TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestao

Artigo: Tecnologia De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA

Rua Clarino Peixoto de Oliveira, 280 – Jd. Maria Buchi Modeneis

Limeira/SP – CEP: 13482- 231 – (19) 3451-8800

www.anhanguera.com

0800 941 4444

ATIVIDADE COLABORATIVA – AULA TEMA 7

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

ANALISE DE BALANCED SCORECARD E SEIS SIGMA

Matheus Sierra Elias RA: 9977019472

Administração 2° Semestre

Limeira, Maio de 2014

INTRODUÇÃO

Com a globalização, hoje o mercado exige, para a sobrevivência de qualquer negócio, conquistar novos clientes, e principalmente, manter os clientes existentes e reconquistar ex-clientes. Os produtos oferecidos estão muito similares ou facilmente copiáveis o que requer um diferencial para as empresas manterem-se competitivas.

Dos atuais desafios das organizações, produzir, competir e ter qualidade nos últimos tempos passou a constituir no sucesso das organizações.

Contudo, este trabalho objetivou diagnosticar e orientar o leitor sobre que nas três últimas décadas, as empresas alcançaram avanços consideráveis nos processos de manufatura, nas áreas financeiras, administrativa e de marketing, bem como no desenvolvimento e utilização de novos materiais. Com isso torna-se necessário à aplicação de novos procedimentos dentro das empresas.

Diante deste contexto, o presente trabalho abordará temas que favorecerá uma organização num todo, explicando a Tecnologia ligada ao capital intelectual e a Gestão do Conhecimento, esclarecendo o Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e expondo estudos de caso que utilizaram Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma.

RELATÓRIO

1 Tecnologia ligada ao capital intelectual e a Gestão do Conhecimento – aula tema 5

Por ser a principal ligação entre o resultado e a longevidade corporativa, discorrer sobre Capital Intelectual sempre é oportuno, e por ser uma área importante para pesquisa e aprendizado continuados, sendo vulnerável no mercado, pois acontece em virtude das novidades tecnológicas, da competitividade baseada em conhecimento do atual perfil do consumidor, por fim, pela globalização em si.

Empregada por indivíduos e organizações, a Tecnologia de Informação (TI) é, serve para acompanhar a velocidade com que as mudanças vêm acontecendo no planeta, para acrescentar a produção, aprimorar a condição dos produtos e é utilizada como instrumento de comunicação e gestão empresarial de modo que organizações e pessoas se conservem produtivas e competitivas nos mercados em que operam.

A Gestão Conhecimento (GC) está intimamente relacionada ao fator sucesso na tomada de decisão, o qual tende aumentar à medida que aumenta a interação entre GC e TI. Juntos com Capital Intelectual formam um conjunto de benefícios que agregam valor nas empresas.

2 Ferramentas de Gestão: Sistema de Informações Gerenciais (SIG) – aula tema 6

Sem muito planejar, os administradores gerenciam suas empresas de maneira simples acarretando decisões equivocadas e erradas, contudo causam prejuízo para o empreendimento induzindo ao caos administrativo, por tanto para auxiliar o gestor há o SIG - Sistemas de Informações Gerenciais.

O sistema permite a empresa de conhecer o seu potencial do mercado, fazendo com que a mesma esteja disposta para as desventuras, agindo no meio externo de maneira que possa se sustentar perante a concorrência.

Necessariamente os sistemas de informações gerenciais são formações de dados que se transformam em informações organizadas e montadas de maneira que possa ser aproveitadas para dar apoio ao processo decisório da organização, proporcionando, uma sustentação administrativa para aperfeiçoar os resultados aguardados.

3 Estudos de Caso Ferramentas de Gestão – Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma – aula tema 7

Desenvolvida em 1992, pelos professores de Havard Business School Robert Kaplan e David Norton, o Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão do processo de medição e gestão de desempenho, contudo é cada vez mais frequente sua aplicação unida com outras ferramentas gerenciais. Somando-se com perspectivas, tais como, aprendizado e crescimento, processos internos, finanças e clientes, abrangendo indicadores não financeiros.

Já o Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) traduz empenhos de melhoria das empresas e seus processos na meta especifica de reduzir defeitos para próximo de zero. É uma estratégia empresarial que visa aumento da lucratividade das empresas por meio da redução de custos e aumento da qualidade do produto e serviços.

Sigma é uma letra grega utilizada pelos matemáticos e estatísticos para definir o desvio padrão de uma população ou amostra.

Diferente dos demais Programas de Qualidade que visam apenas à conformidade com as normas o Seis Sigma foca na redução dos desperdícios, dos recursos e do tempo de ciclo ou lead-time e ao mesmo tempo é focado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com