma negociação é necessário montar uma estratégia, para que assim obtenha um maior sucesso final na negociação, sendo ela da seguinte forma; preparação; abertura; exploração; apresentação; classificação; ação final; controle e avaliação. A negociação é um processo que tem por finalidade permitir que duas ou mais partes afastem-se de suas posições divergentes e iniciais, para irem ao encontro de um denominador comum, sobre o qual pode se alinha seus interesses e alcançar um acordo mutuamente vantajoso e aceitável.

Burbridge (2005), diz que vivemos constantemente em negociação, deste modo é preciso refletir se estamos negociando da melhor forma. Em uma negociação existe uma tensão muito grande que temos que gerenciar, não pode descarta-las mais sim administra-las, esse é um dos grandes atos em uma negociação. Como um todo na negociação existe inicio, meio e fim, para isso a melhor maneira é se planejar da seguinte forma, preparar, criar, negociar, fechar e reconstruir. Na preparação temos que nos fortalecer e capitalizar o máximo de informação necessária para a negociação. Temos que ser mais criativo possível, assim podemos explorar todos os elementos para realizar um relacionamento de valores. Na negociação é necessário lidar com as emoções e administra-las para alcançar os resultados que queremos e precisamos, é necessário compreender o emocional, para que assim possamos lidar com as pessoas difíceis e observar por que atingimos esse ponto de emoções. Deste modo podemos gerenciara situação e ter o maior controle da negociação, existem varais técnicas para enfrentar as situações, sem sermos vitimas da situação e das pessoas. A melhor arma do negociador é a credibilidade.

Martinelli (2012), a negociação é composta por vários conceitos como, a comunicação, o tempo, o acordo, relações duradouras, satisfação de necessidades e outros, o negociador tem que conhecer todos os conceitos para lidar da melhor forma, mas sempre em busca dos interesses comuns. A negociação não fica somente nas organizações ou em contratos, a negociação se encontra a todo o momento de nossas vidas. É de estrema necessidade analisar o processo de entrada e saídas sempre do lado positivo. A comunicação é um dos pontos chaves em uma negociação, para que assim possamos aproveitar suas diversas possibilidades, sejam elas confrontados ou cooperativo. O bom negociador tem que conhecer as variáveis em uma negociação para obter mais sucesso, assim têm alguns modelos de variáveis. A variável poder nunca falta em uma negociação, ela sempre está presente. Ter poder não quer dizer que temos força. Na variável tempo é preciso controlar os minutos, pois o tempo é igual para todos. O tempo é o apoio do negociador, para que assim possa realizar a negociação satisfatória para os envolvidos. Tem a variável informação que está em conjunto do poder de conhecermos as necessidades nossas e das partes envolvidas. São difíceis as negociação que se começa sabendo todas as necessidades, interesses e prioridades alheias. Além de conhecer as variáveis o bom negociador tem que conhecer suas habilidades, para executar uma negociação duradoura. Mas a maior habilidade do negociador é enxergar as diferenças situações e usar sua experiência e técnicas a cada caso.

Segundo Cavagnoli, para executar uma negociação inteligente, é necessário efetuarmos uma boa reflexão, uma analise e usarmos diversas técnicas e métodos do nosso conhecimento. Lembrando que em uma negociação trabalhamos com 10% de técnica e 90% de atitude. Para termos inicio a uma negociação é necessário sabermos qual são os interesses das partes, após ficarmos a par das necessidades e interesses, é de extrema necessidade demostramos credibilidade, já que ambas as partes precisam estar em harmonia. Deste modo pode-se dividir a negociação em três variáveis sendo elas, preparação, desenvolvimento e a conclusão. Geralmente pode-se dizer que existe dois erros cruciais em uma negociação, o primeiro erro é finalizar a negociação além dos nossos limites e ceder mais do que poderíamos. O segundo erro realizar um desenvolvimento que vai do inicio até o momento das deliberações finais, com ou sem acordo entre as partes. Após realizarmos um acordo em uma negociação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com