TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Projeto de pesquisa: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.038 Palavras (17 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 17

.INTRODUÇÃO

Cada vez mais, as atividades dependem da tecnologia. Mas a maior parte das organizações ainda falha ao tentar tirar vantagens das diversas oportunidades que podem ser fornecidas pela área de TI, em especial, no que diz respeito a melhorar processos e aumentar as margens de lucro.

O termo “gestão da tecnologia” teve origem na segunda metade da década de 1980 nos

Estados Unidos da América - EUA, envolvendo governo, empresas e universidades, visando o desenvolvimento, estudo e pesquisas de todos os aspectos correlacionados às tecnologias de produto e processo das organizações, dentro da abordagem da teoria organizacional das empresas.

As tecnologias de gestão incluem todo e qualquer processo estruturado e aplicado de forma continuada para a melhor administração do negócio de uma organização. São processos que lidam com a modernização gerencial, melhoria da qualidade aumento da competitividade e busca pela auto sustentação das organizações.

Nosso trabalho apresentará uma pesquisa sobre os seguintes temas: mudança organizacional, gestor organizacional, gestão da qualidade, terceirização, tecnologias de gestão entre outros.

2. DADOS DA EMPRESA PESQUISADA

Nome: Indústria de Produtos de origem animal Piratini Ltda.

Localização: Rua General Marques – 000 Cep 97670-000 São Borja /RS

Segmento: Distribuidora de produtos de origem animal.

Produtos Fabricados/ Comercializados: Distribuidora de carnes bovinas, suínas, equinas e ovinas.

Porte: Empresa com respectivamente 20.000 colaboradores espalhados em todo o Brasil.

Valores: O Grupo Piratini Ltda está empenhado com o desenvolvimento, a produção e o abastecimento da indústria alimentícia em nível mundial, com gêneros da mais alta qualidade e uniformidade.

Foi criado em princípios dos anos 70, como uma empresa familiar. A segunda e a terceira gerações dos fundadores ainda são os proprietários e estão ativamente engajados nos negócios, sempre com grande especialização técnica.

A Piratini Ltda é, desde há muitos anos, a principal distribuidora de carnes bovinas, suínas, equinas e ovinas no mercado mundial e é considerada como modelo padrão para as demais indústrias do ramo alimentício.

Para garantir uma mercadoria de qualidade, possui estrutura altamente desenvolvida, fabricando e fornecendo grandes volumes de produtos e mantendo excelente qualidade no transporte da mercadoria. Com uma frota de caminhões que roda aproximadamente 4.000.000 de Km por ano para abastecer de matéria prima as diversas indústrias do Grupo Piratini Ltda.

Missão: A Piratini Ltda está empenhada com o desenvolvimento, produção e abastecimento da indústria alimentícia em nível mundial, com gêneros da mais alta qualidade e uniformidade.

Justificativa pela escolha: É uma empresa em expansão, reconhecida no mercado onde está inserida. O público também reconhece sua trajetória de sucesso. Vemos isso também pela crescente busca de postos de trabalho na empresa. Como futuros administradores, entendemos que a organização obtém um excelente êxito.

Contato na empresa:

Dalvane Gomes

Gerente Administrativo - Unidade São Borja /RS – Sede

Indústria de produtos de origem animal Piratini Ltda.

Rua General Marques – 000CEP 97670-000 São Borja /RS

2.1 MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Mudança organizacional é quando as empresas devem se preparar para mudar, é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, no nível de alcance de seus objetivos.

No passado, as mudanças organizacionais eram feitas através de decisões tomadas pela alta cúpula administrativa e implantadas através de autoridade e poder. Essa maneira de mudança não funciona nos dias atuais porque em uma época em que o conhecimento é uma das ferramentas principais para o desenvolvimento, a alta administração precisa da participação dos funcionários que lidam diretamente com informações estratégicas para a empresa, possuindo dados necessários à concepção, planejamento e execução das mudanças.

As empresas começam a perceber que a utilização de suas competências internas é a chave para elaborar e programar manobras estratégicas mais eficazes e ágeis. Ou seja, para mudar com sucesso é preciso envolver seus funcionários em todo o processo de mudança e desenvolver competências específicas, tais como técnicas de análise e resolução de problemas, de trabalho em equipe, de mudança de atitudes e comportamentos, e de gerenciamento da cultura organizacional. Estas competências definem o perfil profissional dos gestores de mudança. Hoje cada gestor tem que possuir qualificações, conhecimentos e competências necessárias à identificação da necessidade de uma mudança organizacional e a sua implantação. A mudança organizacional deve necessariamente ser planejada, as competências interpessoais associadas ao desenvolvimento de comportamentos e atitudes apropriados a cultura organizacional que conferem flexibilidade e maior facilidade de adaptação ás transformações, mas para isso é preciso enfatizar que o sucesso é uma conquista coletiva.

Entende-se que paradigmas são modelos, referencias para lidar com situações. Em geral, empresas usam esses paradigmas para dirigir suas ações. Com a atual evolução rápida dos mercados, as empresas necessitam adaptarem-se a essas novas situações e nem sempre os paradigmas utilizados suprem a necessidade. Assim ocorre a quebra de paradigmas, porque tais indicadores não suprem a necessidade de respostas. Essas mudanças são um reajuste em busca de novas soluções.

As empresas buscando a eficiência e eficácia, cada vez mais procuram a mudança organizacional, em virtude de novas tecnologias, oportunidades de crescimento global e tendências pessoais, quase todas as empresas modernas estão mudando de alguma maneira, mas também tem que ter a interação entre o individuo (funcionários) e a empresa (cúpula administrativa), conquistando assim, comprometimento e participação de todos no decorrer de um processo de mudança.

A importância do gestor organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com