TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Artigo: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo estudar e entender a transformação do conhecimento individual no conhecimento organizacional, de forma que o indivíduo tenha a possibilidade de explorar cada vez mais a sua capacidade e levar a organização na qual faz parte ao sucesso.

2. Desenvolvimento

Todo profissional a cada dia vem procurando se capacitar para que consiga um futuro melhor para si e para família e com essa procura insaciável pelo conhecimento, naturalmente adquirimos conhecimentos nas áreas escolhidas como profissão e com isso a valorização no mercado de trabalho pelo nosso conhecimento adquirido ao longo do tempo, tanto conhecimento acadêmico como conhecimento profissional.

Esse capital humano significa pessoas que fazem parte da organização e o capital humano significa capital intelectual para as organizações, ou seja, um capital invisível e de altíssimo valor a corporação onde coloca em pratica suas habilidades.

Nas organizações o conhecimento pode ser encontrado em documentos, processos, praticas, rotinas, normas estabelecidas, mas principalmente nos funcionários.

Na era da Informação o conhecimento está se transformando no recurso organizacional mais importante das empresas. Uma riqueza muito mais importante e crucial do que o dinheiro.

As empresas estão investindo pesadamente no capital intelectual para aumentarem a sua vantagem competitiva. Criatividade e inovação através de idéias. E idéias provém do conhecimento, que está na cabeça das pessoas e este é o desafio atual das organizações, converter informações que são utilizadas no ambiente organizacional e transforma-las em fonte de conhecimento organizacional, o que fica claro que o conhecimento é importante para que as empresas busquem reações estratégicas, inovem seus processos, melhorem seus produtos e serviços e se mantenham no mercado.

Cada vez mais as pessoas passam a ser prioridade fundamental das empresas na busca do sucesso e essa nova perspectiva do capital humano mostra que para reter e desenvolver e desenvolver conhecimento, as empresas necessitam oferecer um trabalho que estimule o desafio dos colaboradores, que agregue experiências e novos conhecimentos.

O conhecimento proporcionado pelos funcionários e incrementado pelas empresas constitui a riqueza mais importante das organizações e as organizações necessitam de metas estabelecidas pelo RH para desenvolver, reter e motivar os talentos.

Para serem bem sucedidas na era da Informação, as empresas estão adotando a perspectiva do conhecimento e investindo fortemente nele. É uma questão de sobrevivência e de competitividade. Na verdade, é o capital intelectual e não mais o capital financeiro que determina o valor de mercado de uma organização, portanto, os colaboradores que possuem o conhecimento são os principais contribuintes para o sucesso e o êxito da organização depende desses funcionários.

3. Considerações finais

Através do trabalho realizado foi possível confirmar a aprendizagem que toda corporação que investe no seu colaborador terá um retorno satisfatório, pois esta troca de conhecimento é mutua.

A corporação que consegue visualizar que o bem estar e o desafio proposto sempre instigarão o colaborador a quer aprender mais e repassar seu conhecimento aos demais, esta é a forma que a empresa andará rumo ao sucesso.

4. Referências Bibliografia

SOUZA, H. A. (2007), Gestão do conhecimento na pequena empresa: A modelagem organizacional como ferramenta para gerir o conhecimento e o capital intelectual. 179 p. Dissertação (mestrado). Escola de engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2007.

CANAVARRO, Marcela (2003). Gestão do saber. Artigo eletrônico. Disponível em: http://www.timaster.com.br/revista/materias/main_materia.asp?codigo=853. Acesso em 19/maio/2014.

SATLHER, Tiago (2008). O capital intelectual “Chiavenato”. Artigo eletrônico. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/oo-capital-intelectual-chiavenato/24237/. Acesso em 19/maio/2014.

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »