TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Monografias: Tecnicas De Negociação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Técnicas de Negociação

A negociação está presente em vários momentos da nossa vida. Às vezes mesmo que sem perceber estamos em meio a um processo de negociação. Negociamos a todo o momento em nosso cotidiano.

O processo de negociação se dá partir da necessidade de duas ou mais partes divergentes de se encontrar um acordo sobre uma situação em comum. Desse modo podemos negociar com nossos filhos, amigos, patrões e em vários momentos do nosso dia a dia.

Negociar consiste em aceitar ideias para que no fim do processo de negociação o resultado possa agradar a ambas as partes.

Assim podemos definir negociação como um processo no qual duas ou mais pessoas buscam um acordo favorável sobre determinado assunto, tendo em vista que ambas as partes envolvidas saiam satisfeitas com o resultado.

A condução de uma boa negociação depende da capacidade de comunicação e preparação de cada negociador.

Existem negociações que realizamos até mesmo sem perceber, são feitas no contexto em que vivemos e com pessoas que convivemos diariamente. São negociações que não exigem que o negociador tenha tido uma preparação para que ela ocorra e são chamadas negociações informais.

Porem existe também as negociações formais que são aquelas feitas geralmente em uma mesa de reuniões de modo á ser exigido que o negociador tenha uma boa preparação para que ela ocorra, sabendo que o sucesso da mesma vai depender diretamente dessa preparação.

O primeiro passo para que ocorra uma negociação é fazer com que as pessoas envolvidas no processo estejam dispostas a negociar. A partir dai o negociador tem que se preparar para que o resultado obtido no final seja favorável para ambas às partes.

O negociador precisa ter uma postura de colaborador, ter determinação para se chegar a um acordo bom para todos nunca buscando uma vitória própria, sabendo que o ato de negociar já e feito em vista de uma solução que agrade a todos os lados envolvidos. Deve-se negociar sempre para acertar o problema e não as pessoas.

O negociador bem preparado deve estabelecer metas e um plano de negociação a ser seguido para que seu foco seja sempre a negociação.

Há fatores que ajudam o negociador a se preparar para negociar, e implicam diretamente no resultado favorável da negociação.

Um desses fatore é o fator poder. Muitas pessoas acham que esse fator está relacionado com o cargo, a quantidade de dinheiro, pela posição social. Porém dentro de uma negociação o poder esta nas mãos daquelas pessoas que sabem muito bem usar as armas que tem ao seu favor para que consiga um resultado favorável e ajude ao outra pessoa a conseguir o dela chegando assim a um acordo em comum.

Outro fator muito importante dentro de uma negociação é a informação. É ela que vai definir se o negociador veio bem preparado para negociar. Esse processo deve ocorrer antes e durante a negociação. O negociador deve se informar sobre o que vai negociar qual o objetivo da outra parte negociada, e qual seu objetivo próprio. Deve chegar bem informado e colher mais informações durante a negociação. Nunca inicie uma negociação se não se tem informações suficientes para dar continuidade a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com