TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Pesquisas Acadêmicas: Tecnicas De Negociação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 6

1º ETAPA

Negociação

A negociação esta presente em tudo, desde conversas com amigos até fechamento de negócios no trabalho, são nesses ambientes que precisamos utilizar a negociação. Por isso não da para negar que a negociação é extremamente importante para nossa sobrevivência. Podemos afirmar que é através da negociação que atingimos todos os nossos objetivos pessoais e profissionais, nas organizações negociar proporciona diminuição dos gastos desnecessários, e melhor desempenho de funcionários.

“ Negociação é o processo dinamico de busca de um acordo mutuamente satisfatório para se resolver diferenças, onde cada parte obtenha um grau ótimo de satisfação”.(F.S.)

“Negociar é obter acordo de mútuo interesse e, se houver conflitos, adotar padrões corretos, sem considerar propostas puramente individuais”.

O instituto of Word Affairs, orgção das Nações Unidas (ONU) assim define:

A negociação em seu nível mais fundamental pode ser definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham ideias, informações e opções para atingir um acordo mutuamente aceitável. A negociação é o processo que envolve o intercâmbio de propostas seguras e garantias, frequentemente por escrito.

Complementando vejamos duas outras definiçoes interessantes:

Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos (Neale, citado por Chiavenato);

Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.(L.A. Junqueira-IMVC).Estas são algumas das definições de negociação dentre muitas que existem na literatura. Há diferentes definições porque todos os seres humanos são diferentes um do outro, assim cada um tem uma reação diferente em cada negociação.

2ª ETAPA

INTRODUÇÃO

A negociação esta presente em muitos momentos e situações de nossas vidas, seja ela pessoal ou profissional, ela começa a existir a partir do momento em que nascemos.

Nas empresas negociamos o tempo todo com clientes, fornecedores, colaboradores, agências bancárias, entre outros, mas sempre com o mesmo objetivo, que é chegar a um acordo em comum e favorável para ambas as partes.

Esta área requer muitas habilidades, respeito um pelo outro, criatividade, capacidade de analise, compreensão, planejamento, uma boa comunicação, e para ser um bom negociador deveestar muito bem atualizado, coletar informações sobre o negocio, pois a ciência evolui com muita rapidez e o mercado financeiro exige muita sabedoria para obter sucesso no mundo dos negócios e na vida em geral.

Pode se desenvolver a arte de negociação através de acesso aconceitos e técnicas, a arte de negociar vem desde a antiguidade, pois isso nada mais é do que uma troca de valores.

CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO

Termo nascido no latim que vem da palavra formada da junção de dois termos distintos Nec e ocium, cujo significado e difícil e um pouco trabalhoso, mas o português tem o significado e de acordo com o bi ou multilateral, a negociação, ocorre em todos os momentos das nossas vidas e faz parte das maiorias de nossas decisões como exemplo: a cor do novo carro, ao colocar o nome do recém-nascido, festa de casamento, comprar, vender, demitir ou contratar, fechar negócios, abrir novos clientes, entre outros aspectos como também o advogado negociando com o juiz ou com seu cliente, negociando a data de suas férias dentre muitas situações do nosso dia a dia, processo entre as partes em disputa tenta alcançar uma decisão conjunta sendo assim temos diversas formas de se negociar algo. Podendo essa negociação ser flexíveis ou inflexíveis, onde na flexível os negociadores evitam qualquer tipo de conflito, já na inflexível ambos encaram qualquer tipo de situação para ter êxito na sua vontade, até na discussão desse termo vemos a necessidade de negociar, pois desde o século passado encontramos pensamentos distintos sobre o tema vivemos através desta abordagem esse assunto tentando apresentar algumas diferenças entre alguns autores na conceituação de negociação.

Martinelli, no entanto ao longo da historia, teve uma mudança de foco no objetivo de negociar, antes achava que o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos porem mudou de idéia acreditando que os resultados do negociador podem ser duradouros e contínuos atingidos assim os objetivos pretendidos de médio, já Burbridge conceitua como o processo pelo qual duas ou mais pessoas se comunicam, buscando chegar a um acordo sobre valores escassos ou ações controladas, total ou parcial por ambas as partes, ou por qualquer das partes envolvidas.

A negociação ocorre quando as partes por espontânea vontade resolvem se unir para por fim a um ponto comum surgido entre elas. As partes podem tanto negociar sozinhas, sem a presença de terceiros, como assistidas por um ou mais negociadores. Todo negociador deve sempre negociar para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com