TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestao

Trabalho Escolar: Tecnologia De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

TECNOLOGIA

Para se tornar competitiva no mundo globalizado, e mesmo no mercado doméstico, a empresa deve considerar dois fatores fundamentais:

O mundo competitivo dos negócios exige níveis cada vez maiores de inovação e qualidade, bem como custos cada vez mais reduzidos. Para atingi-los, o uso da tecnologia nos meios produtivos e gerenciais da empresa é um dos recursos fundamentais.

A tecnologia é a base que permite o desenvolvimento de processos produtivos mais eficientes, que consomem menos energia e geram menos rejeitos industriais, que se traduz em novos procedimentos, novas máquinas, melhor automação e controle dos processos produtivos.Retornando a minha serie de posts sobre TI Verde eu achei interessante discutir sobre um aspecto importante, que é justamente como as empresas identificam em qual estagio de maturidade estão em relação à TI Verde (e como podem colocar em pratica). Este artigo é baseado em uma apresentação que eu fiz sobre o assunto e achei mais interessante montar um artigo do que simplesmente compartilhar o PTT e perder a explicação.

Por quê sustentabilidade ambiental?

O assunto não é novo, e não há uma perspectiva de que deixe de sair da pauta de assuntos dos CIOs e gestores de TI em curto ou médio prazo. As empresas tem papel de responsabilidade muito alto no que se refere a forma como consomem e lidam com recursos naturais. O mercado pressiona por maior responsabilidade das empresas, exigindo produtos que sejam muito mais do que “ecologicamente amigáveis”. A cadeia de produção envolvida no produto também é responsável, portanto quando analisamos o caso de um produto “verde” também há a exigência que o meio de transporte (por exemplo) do mesmo também seja ecologicamente correto. Outros fatores também são levados em consideração, e um destes fatores refere-se ao descarte eletrônico dos equipamentos. Nem é preciso dizer que isto tem impacto direto em TI. Quando equipamentos de TI ficam velhos e precisam ser descartados há uma grande responsabilidade da área de TI, pois a mesma deve se certificar que o equipamento será reciclado e reprocessado da forma correta (obviamente por uma empresa certificadas e capacitada para tal).

Se você acha que isto não tem impacto então nada melhor que um exemplo para ilustrar: Imagine que sua empresa resolveu se livrar dos equipamentos velhos e doou para uma empresa X. Agora imagine esta mesma empresa X de “reciclagem” resolve jogar alguns componentes velhos de alguns equipamentos em um aterro ou lixo público e no meio destes component5es que jogaram foram algumas peças que contém metais pesados (ex: bateria de notebook) e tem por um acaso uma plaqueta de número de ativo (não precisa ir longe: através do número de série é possível rastrear e chegar ao comprador). Um jornal resolve fazer uma reportagem sobre contaminação de lençóis freáticos em determinada região e descobre no meio dos detritos peças com número de ativo da sua empresa. Quando sair a matéria citando o nome da sua empresa pode ter certeza de que não será a coisa mais agradável a lidar. Empresas que poluem ambiente ganham péssima reputação e isso impacta diretamente no faturamento (clientes deixam de comprar seu produto porque a empresa polui o meio ambiente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com