TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Exames: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 12

AMERICANA

Abril / 2012

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

2. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS..........................5

3. ANEXOS......................................................................................................................8

3.1 Etapa 01: as diferentes definições de negociação.................................................9

3.2 Etapa 02: introdução.............................................................................................10

3.3 Conceito de negociação.......................................................................................10

3.4 Considerações finais...............................................................................................................10

3.5 Etapa 3 – discussão sobre as habilidades essenciais para os negociadores........................................................................................................13

3.6 Análise do filme: a negociação............................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................15

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS se objetivou explanar a respeito de uma negociação salarial em que na primeira tentativa de pedido de aumento ocorreu uma resposta negativa, então mediante a esta situação buscou-se aplicar técnicas de negociação que pudessem trazer um resultado satisfatório entre ambas as partes, gerencia e funcionário.

Para o desenvolvimento deste trabalho buscou-se realizar pesquisas em artigos, e também em filme que pudessem dar embasamento as idéias explanadas no processo de negociação salarial. Seguem em anexos toda produção de conhecimento adquirido ao longo da realização deste trabalho, como por exemplo, a definição de negociações propostas por diferentes autores, análise de um filme que foi assistido relacionado a negociações, explanação a respeito de habilidades que bons negociadores devem buscar desenvolver, além da explanação a respeito do próprio conceito de negociação e seus implicadores.

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Diante de uma resposta negativa temos que estar preparados para reverter de maneira inteligente à situação adversa em nosso favor e conseguir alcançar o objetivo final. Para isso precisamos apresentar argumentos que sejam consistentes e apresentem situações que não foram analisadas pela gerencia. Partindo deste princípio aplicaremos a “negociação” para atingir o objetivo proposto.

Para isso precisamos persistir frente ao stress da resposta negativa, esta situação tende a bloquear nossas capacidades argumentativas ocasionando frustrações e possivelmente problemas emocionais que podem inibir um bom desempenho no momento da negociação.

Quando chegamos a pleitear um reajuste salarial é porque temos em mente um plano de crescimento dentro da empresa, o que é importante ser demonstrado porque denota a satisfação em trabalhar na empresa. Além disto, é fundamental elencar os pontos nos quais se progrediu e discorrer a respeito das realizações que trouxeram benefícios para a empresa, pois, ao longo do período trabalhado houve a dedicação em buscar qualificação profissional para um melhor desempenho e agilização do trabalho efetuado. A idéia aqui é utilizar-se de todos os argumentos de forma objetiva e direta.

Em um ambiente de alta competitividade, apontar diferenciais no seu serviço e contar que você procurou crescer profissionalmente fazendo cursos e se especializando, e que estas ações desempenhadas em seu próprio favor também beneficiam em grande parte a empresa. É importante pensar sobre a necessidade da valorização e também da escassez da mão de obra, de maneira que se torna vantajoso investir em profissionais que já atuam na empresa, oferecendo a estes, condições para seu crescimento profissional e com isso a permanência de um profissional melhor qualificado ocasionaria a melhora na eficiência e qualidade do trabalho desempenhado por este minimizando os custos maiores com novos funcionários.

Em uma negociação salarial em que já se ocorreu um pedido anterior de aumento salarial, e houve uma resposta negativa, torna-se fundamental um planejamento para que se obtenha um resultado satisfatório para ambas as partes em uma futura negociação. É imprescindível que se busque desenvolver habilidades que farão a diferença nesta negociação, além de mostrar as vantagens que a empresa terá em manter um determinado funcionário, ao invés de contratar outro que tenha um custo menor.

Para o sucesso desta negociação salarial, elencamos aqui alguns pontos que acreditamos ser fundamental no momento da negociação.

• Conhecer a empresa é essencial, conhecer bem a sua cultura, sua política e o seu lugar dentro dela, é preciso ter uma idéia exata de sua posição em relação aos demais colaboradores da empresa, para mostrar onde deve estar seu salário em comparação com os salários de outros colaboradores. É importante mostrar disposição, entusiasmo e ambição profissional em todos os momentos da negociação.

• Ressaltar as qualidades e conhecimentos adquiridos, além da experiência contraída na função e na empresa e as metas que foram atingidas, sendo importante apresentar a sua capacidade de desempenhar outras funções além daquela que é pertinente ao seu cargo.

• É importante conhecer bem as atitudes da gerencia com quem irá se negociar o aumento salarial, para que se consiga de maneira hábil vender e valorizar o serviço desempenhado. Mostrar-se flexível no momento da negociação, demonstrando que a intenção não é somente de obter vantagens, mas também que isso proporcionaria maior engajamento nas questões pertinentes a empresa.

• A motivação é algo que está relacionada às ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com