TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Artigos Científicos: Tecnicas De Negociação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  8.320 Palavras (34 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 34

Introdução

No cenário em que operam as organizações nos dias atuais, observa-se a crescente competitividade e o aumento da complexidade das atividades de gestão de negócios, exigindo das organizações rapidez na tomada de decisões e nas respostas a um ambiente marcado por mudanças profundas e frequentes.

Negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios.

Dentro as técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, visão, determinação, flexibilidade são alguns exemplos de desenvolvimento.

São objetivos comuns a valorização de opiniões e a confiança na própria habilidade. Todas as negociações devem superar as expectativas do cliente e qualquer diferencial pode conquistar fidelidade, a confiança. O melhor desafio na negociação é justamente quando todos ganham no processo de troca permanente.

Definições de Negociação

O presente estudo tem como objetivo definir as diferentes técnicas de negociação, na qual se obteve a conclusão de que negociar é o ato de se comunicar em duas direções para chegar a um acordo, ou seja, quando ambas as partes tem algum interesse em comum.

É um processo de comunicação, onde todos os envolvidos no negócio têm metas, e as mesmas podem ser colocadas como objetivo prioritário. Os objetivos principais são aqueles que podem ser facilmente acordados, caso a outra parte da negociação esteja de acordo. Os dois lados da negociação podem ser resistentes ao que forem propostos a eles, assim, através de negociações tensas e cansativas, eles irão buscar um meio termo sobre as metas/objetivos.

A chave para o acordo está na certeza que ambas as partes irão obter vantagens nesse acordo.

Classificam os acordos das negociações, como ganha/ganha, perde/perde, ou ganha/perde. Pode-se considerar que a negociação é a ganha/ganha, pois atende as expectativas de ambas as partes e será uma parceria duradoura, as demais são conquistadas por meios antiéticos e não geram resultados duradouros.

Para obter sucesso com um bom resultado de uma negociação, é fundamental que ambas as partes negociantes tenham as metas e objetivos muito bem esclarecidos, e alternativas para um possível plano B capaz de satisfazer aos interesses dos envolvidos. As partes devem saber o que é esperado e quais os objetivos que guiarão a busca do acordo.

Na negociação existem vários autores e cada um pode ser citado conforme suas determinações, como Jung (restritivo), Bergamini (toma e controla), Marcio Miranda (diretivo), Junqueira (controlador), Gottschalk (duro), referente a esses autores existem muita semelhanças, alguns conceitos são muitos similares uns aos outros.

Cada autor buscou no decorrer dos anos uma mudança em seu requesito “negociar”, cada um deles apresentou quatro estilos de negociação que seriam básicos e que fazem sentido à teoria de cada um deles.

Por este motivo as teorias e seus conceitos mudam ao decorrer dos anos, pois os diversos tipos de negociação podem determinar diversas características de comportamento na humanidade ou no termo globalização.

A negociação é dividida em três variáveis, nas quais são: Poder, tempo e informação.

Desenvolvimento

Quando falamos em negociação, temos o objetivo de atingir o melhor acordo para todas as partes, onde cada uma tenha o propósito de conseguir o melhor para si.

Dentro do processo de negociação é necessário ter postura, técnica, habilidade interpessoal, conhecimento do negocio e disponibilidade de atender as necessidades durante todo o decorrer da negociação.

Vemos que em uma negociação deve-se observar a comunicação e ouvir as partes interessadas, pois irá permitir maior poder de argumentação a favor das partes envolvidas.

Atualmente saber negociar tornou-se fator importante para uma vida profissional, e ate mesmo pessoal bem sucedida, trata-se de uma ferramenta cada vez mais valorizada no mundo moderno.

Sendo assim, na negociação usamos todos os meios que temos para conseguir o que queremos, na qual as duas partes tem que sair ganhando, para que possamos ter outras oportunidades de negociações no futuro.

Para obtermos uma boa negociação é preciso ter uma visão sistêmica sobre o que vai ser discutido, assim proporcionando obter entradas positivas para ter saídas positivas, para se ter uma boa negociação seve-se seguir os seguintes passos:

• Definir o assunto a ser discutido:

Definir bem claramente o assunto a ser discutido para que os negociadores saibam do que se trata a negociação.

• Conhecer os negociadores:

Saber o que eles pretendem com a negociação, seus gostos, suas manias, seu jeito comportamental para que você saiba conversar e se tornar uma pessoa amigável e simpática para os negociadores, mostrando ser uma pessoa ética e justa.

• Escolher um bom cenário para a negociação:

Com base no que você conhece dos negociadores você devera criar um ótimo ambiente para os mesmos, um lugar onde eles se sintam a vontade e que negociem com mais naturalidade.

• Conhecer os assuntos em comum a serem discutidos:

Saiba tudo o que seus negociadores querem com o resultado da negociação, assim você pode saber até onde você pode ir com a sua proposta e se for preciso fazer exceções para que a negociação seja bem sucedida e que futuramente gerem novas negociações.

• Ter Flexibilidade:

Saber o momento que você devera ceder em alguma parte da negociação, porque a negociação tem que ser boa para todas as partes proporcionando uma saída positiva do Ganha-Ganha, assim gerando uma boa relação entre as partes envolvidas podendo no futuro ter uma nova negociação consequente a boa negociação ocorrida anteriormente.

• Planejar bem a sua negociação:

Fazer um bom planejamento sobre a negociação a ser discutida, se munir de muitas informações sobre o assunto, ter uma ideia de como os outros negociadores irão fazer suas propostas, apresentar de forma concreta suas ideias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com