TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestao

Artigos Científicos: Tecnologia De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 9

O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.

Open Book Management, que traduzido é: Gerenciamento com o livro aberto, é uma das metodologias utilizadas pelas grandes empresas que permite envolver as pessoas e fazer com que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso organizacional, onde todos tem acesso aos dados organizacionais, é uma opção de gestão que tem como premissa básica a divulgação transparente de todos os dados organizacionais.

Um dos maiores entraves encontrados na implantação do Open Book Management, é que para obter sucesso é necessário o comprometimento e colaboração de todos, os colaboradores devem entender que sempre serão premiados quando um determinado objetivo for atingido, e que todos são responsáveis dentro desse processo.

o sistema administrativo denominado reengenharia pode ser definido como:

“(…) um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”. - Stair e Reynolds (2002, p.39)

A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, etc.. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.

Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Devemos entender este poder como sendo o resultado do compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos, da delegação de autonomia para a tomada de decisões, e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindo responsabilidades e liderança de forma compartilhada.

A prática do empowerment é fundamental para libertar a empresa do vício da centralização das decisões, que a torna lenta e burocrática.

A estruturação das organizações baseada na hierarquia é uma conquista dos primeiros tempos dos estudos que geraram a chamada abordagem clássica. Tanto Taylor como Fayol pensavam numa escala hierárquica do maior para o menor poder decisório. E assim foi ao longo do século XX.

Um dos problemas desta estrutura convencional, piramidal, hierárquica ou verticalizada é o que chamamos de ruído. Como são muitos os níveis hierárquicos entre a base e o topo da estrutura, é comum existirem as seguintes situações:

a) a base não consegue passar adiante, até os altos cargos diretivos, as informações por vezes vitais para a saúde empresarial;

b) o topo não consegue tornar suas ordens e instruções inteligíveis para a base.

c) outro ponto negativo é a concentração de informações. Como o poder está intimamente ligado ao controle da informação, é típico em formatos piramidais verticais que ela se concentre nas mãos daqueles que ocupam os cargos de gerenciamento no topo da pirâmide.

Contudo, recentemente, mais especificamente no final do século XX, as organizações começaram a adotar uma nova configuração que melhor representasse o cotidiano. Estudiosos denominaram essa nova configuração de organização horizontal.

A organização horizontal pode ser definida como aquela em que se reduzem os níveis hierárquicos existentes na empresa, de modo que todos os empregados ficam mais próximos da clientela. A organização horizontal, ao promover a maior proximidade com a clientela, eleva o comprometimento das pessoas da organização, tornando-as parte ativa de todo o processo.

A idéia é, com esse formato organizacional, incluir muitas pessoas nos processos de tomada de decisões, fazendo com que todos se interessem pelos mais variados processos que terminam por levar o alcance dos objetivos da empresa.

A organização horizontal rompe com paradigmas da organização convencional, em forma de pirâmide. Outro beneficio é que como os níveis hierárquicos são reduzidos, as chances de ruídos são mínimas. Por outro lado, precisa-se aceitar que a organização que utiliza o formato horizontal tem como requisito a livre circulação da informação. A informação é o sustentáculo do formato horizontal, pois não há como imaginar alto grau de desconcentração sem a disponibilização absoluta das informações entre as pessoas.

A gestão do conhecimento pode ser definida como um conjunto de práticas gerenciais com finalidade de favorecer os processos de criação, transferência, compartilhamento, disseminação e aplicação do conhecimento na organização.

O contexto ideal para desenvolvimento da Gestão estratégica do conhecimento envolve três principais dimensões:

 Ambiente e relações

 Estrutura

 Políticas e ações gerenciais

A informação é fundamental para as organizações, constituindo-se, em um ferramental

seguro e eficaz, pois sem ela, as tomadas de decisão não contêm a qualidade necessária,

podendo ocasionar resultados ruins para as organizações, tais como o não atingimento dos

objetivos traçados.

Atualmente, os gestores enfrentam grandes desafios no cenário competitivo mundial,

demandando informações que espelhem as necessidades organizacionais na obtenção dos

resultados esperados.

Conforme Cruz (2000), o desenvolvimento dos sistemas de informações gerenciais levam às organizações a terem a segurança necessária no seu processo administrativo. A corretan utilização dos seus dados é essencial para que as organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com