TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Pesquisas Acadêmicas: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2013  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA

RECURSOS HUMANOS

NOMES INTEGRANTES

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Eunápolis/Ba

2013

NOMES INTEGRANTES

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Trabalho apresentado para obtenção de créditos na disciplina Técnicas de Negociação, 1º Semestre, Faculdade Anhanguera.

Eunápolis/ BA

2013

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

1º Momento: Preparação: nesse momento você deve prestar bastante atenção em tudo, absolutamente tudo, o que acontece em seu local de trabalho. Tente conhecer melhor as preferências de seu chefe, avalie suas chances observando suas habilidades e como você tem se portado em seu trabalho. Busque bons argumentos para quando o momento chegar saber exatamente o que dizer.

2º Momento: Tenha conhecimento das prioridades da empresa: questione-se o que a empresa irá ganha ao lhe dar esse reconhecimento e esse aumento salarial; Reúna dados que comprovam seu bom desempenho em prol da empresa; Descubra qual o perfil do seu da pessoa que irá conversar com você sobre esse aumento; conhecendo o perfil de seu chefe, trace uma estratégia para abordagem do mesmo.

3º Momento: Seja firme, porém prudente: Tenha segurança ao falar com o chefe, estando sempre preparado para ser surpreendido, seja persistente em sua negociação, não permitindo que a insegurança o domine e que de alguma maneira transpareça para o chefe. Meça as palavras antes de pronunciá-las, uma vez que elas podem comprometer a negociação. Não comece o assunto em tom de brincadeiras, seja profissional, afinal esse é o seu local de trabalho. Não faça propostas absurdas, que estejam fora do orçamento da empresa, pesquise antes de decidir falar.

4º Momento: Não fique ansioso: mostre-se tranqüilo para o seu chefe, a ansiedade pode trazer problemas para o momento do pedido de aumento. Olhe o seu chefe nos olhos, tente não gaguejar e tenha cuidado para falar sobre assuntos que o atrapalhe ou que atrapalhe outros colegas do trabalho. Não peça aumento se você souber que a empresa está passando por alguma crise, a resposta seria negativa, independente de seus argumentos.

5º Momento: Elogie a empresa: exponha opiniões positivas sobre a empresa que você trabalha, fale sobre o que você pode fazer para a melhoria dela, mostre de maneira bem objetiva tudo que você já pela empresa, e o que pretende fazer para ajudá-la ainda mais em seu desenvolvimento. É fundamental mostrar que você contribui de maneira significativa para o bom desempenho da empresa, as informações devem apresentar total credibilidade, isso pode ser decisivo para a aceitação ou não da proposta.

6º Momento: Analise contra-propostas do chefe: O momento financeiro da empresa pode não ser dos melhores para o chefe conceder aumentos salariais, observe tais fatores para saber se aceita ou não uma proposta inferior ao solicitado. Lembrando que se mesmo em momentos de crise o chefe lhe fizer uma contra-proposta provavelmente seus argumentos foram convincentes, pense bem antes de recusar ou fazer reclamações mais acaloradas.

7º Momento: O chefe pode dizer não: Após toda sua argumentação o chefe pode dar uma resposta negativa ao seu pedido. Esse é um momento de reflexão pois você terá duas opções a primeira é a de aceitar, permanecendo na empresa, a segunda é a de procurar novos horizontes em sua vida profissional. Para decidir nessa situação é preciso mensurar suas prioridades. Não decida no momento que ouvir a negativa do chefe, espere alguns dias, esteja de tranqüilo e então decida. Decidindo sair da empresa, você estará começando tudo do zero na nova empresa, porém decidindo permanecer, talvez seja o momento de se empenhar mais para que no momento de um aumento o próprio chefe o conceda como reconhecimento do seu bom trabalho.

ANEXOS

CALDAS, Cícera das Dores de; SILVA, Glicério Fernandes da; PESSOA, Eliana. Estilos de Negociadores: uma análise inicial.

Os processos de negociação são bastante rotineiros, é algo inerente ao ser humano. No texto de Caldas, Silva e Pessoa é possível perceber diferentes abordagens sobre o tema, contudo sempre apresenta algo em comum. Os próprios autores afirmam que “Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.”

Outra opinião apresentada é a de Miranda (2000) que afirma a existência de dois tipos de negociação sendo elas: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante” (MIRANDA, 2000, p. 18).

A colocação apresentada referente ao autor Wanderley (1998) sobre o tema é a de que negociação é o método para que seja possível alcançar objetivos por intermédio de um acordo nos casos em que houver interesses em comum, tanto complementares quanto opostos, isto é, conflitos, divergências e incompatibilidade de metas, ideias e também de posicionamentos.

A visão apresentada por Junqueira (1995) é que negociação é o procedimento de buscar o consentimento de ideias, desígnios ou de interesses objetivando o a otimização dos resultados, sendo os mesmos os melhores possíveis, de tal maneira que as partes abrangidas tenham a chance de explanar todos os seus argumentos e que o resultado final seja superior que a soma de todas as contribuições individuais.

Caldas, Silva e pessoa afirmam que:

“A negociação é o processo de comunicação cujo objetivo é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com