TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Em Gestão

Artigos Científicos: Tecnologia Em Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Neste Trabalho, estaremos abordando a importância das tecnologias e ferramentas de gestão para as organizações contemporâneas, que além de buscarem o maior lucro possível, buscam a satisfação do cliente para sobreviver cotidianamente a competitividade cerrada entre as organizações de mesmo segmento.

Empresa escolhida para análise de caso

Marine Power Serviços e Reparos Navais Ltda localizada na rua Visconde de Itaúna, número 260 , bairro Gradim da cidade São Gonçalo. Empresa do segmento de reparos navais na área de motor, propulsão e reparos de pás de hélices e soldas. Também atua no ramo de vendas de peças sobresselente (importação e exportação) em parceria a duas empresas no exterior, Vestergaard de origem Dinamarquesa e Aegir Marine da Holanda.

Atualmente, a MPS (nome fantasia) possui 80 funcionários mesclados entre o time operacional e administrativo.

O principal objetivo desta empresa relativamente nova no mercado, tendo apenas três anos de existência, é fornecer atendimento e soluções ágeis para manutenção e reparos de motores em combustão, sistemas de propulsão e fornecimento de peças sobressalentes. A missão da MPS é garantir a satisfação dos clientes com rapidez em seus serviços, pronto atendimentos, porém visando sempre a qualidade em seus atendimentos.

A escolha desta empresa se deu devido a atual reestruturação administrativa e ao crescimento acelerado que ela está vivendo no momento.

O integrante do grupo e funcionário da empresa em questão é Luiz Eduardo de Araujo Souza, exercendo a função de Coordenador de logística e Field Service (serviços de campo).

Foi entrevistado um dos diretores e sócio Marcelo Soares Vieira, 43 anos.

Considerações sobre organizações e papeis do gestor

Devido a um ambiente de alta instabilidade e onde a satisfação aos clientes se faz cada vez mais necessárias e importantes para a competitividade de mercado, as organizações veem a necessidade de acompanhar todas as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial mais competitivo procurando maximizar seus produtos e serviços a seus clientes e ao mesmo tempo minimizar os custos operacionais, e assim obtendo um maior lucro.

Segundo Sterphen, mudanças organizacionais nada mais são do que qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer consequências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar às variações do mercado atual, a fim de satisfazer o seu cliente externo e por consequência combater com maior força seus concorrentes.

Em consequência de um constante e agressivo avanço tecnológico que vivemos nos dias atuais, as empresas precisam acompanhar a “evolução” tecnológica para que possa se tornar cada vez mais atraentes para seu público alvo e também para se tornar competitivas.

Contudo, as mudanças organizacionais não deixam de ser um risco tanto para os gestores quanto para os subordinados.

Como toda mudança, qualquer alteração organizacional gera insegurança aos seus funcionários, que precisam muitas vezes alterar suas rotinas de trabalhos e procedimento já estabelecidos anteriormente, e para os gestores que precisam se manter firmes e focar no crescimento organizacional.

O gestor organizacional deve desenvolver habilidades para compreender diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno quanto as do ambiente externo, para lidar com os paradoxos da economia em escala global ou apenas as concentradas apenas no mercado nacional.

Sendo assim, o gestor precisa ter um alto nível de dinamismo e conhecimentos técnicos e conceituais organizacional. Ou seja, ele precisa ser conhecedor a fundo do mercado ao qual está inserido. O gestor deve também estar o tempo todo atento as diversas alterações nos cenários econômico nacional e internacional.

O empresário Marcelo Vieira entrevistado concorda que a mudança se faz necessário e que não é fácil. Porém, ressalta que o público alvo, ou seja, o cliente, espera que sua satisfação seja plenamente atendida não se interessando dos recursos ou da maneira como o serviço contratado será realizado. Logo, a mudança visando a maximização do lucro e minimização dos custos operacionais são cada vez mais um desafio para as organizações de todos os tamanhos e segmentos.

Também foi destacada pelo entrevistado a importância do empreendedorismo na vida profissional de um gestor. Malvezzi destaca esta importância ao dizer que o empreendedor deve ser como o agente econômico reflexivo [que] é o profissional que reinventa a si mesmo, agindo de tal modo que os outros confiem nele e vejam vantagens em se associar a ele.

Terceirização

O conceito de terceirização está relacionado à prestação de serviços dentro da organização, a fim de se obter uma melhor qualidade com menos gastos.

Logo, terceirização se caracteriza pelo ato qual a empresa produtora, mediante contrato, entrega a outra empresa determinada tarefa que não constituem o objetivo principal da empresa.

Um grande exemplo, inclusive na empresa entrevistada, é a terceirização da segurança patrimonial da organização, uma vez que foge completamente do foco de prestação de serviços da organização.

Os benefícios de uma terceirização são inúmeros e bastante atrativos para as organizações, uma vez que elas conseguem se dedicar mais intensamente em seu objetivo minimizando custos, reduzindo investimentos , com menos necessidade de controle operacional, etc.

Porém, também apresentam desvantagens na terceirização. Tais como a falta de qualidade de “vida” dos funcionários de empresas terceirizadas devido as grandes jornadas de trabalhos e baixos salários, e o principal, o risco que o gestor corre em confiar seu departamento nas mãos de outra organização.

Tomando a Marine Power Serviços e Reparos Navais como base de estudo, a empresa possui o serviço de segurança, contábil e serviços Elétricos terceirizados. Com isso, a empresa foca em seu objetivo e economiza tanto na contingência de funcionários quanto em infra estrutura material da organização.

Tecnologia de gestão indicada

Tecnologia de Benchmarking: é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com