TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Monografias: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

Atividades Práticas Supervisionadas

3ª ETAPA

As habilidades essenciais dos negociadores. Planejamento da negociação.

Introdução

É importante lembrar que cada indivíduo possue suas próprias habilidades, entretanto algumas habilidades podem ser trabalhadas ou adquiridas.

Assim descreveremos as habilidades de cada um dos intergrantes do grupo, afim de conhecer quais são suas habilidades essenciais como negociadores.

Habilidade: (do latim habilitate) é o grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo.

Planejamento da Negociação: Planejar as negociações implica identificar os conflitos ou incompatibilidades, estabelecer objetivos e possibilidades objetivas de consecução das metas e identificar os padrões objetivos que servem como referenciais para a tomada de decisão. Nesse sentido, o planejamento torna-se fundamental em qualquer tipo de negociação.

Desenvolvimento

Ao compararmos o artigo VIEL,Fernando. O que é Competência e Habilidade, com o que estudamos no livro texto. Verificamos existem vários tipos de habilidades (mecânica, verbal, matemática, técnicas, humanas e conceituais), e que ambos abordam o mesmo assunto, porém os abordam de formas distintas.

 Quando Sparks, fala que o foco deve ser principalmente nas habilidades mais objetivas, como saber falar e ouvir, ter consciência da negociação, proporcionar alternativas e analisar propostas concretas, ele está se referindo a habilidades conceituais.

 Quando Lewicki,Hiam e Olander fala que o foco deve ser principalmente nas habilidades fundamentais do trabalho dos negociadores, no que se refere a colocar-se no lugar do da outra parte e interpretar o comportamento humano ele está se referindo a habilidades técnicas.

 Quando Nierenberg, fala que o foco deve ser principalmente nas habilidades de interpretação do comportamento humano, ele está se referindo as habilidades humanas.

Habilidades individuais de cada menbro da equipe

Em uma negociação procuro me comunicar bem, obter bastante informação sobre o meu oponente e também saber ouvi-lo. Sempre que possível descrevo detalhadamente minhas idéias para que possam ser bem entendidas, ser otimista e manter firmeza nas minhas descições é importante, mais é claro que satisfazer ambos os lados e o ponto forte.

Busco conhecer os oponentes, suas habilidades, pontos fortes e fracos , para ajudar a entender e interpretar o assunto na hora da negociação. Saber ouvir e falar na hora que o oponente terminar, e nunca interromper para não gerar conflitos desnecessários. Procurar conhecer o produto é um ponto fundamental, saber dialogar, ser paciente, fazer perguntas abertas e de forma alguma demonstrar que você sempre tem razão, Assim ambas as partes podem entrar em um acordo com mais facilidade, levando assim ao objetivo final.

Busco das mais diversas formas runir informações a respeito do meu oponente, seja a respeito de seus pontos fortes ou fraco, mais também suas necessidades ou seja qual é a real necessidade ou interresse do meu oponente no que estamos negociando. Procuro expor o minimo possivel minhas preferencias culturais religiosas, etc... buscando minimizar possíveis conflitos, tento me manter o mais concentrada, simpática e flexível possível, afinal saber utilizar as palavras na hora e de forma certa é fundamental para que ambos alcancemos um ponto em comum. Nos atentando para não haver futuros arrependimentos ou quetionamentos ( “se”) .

 Principais fatores que foram abordados no artigo e que contribuiram para nossa negiciação no projeto.

consciência do conflito – refletir em profundidade sobre o problema ou conflito em questão, buscando identificar convergências que possam levar ao acordo;

análise das necessidades – conhecer as próprias necessidades e também as da outra parte;

seleção de objetivos – estabelecer as metas e as possíveis concessões;

seleção de estratégias – estudar o equilíbrio de forças entre as partes, a importância da negociação para cada parte, o relacionamento entre as partes e os interesses comuns, a fim de definir uma estratégia para a negociação;

antecipação das ações da outra parte – buscar informações sobre o oponente.

seleção de táticas – selecionar os meios para atingir os objetivos definidos.

Roteiro de Planejamento

A - Organização das Informações

1- Que informações devem reunir sobre meus oponentes (João das Cruzes, Fernando Silva e Ana Maria)? Como obtê-las?

R- Saber quais seus interesses, a situação atual e informação sobre o mercado em que atuam. Através de reuniões, por meio de pesquisa virtual, jornais, etc

2- Quais são as necessidades de meu cliente que poderei satisfazer? E as minhas necessidades?

R- Um projeto novo no mercado de trabalho, onde buscamos contribuir com o meio ambiente, dentro dos limites exigidos por ambos as partes. Onde terei a necessidade de desenvolver o projeto com a parceria de todos e, alavancar ao mercado de trabalho com referência e desenvoltura.

3- Quais são os benefícios que o projeto "Feito em Casa" vai oferecer para cidade que sela instalada?

R- Parceria, emprego, conhecimento e contribuir com o desenvolvimento da cidade onde todos poderão conhecê-los e usufruir de melhor forma possível de um projeto que contribui para o meio ambiente..

5- Quais perguntas farei para identificar as necessidades dos oponentes ( João das Cruzes, Fernando Silva e Ana Maria) e apresentar a melhor solução para eles?

R- Se eles realmente acreditam na idéia e por que? E o que acham de investirmos nesse ramo pouco conhecido no mercado de trabalho?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com