TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Casos: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  4.335 Palavras (18 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO PINDAMONHANGABA

ADMINISTRAÇÃO - 1º SEMESTE

DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO

ALINE APARECIDA DE FARIA VIEIRA LEMES- RA 7336552631

ANDRÉIA CRISTINA FERNANDES TESSARI- RA 7337560350

LUCAS MARTINS DE SOUZA- RA 7146457713

Professor de Ensino a Distancia (EAD): Maurício Dias

Tutor de Ensino a Distancia (EAD): Luis Fernando Ventura

Junho de 2013

Introdução

Com a concorrência global e o avanço tecnológico, as empresas estão investindo em capital humano, valorizar o capital humano é fundamental para a competitividade empresarial, pois os recursos humanos são os principais responsáveis pelo desempenho das empresas.

Gestão do Conhecimento é o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis a empresa.

Ela gera, compartilha e utiliza o conhecimento tácito e explicito existente num determinado espaço para dar resposta às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento.

A Gestão do conhecimento é apontada como um novo vetor da administração moderna, ela alavanca, multiplica e gera riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização.

Seu grande diferencial é proporcionar as empresas um melhor investimento em seu capital intelectual assim evitando desperdícios de investimentos.

Desenvolvimento

Etapa 01

Definição Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.

Gestão do Conhecimento segundo Nonaka e Takeushi

Observam que o “conhecimento, diferente da informação, refere-se a crenças e compromisso”. Estes autores classificaram o conhecimento humano em dois tipos: Conhecimento tácito e conhecimento explícito.

O conhecimento tácito é difícil de ser articulado na linguagem formal, é um tipo de conhecimento mais importante. É o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis como por exemplo, crenças pessoais, perspectivas, sistema de valor, insights, intuições, emoções, habilidades. Só pode ser avaliado por meio da ação.

O conhecimento explícito é o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais etc., facilmente transmitido, sistematizado e comunicado. Ele pode ser transmitido formal e facilmente entre os indivíduos. Esse foi o modo dominante de conhecimento na tradição filosófica ocidental.

Os conhecimentos tácito e explícito são unidades estruturais básicas que se complementam e a interação entre eles é a principal dinâmica da criação do conhecimento na organização. Quatro Modos de Conversão do Conhecimento:

O pressuposto de que o conhecimento é criado por meio da interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito permitiu postular quatro modos diferentes de conversão do conhecimento. São eles:

1. De conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de Socialização;

2. De conhecimento tácito em conhecimento explícito, que denominamos de Externalização;

3. De conhecimento explícito em conhecimento explícito, ou Combinação e

4. De conhecimento explícito para conhecimento tácito, ou Internalização.

Gestão do Conhecimento segundo Knowledge Managenent

Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.

Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso.

As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e a era da informação. A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia.

Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.

O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo. O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas.

Com a adoção do “KM”, um dos principais benefícios, além de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa.

É como se o próprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas. Agregando valores as pessoas e à empresa.

A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos. A agilidade e rapidez passam a ser característica das empresas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com