TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tese: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Comportamento Organizacional

Profª.EaD Yaeko Ozaki

Tutora a distância Profª. Esp.Michele Braz Simões

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Elineide Dantas dos Santos –6749356301 – Tecnologia em Recursos Humanos

Elizângela de Oliveira de Matos –1299520811 – Tecnologia em Recursos Humanos

Jucileny Alves Nonato Barbosa –6790388922 – Tecnologia em Recursos Humanos

Maria Izabel Operiano –6785363443 – Tecnologia em Recursos Humanos

Moab Gudemberg Leite de Lima –6788372904 – Tecnologia em Recursos Humanos

Paula Dayane Silva dos Santos –6785378733–Tecnologia em Recursos Humanos

VALPARAÍSO / GO

2013

INTRODUÇÃO

As Organizações exercem um papel importante na vida das pessoas, pois modificam os seus comportamentos podendo influenciar nas necessidades dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupo das mesmas. Com intuito de incentivar a produtividade. O Comportamento Organizacional caracteriza-se pelo poder em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e politicas.

Esse estudo é voltado às ações e atitudes do individuo, de grupos no meio organizacional. Assim cria meios para alcançar a produtividade, promover a cidadania organizacional, tendo ainda a capacidade de construir grupos que se definem como eficiente e eficazes no objetivo de alcançar o sucesso e metas organizacionais.

CAPÍTULO 1

1.1. Definição de Comportamento Organizacional

Segundo Cunha e Marques (1996) “Consideram que o Comportamento Organizacional esta envolvido com o estudo e o lado humano da gestão das organizações”.

O Comportamento Organizacional têm como objetivo estudar o desempenho funcional de cada individuo dentro das organizações. Assim como um todo, cada um terá que ser eficaz e eficiente e trazer benefício organizacional para obter conhecimento e sucesso. A organização é tudo aquilo que interpreta o impacto dos indivíduos e componentes dentro das organizações, visando melhorias na produtividade, podendo ser feita tanto por grupos de pessoas que compartilham a mesma ideia, buscando preocupar-se com o estudo do individuo nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessa organização de forma geral.

A organização traz a importância do ser humano dentro do convívio social, procurando melhorias para que haja atitudes e motivação de forma a serem executadas. As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessa organização são os administradores. Eles tomam decisões, desempenham tarefas assumem papeis que demonstram liderança com o propósito de utilizar esse conhecimento para eficácia organizacional, com o proposito de trabalharem mais eficientes, coordenadas ou compostas de duas ou mais pessoas que se relacionam de maneira contínua para atingir um objetivo consideravelmente na vida do ser humano, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes tipos organizacionais, assim como respostas rápidas as estratégias administrativas nas mais variadas formas.

O Comportamento Organizacional é uma área que trata do comportamento individual, isto é, de tópicos como personalidade, atitudes, percepção, aprendizado, motivação. Além disso, o comportamento organizacional também está relacionado com o comportamento grupal, incluindo tópicos como normas, papéis, construção de equipes e conflito e, nesse sentido, baseia-se na contribuição de sociólogos e de psicólogos sociais.

A comunicação também é um dos fatores nos meios organizacionais, pois através dela que se pode resolver qualquer tipo de situação existente em um grupo. Salientando ainda que só há uma comunicação entre transmissor e receptor quando houver retorno do mesmo.

Segundo Alan Lutzky (2006) “A eficiência é a capacidade e do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos”.

Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. “É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.”

1.2- O sistema aberto são sistemas que apresentam relações com o meio ambiente por meio de entrada e saída. É a interação entre as dimensões estruturais e humanas (comportamentais) das organizações e a influência da força ambiental externa.

É quando a empresa se comunica via e-mail e outros meios com pessoas de setores externos.

O sistema fechado é tudo que não envolve qualquer interação com o meio ambiente. São máquinas, equipamentos, ou seja, tudo que o homem cria.

Quadro de comparação de Sistema Aberto e Sistema Fechado:

Autores Sistema Aberto Sistema Fechado

James L. Bowditch São as organizações em contrapartida. Ex: Input É tudo que não envolve qualquer interação com o meio ambiente. Ex: termostato

Danel Katz, Robert L. Kahn O Sistema Aberto é aplicável a uma organização empresarial É totalmente o contrário da teoria da administração

CAPÍTULO 02

2.1. Inovação organizacional

Através da pesquisa acima, percebe-se que a maioria das organizações trabalha com inovação, pois a competitividade no mercado é ampla, visto que as ideias têm sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação ou criação de produtos. São essas inovações que tem feito com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com