TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Casos: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa nº 1

Aula Tema: Reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação

Conceitos de Negociação

1) Mário Miranda – Aprenda a negociar em 7 passos (vídeo do Youtube)

- Gerenciar conflitos (nem evitar, nem procurar);

Tipo de pessoa:

Evita conflitos – Faz acordos sem vontade só para evitar atrito com o outro.

Procura conflitos – Perde o foco para impor opiniões.

2) Características do bom negociador (vídeo do Youtube)

- Ouvir e falar bem;

- Mais ouvir do que falar.

3) David Camelô – Como transformar R$ 12,00 em R$ 120.000,00 (Palestra /vídeo Youtube)

- Tudo o que você ganha, divida em três:

• Reponha sua mercadoria;

• Utilize para suas necessidades;

• Guarde, pois tudo o que você gasta desnecessariamente, não voltará.

4) Técnicas e práticas de negociação – (Vídeo Youtube)

- Negociar é uma arte e uma técnica.

- Capacidade de persuasão

Exemplo de negociação com Família:

Colocamos TV a cabo em casa e negociamos que o valor seria dividido por todos. Depois de instalada, os outros membros da família não cumpriram com a palavra, sendo assim, fiquei com a conta toda para pagar e por serem meus familiares não quis reclamar e causar um conflito. Neste caso fui prejudicado por fazer negocio em família, acredito que falhei ao deixar a conta no débito automático do meu cartão, pois caso não pagassem somente eu sairia no prejuízo. (André H. R. do Nascimento)

Fiz uma negociação com o meu irmão, onde comprei um aparelho de som usado e estava bem velho o aparelho. Meu irmão como um bom negociador que é, conseguiu me passar uma boa imagem do equipamento, dizendo que o mesmo estava em ótimo estado e funcionando normalmente. Eu, tomado pela ansiedade em adquirir meu primeiro aparelho de som, comprei. Ao chegar em casa, quando liguei o som, o mesmo não funcionou. Reclamei para meu irmão e ele disse que fui culpado por não ter testado antes de comprar. Neste caso fiquei totalmente no prejuízo e não obtive sucesso porque faltou da minha parte preparação na negociação e falhei em não fazer o teste antes de finalizar a compra. (José B. da Silva Irmão)

Resumo das questões do passo 2 da Etapa 1:

Consideramos que uma negociação com familiares ou amigos íntimos é muito mais difícil, uma vez que somos próximos, acabamos sendo tomados pela emoção e muitas vezes cedemos, pois ficamos preocupados em não prejudicar o relacionamento com a pessoa envolvida, resultando em uma negociação frustrada, ou seja, perde-ganha.

Em uma negociação, ter intimidade se torna um pouco relativo, pois depende do caso.

Com uma pessoa íntima temos liberdade para negociar sem muitas formalidades e pelo fato de já conhecermos a pessoa, seus gostos e preferências se torna mais fácil persuadir. Se for uma pessoa desconhecida, teremos que transmitir mais confiança, seriedade, domínio no assunto e um poder argumentativo mais forte.

Em ambas negociações, independente de ter intimidade ou não, teremos que apresentar e ressaltar os pontos positivos do produto ou proposta e argumentar as questões mais relevantes para convencer a pessoa.

Nas negociações em família sempre vai existir uma preocupação dos dois lados, o que vai acabar influenciando, porém temos que melhorar a questão de agir mais com a razão, não ter medo, ter mais confiança e pensar mais no bem comum, pois muitas vezes pensamos somente no próprio bem, acabamos sendo egoístas ou em alguns casos abrimos mão do que queremos para satisfazer a vontade de um familiar.

É preciso entrar em uma negociação com uma preparação melhor para propor e barganhar e assim fazer da negociação um processo ganha-ganha.

Etapa nº 2

Aula Tema: O processo de Negociação. A importância da comunicação na Negociação. As variáveis Básicas da Negociação.

Passo 2:

1) Com base nas leituras realizadas no Passo 1 e no que foi estudado em sala de aula, qual seria a melhor definição para o processo de negociação como sistema?

Negociação é um processo de comunicação bilateral, ou seja, uma decisão conjunta. É a aprovação e harmonia de objetivos e propósitos tendo em vista a melhor finalidade possível, deixando todas as partes cientes, satisfeitas com o resultado e que todos os envolvidos se beneficiem. O processo de negociação pode ser definido com as seguintes características como entradas - inputs (poder, informação, interesses comuns, etc.) e saídas - outputs (consequências, resultados, conquistas, etc.).

2) Explique o processo de comunicação em uma negociação.

O processo de comunicação na negociação acontece quando o emissor (codificador) transmite uma mensagem e o receptor (decodificador) recebe a mensagem, gerando uma resposta e transmitindo um feedback ao Emissor e assim se repete a sequência, desde que não haja interferências e ruídos, pois estes podem dificultar o entendimento da mensagem ou até mesmo gerar um desinteresse por parte do receptor, uma vez que o Emissor transmitiu uma mensagem e o fato de haver ruídos ou interferências, fez com que o Receptor captasse a mensagem de forma distorcida.

3) Qual a importância da comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com