TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Trabalho Universitário: Tecnicas De Negociação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

O Processo de Negociação

Existem vários tipos de definições para o que seria negociação, podemos dizer que ela é um processo de interação potencialmente oportunista, pelo qual duas ou mais partes, com algum conflito aparente, buscam fazer o melhor acordo através de ações decididas conjuntamente ao invés do que poderia ser feito por outras maneiras, ou uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório.

Nesse processo teremos as entradas (influencias as quais as negociações estão sujeita), o processo em si (a negociação em si, o processo de transformação das entradas em saídas) e as saídas (resultados da negociação).

Na negociação a parte mais importante é o planejamento, pois ele consiste em buscar informações necessárias ao processo, é nessa hora que o negociador deve analisar a situação da empresa a quem ela esta oferecendo o seu produto, é o momento de ver os interesses comuns e benefícios, identificar critérios, objetivos e alternativas, criar uma estratégia levando em conta os valores da empresa e preparar uma proposta.

Na negociação devemos estar sempre atento a qualquer situação que poderá ocorrer, e com isso haverá três variáveis básicas influenciando o processo de negociação: poder, tempo e informação.

Poder: O poder da às partes condições de estarem reunidas em busca de uma solução para os seus objetivos e permite chegar a bom termo no objetivo sem prejudicar os relacionamentos e sempre que possível melhorá-los. O poder é definido como uma habilidade do negociador em conseguir de outra pessoa aquilo que deseja. Dentro dele temos o poder nato: presente em qualquer situação. E o poder circunstancial: que deve ser usado dependendo do momento, á influencia do meio ou ao tipo de negociação especifica.

Tempo: É o período durante o qual o processo acontece, podendo interferir favoravelmente ou não, o modo como se vê e se usa o tempo é extremamente importante para o sucesso de uma negociação, o tempo está ligando a como as pessoas se mobilizam em direção aos seus objetivos, aos avanços e recuos que as partes fazem deliberadamente ou não para não perder, manter ou ganhar poder e continuar negociando ate a conclusão.

Informação: ela se refere a buscar informações de alguém ou de algo, para poder armar um planejamento estratégico e ter sempre uma “carta na manga”. Quanto mais informação se tem, mais poder o negociador terá. Quanto melhor for a quantidade e qualidade de informações, mais preparados estaremos para conseguir definir melhor o processo, elaborar adequadamente uma estratégia de ação, desenvolver melhor suas habilidades e melhor desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com